Muitas noivas ficam na dúvida em colocar o dourado no vestido de festa das madrinhas por achar muito “forte”, mas as novas coleções mostram que não é bem assim. O dourado aparece com nuances mais leves que permitem que as madrinhas usem essa cor com muita elegância, fazendo a combinação ideal com o branco do vestido de noiva e com os acessórios. Dependendo do seu buquê de flores, por exemplo, é possível fazer o contraste perfeito no altar. Vários estilistas garantem que o dourado aporta muito charme, desde que usado com equilíbrio e bem adaptado ao evento.

Saiba escolher o tecido

O principal fator que faz do seu modelo de vestido de festa ser um acerto é a escolha do tecido de acordo com a cor e tom que pretende usar.  A renda dourada é uma opção interessante e bem luxuosa para usar a cor de forma sutil. Pode usar o mesmo tecido e variar os modelos das madrinhas para conseguir uma composição harmônica. Elementos vazados com uma suave transparência, em que o forro deverá garantir que não fique extremamente ousado, é uma aposta correta. Já os tecidos metálicos devem ser usados com cuidado, para não ofuscar o modelo de vestido de noiva no altar, já sabemos que ele é o protagonista da festa.

Os tecidos mais maleáveis como o chiffon, crepe ou musseline em dourado são ideais para vestidos longos de festa, pela transparência natural que deixa look mais leve. São os tecidos ideais para colocar apliques, bordados ou arranjos feitos com o próprio tecido. A mistura de tecidos em cores sóbrias com o dourado também vieram como forte tendência. O cetim dourado é uma escolha perfeita, usado sem nenhum tipo de ornamento, bordados ou apliques de pedrarias, apenas com o tecido liso, clássico e sofisticado.

O comprimento ideal

Saber qual o estilo da festa é essencial para a escolha do comprimento. Por isso, se tiver alguma dúvida, não deixe de perguntar aos noivos, mas modelos de vestido de festa curtos e dourados também podem ser sofisticados. Tudo dependerá da combinação de acessórios que serão usados, que devem ser, preferencialmente, pretos. Sapatos de salto de quadrados, bolsas clutch e poucas joias são ideais. Perfeitos para casamentos descontraídos, mas que exigem um cuidado no look pela ocasião. E é justamente isso que os estilistas têm buscados em suas novas coleções, que também têm investido em tecidos com pequenos apliques dourados, criando trajes especiais e delicados. 

Acabamentos sofisticados

Se quer dar um toque de sensualidade, modelos com decotes mais ousados ou fendas são adequados, desde que usados com moderação. Sem abusar da profundidade e respeitando o dress code do evento, na dúvida apenas um leve detalhe para realçar o glamour e charme. A utilização dos bordados com pedraria, mesmo em um modelo básico, pode levantar qualquer look. A mescla de pedras douradas com pedras de outras tonalidades como brancas, pretas ou prata pensada para suavizar a cor principal. Também encontramos estampas com detalhes dourados, para amenizar a força da cor. Os tons mais acobreados tiveram espaço na temporada e podem ser uma boa escolha para um traje de madrinha.

Se estava na dúvida em vestir suas madrinhas com dourado, ideias não faltarão para deixar seu altar muito brilhante e cheio de charme. Agora partam para a escolha do penteado para casamento, para o estilo da maquiagem e, claro, não se esqueçam de pensar nos sapato de noiva e nos calçados madrinhas, para completar todo o look.