Seguimos ao seu lado nesse momento. Consulte o nosso Centro de Ajuda.
Casamentos

Lua de mel sem sobressaltos: vacinas e saúde em primeiro lugar

Quando estiverem planejando a viagem de lua de mel, é importante que se informem sobre as medidas sanitárias preventivas, bem como sobre as vacinas necessárias para visitar determinados países.

Ainda não reservou a Lua de Mel? 🛫
Peça informações e preços a agências de viagem mais perto de você

Apesar de preferirem focar-se apenas na escolha dos elementos da decoração de casamento ou outros itens que parecem mais prazerosos, como a busca do vestido perfeito ou as degutações para o bolo para casamento, os noivos estão cientes da necessidade de cuidados burocráticos que devem ter com a festa. Além das necessidades legais para que a sua união tenha validade, também se preocupam com as questões de segurança do espaço, para que não haja risco para os familiares e amigos que receberão o convite de casamento, além da sua própria segurança!

E com a lua de mel acontece o mesmo, pode ser uma delícia programar cada passeio dessa viagem, mas não podem se esquecer de questões importantes como checar quais as vacinas necessárias para o destino escolhido. 

A importância

Antes de saber quais as vacinas precisam tomar, é preciso entender a necessidade de respeitar a regra e se atentar a este quesito. A vacinação antes da viagem busca evitar a propagação de certas doenças que possuem focos em países específicos. Além disso, visa também evitar enfermidades endêmicas que podem ser contraídas pelo viajante ao passar por diferentes locais. Assim, tanto para se proteger como para proteger aos demais, no momento em que trocarem o modelo de vestido de noiva e o traje de noivo por roupas de viagem, tenham a certeza de que farão tudo com atenção e cuidado, para a segurança de todos.

Cuidados prévios

Sabendo qual a vacina que deve tomar antes de viajar, é preciso se programar com antecedência. Nem todo mundo sabe, mas algumas delas são dadas em doses fortes e podem causar efeitos colaterais que durarão alguns dias. Assim, é preciso agendar previamente para que, caso sintam esses efeitos, eles não venham a aparecer nem no dia em que sobem ao altar e trocam as frases curtas de amor, e nem no dia em que partem para a sua primeira aventura como marido e mulher. Além disso, as vacinas mais específicas nem sempre são de fácil acesso, por isso precisam de tempo suficiente para poderem agendar a sua.

Arte Floral Atelier

Como saber qual

Cada país possui sua regulamentação própria e são exigidas diferentes vacinas e doses em cada um. Para terem a certeza de que cumprem as exigências do local para onde viajam, verifiquem no site da Anvisa qual e como seria a dose necessária.Trata-se de um pré-requisito que deve ser atendido, do contrário, pode prejudicar seus planos para esse romântico momento.  A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda ir ao Centro de Vacinação Internacional mais perto para levar as vacinas que os correspondem, de acordo com o destino escolhido. E, além de receber as vacinas indicadas, recomenda-se também o uso de repelentes, mosquiteiros e qualquer outro produto que reduza o risco de picadas de insetos.

Hoje em dia, a vacina mais pedida para diversos países é a da febre amarela, mas é recomendável pesquisar outros tipos, dependendo do seu destino, e o processo de vacinação deve ser seguido à risca, especialmente se vão para zonas selvagens e/ou não urbanas. Vejam algumas indicações de acordo com as enfermidades mais comuns:

  • Cólera: é mais comum em África, América Central, América do Sul e no Sudeste Asiático. É transmitida através da ingestão de água e alimentos contaminados e, por isso, a melhor maneira de prevenir o contágio é seguir cuidadosa e medidas higiênicas com a água e a comida durante a viagem. 
  • Febre tifóide: presente, sobretudo na África, América Central e América do Sul, Médio Oriente e Sudoeste Asiático. A vacina é recomendada principalmente para viagens fora dos circuitos turísticos e de estâncias prolongadas. Transmite-se através da ingestão de água e alimentos contaminados e, fora a vacina, os cuidados passam pelas mesmas recomendações para o contágio com cólera: cuidado com a água e a higinização dos alimentos.
  • Meningite Meningocócica: encontra-se muito presente na África Subsaariana, e, em menor medida, no Sudeste Asiático (Índia, Nepal) e no Médio Oriente. A vacinação é obrigatória para viajar à Arábia Saudita durante o período de peregrinação à Meca, e é muito recomendável para viajantes que visitem qualquer das zonas mencionadas entre os meses de Dezembro e Junho, e que vão estar em contato com a população.

Milla Senra Fotografia

Não deixem que detalhes como esses coloquem em risco a viagem que tanto sonharam. Quando chegar o momento da festa, tenham a certeza de que prepararam tudo para curtirem a lua de mel sem sustos. Assim, poderão dançar até a última música de casamento e cortar o bolo com tranquilidade, sabendo que, além de não terem que se preocupar com as exigências legais na hora de entrar no destino, também não colocarão a saúde de vocês e dos demais em risco nessa incrível viagem.

Ainda não reservou a Lua de Mel? 🛫
Peça informações e preços a agências de viagem mais perto de você

Outros artigos que podem te interessar

  • Coronavírus: é possível ir de viagem para a Lua de mel?
    Planificação de lua-de-mel
    Coronavírus: é possível ir de viagem para a Lua de mel?
    Se a viagem de lua de mel se aproxima, antes de tomar qualquer decisão, é preciso estar bem informado. Explicamos como podem fazer isso e que medidas devem ser tomadas para que a situação não se torne uma dor de cabeça ou um problema maior.
  • 9 Perguntas para escolher um destino de lua de mel perfeito para os dois
    Planificação de lua-de-mel
    9 Perguntas para escolher um destino de lua de mel perfeito para os dois
    Se escolher a paleta do décor já é difícil... imaginem escolher juntos o destino da primeira viagem como recém-casados? Se estão com muitas dúvidas para decidir o lugar perfeito, vejam lgumas dicas que os ajudarão.
  • Buddymoon: uma lua de mel diferente com os amigos
    Planificação de lua-de-mel
    Buddymoon: uma lua de mel diferente com os amigos
    Já pensram em passar a Lua de Mel com os amigos mais queridos? Se querem romance com muita animação, esta é uma boa ideia. Diferente do que tinham pensado, mas muito divertido. Com certeza a monotonia vai passar longe.
  • Honeyteering: conheçam a lua de mel com voluntariado
    Planificação de lua-de-mel
    Honeyteering: conheçam a lua de mel com voluntariado
    Provavelmente não haviam imaginado trocar um destino romântico por uma viagem colaborativa de serviços voluntários, trabalhando em condições escassas e sem pagamento. Mas, para muitos casais, uma oportunidade única e marcante!
  • 6 Razões para escolher um destino de lua de mel no Brasil
    Planificação de lua-de-mel
    6 Razões para escolher um destino de lua de mel no Brasil
    Frio, calor, praia, montanha, tranquilidade ou agitação. Essa diversidade linda que o Brasil oferece pode ser aproveitada pelos casais, em sua primeira aventura a dois depois do "sim", e hoje daremos bons motivos para terem uma lua de mel nacional!