Não há fórmula mágica para conviver com alguém da melhor forma possível, mas há adaptações, hábitos e boas práticas para que o relacionamento se torne cada vez mais prazeroso e duradouro, como as recordações criadas em meio ao planejamento da decoração do casamento. Por isso, muitos especialistas sobre relacionamento escreveram livros para ajudar casais a superarem ou evitarem as crises, e a pensar como se fossem um só, sem deixar de lado a individualidade e a personalidade de cada um.

Ao entregar cada lembrancinha de casamento aos convidados, o casal espera que o momento do enlace se torne uma recordação bonita aos que participaram da trajetória dos dois e que aquele propósito dito na hora do "sim" perdure por muitos anos. Separamos seis livros que podem auxiliar nessa busca pelo relacionamento saudável.

Foto Art
Foto Art

1. As regras de ouro dos casais saudáveis

(Augusto Cury)

Cury é psiquiatra, psicoterapeuta, pesquisador e escritor. Ele escreveu este livro para fazer o leitor questionar se a relação é saudável e inteligente ou doente e desinteligente. Se há mais reclamação ou mais gratidão, se são individualistas ou companheiros. Assim, ele mostra exemplos dos tipos de relacionamento para que o casal se identifique e possa fazer escolhas melhores a dois.  

2. Casais Inteligentes Enriquecem Juntos

(Gustavo Cerbasi)

Autor de livros que tratam de educação financeira, Cerbasi especifica as ações tomadas para que a vida financeira conjugal possa se desenvolver de tal maneira que o casal irá enriquecer junto. Um dos maiores gastos na celebração é com a decoração da festa do casamento e com o buffet, então este livro é importante antes do próprio casamento, porque orienta sobre planejamento financeiro e investimento, para evitar discussões entre o par, por ser um dos temais mais sensíveis na vida a dois.

Anderson Crepaldi Fotografia
Anderson Crepaldi Fotografia

3. 75 hábitos dos casais felizes

(Ashley Bush e Daniel Arthur Bush)

Fala-se muito em manter hábitos saudáveis e há muitos livros que ensinam o passo a passo para a pessoa praticar sozinha. Este sugere 75 hábitos para o casal melhorar a comunicação, quebrar a monotonia, se libertar das mágoas e se concentrar naquilo que faz os dois felizes. A insatisfação por alguma atitude do outro é normal, ninguém é perfeito, mas se há amor e companheirismo, os bons hábitos podem contribuir para a harmonia do novo lar igual aos noivinhos do bolo de casamento unidos e no topo.

4. As cinco linguagens do amor

(Gary Chapman)

Autor de livro best seller (mais vendido), segundo o jornal americano New York Times, Gary Chapman mostra que qualidade de tempo, palavras de afirmação, receber presentes, formas de servir e toque físico são as cinco formas de demonstrar amor pelo outro. Isso serve para qualquer um e para os casais pode ajudar a compreender melhor a relação de parceria.

Foto Art
Foto Art

5. Grande Magia – Vida criativa sem medo

(Elizabeth Gilbert)

Não é exatamente um livro voltado ao casal, mas a autora é conhecida pelo best seller Comer, Rezar e Amar, que é uma autobiografia de quando se divorciou e saiu para um ano sabático na Itália, Índia e Indonésia, com o objetivo se encontrar, e viveu experiências transformadoras. Em Grande Magia, ela também conta histórias reais enquanto reforça de onde surge a inspiração para fazer e ser o quiser, ou seja, viver uma vida mais motivada pela criatividade do que pelo medo, algo essencial para a vida a dois.

6. A equação do casamento

(Luiz Hanns)

As expectativas que criamos são fatores fundamentais para se entender e, assim, se preparar para entender o seu par. Luiz Hanns é psicólogo e mostra o que pode desequilibrar em uma relação e os fatores que a estruturam. A adaptação da vida nova e o esforço comum para dar certo, mesmo com altos e baixos, são permeados no livro. Você pode encontrar ideias até de frases para convite de casamento nessa leitura que flui bastante.

Lenni Luz Fotografia
Lenni Luz Fotografia

Vemos amigos mantendo o amor, o carinho e o respeito por muitos anos, então não é impossível que companheiros sigam juntos com esses sentimentos também, até porque a amizade é a base de qualquer relação. Mas mais do que amigos, viver juntos e compartilhar a paixão que um sente pelo outro, e também as responsabilidades, são desafios diários. É como escolher o vestido de noiva e/ou traje perfeito que vai vestir uma pessoa com defeitos e qualidades, mas com um único objetivo: comemorar cada conquista antes, durante e depois da festa. E aprender juntos os ensinamentos de boas leituras tornará os desafios da vida a dois muito mais leves. Esperamos que gostem!