Margot Sant Anna Fotografia
Margot Sant Anna Fotografia

As celebrações de matrimônio são mais atrativas para os adultos, mas não raro há crianças na família e também filhos de amigos que, ao serem incluídos entre os que receberam o convite de casamento, também devem ser priorizados na festa.

Geralmente, os pequenos são em menor número, e investir em mimos para eles não vai pesar tanto no orçamento. Confiram sugestões de presentes e kits que podem ser interessantes para distrair e divertir os convidados mirins. Lembrando sempre de adaptar ao estilo do enlace, ou seja, usar o mesmo design dos itens de papelaria, as cores da decoração de casamento, o estilo do buffet, o local e a hora da festa.

1. Kit desenho ou livrinho de colorir

A intenção é de entreter na hora da festa e o melhor jeito é entregar uma mini lousa com giz e apagador para as crianças escreverem ou desenharem. Pode pedir para a papelaria providenciar papéis com o tema da festa e colocarem giz de cera em um kit especial de desenho. Que tal propor um desafio e pedir para as crianças desenharem o casal ou o que gostam mais da festa? É uma lembrancinha de casamento diferente que pode encantar os pequenos artistas.

Criando Sonhos Art e Design
Criando Sonhos Art e Design

2. Bolha de sabão

A mistura simples de água e detergente promove uma brincadeira que pode durar por horas e ainda deixar o ambiente mais lúdico. A bolha de sabão é uma película fina transparente que estoura no ar ou em contato com algum objeto. As crianças adoram tanto fazer quanto tocá-las para verem explodir. Outra forma de fazer o experimento é usar a glucose de milho líquida com água e detergente para que as bolhas fiquem mais espessas e demorem para estourar.

Além da receita caseira, o casal pode comprar o produto pronto, em recipientes próprios para as festas, com formatos de bolo, garrafinhas de champanhe, bonequinhos ou coração, e eles já são vendidos com os aros para serem soprados dando forma às bolhas. Há casais que substituem o tradicional arroz e pétalas que são jogados no final da cerimônia por bolhas de sabão, fazendo com que as crianças, e até adultos, participem do dia C em grande estilo.

Petit Lis
Petit Lis

3. Marmitinha surpresa de doces

É muito encomendada para as festas infantis porque geralmente as crianças não comem muitas guloseimas no momento da celebração porque preferem brincar. A marmita nada mais é do que uma caixinha com algumas opções de alimento. Balas diferentes, pão de mel, nhá benta, marshmallow, jujubas vão fazer sucesso entre os pequenos. Se quiserem uma opção mais nutritiva, podem priorizar frutas picadas ou cristalizadas, e os biscoitos artesanais de cereais.

Fernanda Cunha Confeitaria
Fernanda Cunha Confeitaria

4. Mini baleiros

Outra ideia simples é oferecer mini baleiros com bombons ou confetes de chocolate. Pode ter um adesivo com a inicial do casal na tampa e a criança leva para casa como lembrança e aproveita o recipiente. Se a intenção é dar uma sobremesa específica aos convidados mirins, panelinha com brigadeiro vai agradar na hora.

Ateliê Renata Souza
Ateliê Renata Souza

5. Garrafinhas personalizadas

Seguindo a mesma ideia das marmitinhas, as bebidas como sucos, vitaminas, água ou água de coco (sempre com autorização dos pais, especialmente se vão servir refrigerantes também) em garrafinhas pet ou garrafinhas de vidro com rótulos personalizados com os nomes de cada criança. Todos gostam de receber algo especialmente feito para si, com o nome escrito, e isso vale para qualquer idade!

Ápice Buffet
Ápice Buffet

6. Jogos

Jogos de dama para as crianças mais velhas ou o tradicional jogo da velha feitos de papel, feltro e tecido podem ser uma sensação na festa, ainda mais naqueles momentos em que os convidados precisam aguardar pelo buffet ser servido ou para alguma atração planejada pelos anfitriões. Intervalos que passam voando se a criança tiver alguma distração. Algo simples, que faz a diferença e mostra que vocês pensaram nelas.

7. Bonecos 

Essa seria o modelo de lembrancinhas de casamento mais lúdico para oferecer às crianças e, talvez, o que muito iriam preferir. Para as para as daminhas ou meninas, a sugestão é dar uma boneca com o mesmo vestido que a noiva, por exemplo, mas isso não é uma regra, e podem até presentear bonecos de pano ou outros materiais que sejam para meninos e meninas, sem distinção! Um toque de graça que agrada aos pais e às crianças e ainda podem dar mais segurança para aqueles que participam da cerimônia, pajens e daminhas.

PrintPaper
PrintPaper

Por mais que a festa seja destinada ao público adulto, as crianças presentes podem ser agraciadas com algumas lembrancinhas de casamento elaboradas especialmente para elas. Além de se sentirem igualmente especiais e participativas do grande dia, vão para casa com uma bela recordação de vocês. Pensem nisso com carinho!