Les Cartes Wedding
Les Cartes Wedding

A ideia do Save the date vem dos Estados Unidos como uma maneira de avisar com antecedência sobre um evento importante antes do convite oficial. A frase significa “reserve a data” e é usado como pré-convite enviado entre quatro e oito meses antes da cerimônia e/ou festa.

O objetivo é dar tempo aos convidados de se organizarem para estarem presentes na ocasião, tendo em vista que algumas vezes precisam viajar, se hospedar, escolher vestido de festa e traje, comprar presente, marcar salão de beleza, entre outros detalhes que um casamento exige com um certo prazo. Assim, os entes queridos já marcam na agenda e ficam com esse compromisso especial definido de antemão. Para ajudar, separamos algumas ideias com um toque de criatividade.

Luiz Lemos - Celebrante
Luiz Lemos - Celebrante

1. Mensagem pelo celular

Está muito comum enviar mensagens por aplicativos de celular, especialmente agora, que a distância social deve ser levada a sério. Por isso, o pré-convite pode entrar na onda tecnológica para que os convidados saibam, de forma instantânea, qual é a data do enlace. É uma maneira prática, mais informal, moderna e sustentável porque poupa bastante papel. Além disso, a tecnologia permite efeitos, animações, vídeos e o que mais a criatividade mandar. Recomendamos procurar aqui no portal um designer ou site de alguma empresa para que seja feita uma identidade visual de maneira profissional.

2. Um CD

Se a temática do enlace será musical porque um dos dois é músico ou porque vocês gostam muito de shows e musicais, preparar um CD com algumas músicas da festa é uma forma de preparar os convidados ao que eles podem esperar na pista de dança.

Ariele Oliveira
Ariele Oliveira

3. Confetes de coração

Um saquinho com corações pequenos de papel ganha a data do dia C e os convidados podem levar para o casamento para jogar os confetes no par ao final da cerimônia.

4. Marcador de livro

Os romances literários fazem parte da vida de qualquer casal apaixonado. E se vocês são adeptos à prática da leitura, que tal entregar marcadores de página de livro com uma frase curta de amor? Os convidados saberão qual é a data e usar o acessório nos próprios livros, agendas e cadernos.

Festa Com Cores
Festa Com Cores

5. Bombons

Uma caixinha com quatro bombons sortidos ou iguais é uma sugestão de mimo que deixará qualquer convidado com água na boca. A data do grande dia vem na parte interna das forminhas.

6. Imã de geladeira

fornecedores de papelaria que trabalham com a confecção de imãs personalizados. O objeto fica delicado, é barato e útil porque pode ser colocado na geladeira ou em um painel de metal como lembrete do dia C.

Cor e Amor
Cor e Amor

7. Ingresso

Outro item que tem a ver com eventos culturais que vocês podem pedir para o responsável pela papelaria fazer é um pré-convite no formato de um ingresso de show, teatro, festival ou cinema. É uma ideia criativa que pode surpreender e marcar a data do enlace.

8. Sabonetes

Um pré-convite útil e cheiroso pode ser feito com sabonetinhos em formato de coração com aroma de rosas ou lavanda. Coloque cerca de seis sabonetes em uma embalagem com a data do enlace e presenteie os entes queridos com este mimo.

Divina Caixa
Divina Caixa

9. Pasta de dente

Sabem aquela frase famosa “juntar as escovas de dente”? Então, quando se casam é normal que as coisas pessoais se juntam na casa nova e o save the date pode fazer alusão a isso se quiserem entregar uma bisnaga, em formato de pasta de dente, recheada de brigadeiro ou beijinho de coco. Os detalhes da data e nome dos noivos podem vir na caixa e no rótulo do tubo. E para aqueles que não querem encomendar as binagas, podem fazer uma foto da pasta e das escovas juntas, e enviá-la por e-mail.

DA20 Vídeo Arte - Foto & Filmagem
DA20 Vídeo Arte - Foto & Filmagem

19. Saquinho de chá

O envelope com os nomes e a data do enlace pode ser feito de papel pardo com cordão de juta para combinar com um décor rústico. O saquinho de chá pode ser de vários sabores e ser um carinho quentinho e especial para os convidados da lista de vocês.

11. Cupcake

Outra ideia de pré-convite comestível é o cupcake, famoso bolinho decorado com chantili e confeitos, que pode ganhar uma plaquinha com a data do casamento ou a informação vir na etiqueta da caixinha. No caso de optarem por alimentos, é bom lembrar que devem ser entregues pessoalmente porque são perecíveis.

Xocolatl Carolina Fernandes
Xocolatl Carolina Fernandes

O save the date pode ser feito de diversas formas, desde bem humorada, criativa, útil até saborosa. Como é o primeiro item a ser enviados aos convidados, por isso recomendamos que esteja em harmonia com a decoração do casamento e as escolhas de estilo do casal e da festa. O seu dia ficará irresistível.