Danielle Rossi Photography

Hoje em dia, ainda que muitos casais façam questão de manter todas as tradições vivas de um enlace, como o vestido de noiva branco aliado a elementos clássicos na celebração, como uma decooração de casamento sóbria, além de outros itens que fazem parte da festa, muito outros costumes dessa celebração de amor já não são seguidos como anteriormente, e um deles é a função do pai da noiva em arcar com todos os custos. Para alguns pode parecer uma gentileza, mas a verdade é que cada vez mais os noivos chamam essa responsabilidade para eles próprios ou equalizam os gastos entre as duas famílias.

Mas nem por isso o pai da noiva deve se sentir excluído dos preparativos, existem maneiras de fazer com que ele se sinta participativo e nem tudo envolve ajuda financeira. E quais seriam suas funções no mundo moderno dos casamentos?

Bluemovie Produções

Ajuda no planejamento

Se o seu pai, por sua experiência profissional ou pessoal, é bastante organizado (ou se possui afinidade com planejamento de projetos), peça ajuda para montarem juntos uma planilha com prazos e tarefas de tudo aquilo que precisam fazer até o grande dia. Esse gráfico pode englobar esde a escolha da data e do modelo de convite de casamento, até os dias de teste de maquiagem e modelo de penteado para casamento. Alguém com visão prática, ainda que não tenha experiência com cada etapa que envolve essa festa, pode te auxiliar muito com a agenda de tarefas.

Acompanhar e opinar em testes

Para que o evento ganhe vida há muitas as tarefas durante a preparação, e seu pai provavelmente não poderá te acompanhar em todos eles. Mas que tal separar aquilo que sabe que ele possui afinidade para que dê opiniãões? Se sabe que ele é apreciador de alta gastronomia, inclua-o nos testes de buffet, por exemplo. Se sabe que ele possui mais afinidade com ortografia e caligrafia, deixe que opine sobre o texto do convite de casamento e fontes da papelaria.

Maykol Nack Fotografia

Emocionante discurso

Uma função essencial para os pais dos noivos é pensar nas palavras que vão declamar na frente de todos os convidados, e com certeza esse será um dos momentos importantes e ponto alto da festa. Os noivos querem ouvir palavras de carinhos e os votos de felicidade dessa pessoa especial que dá sua bênção para essa nova etapa que o casal inicia. Essa é uma das grandes maneiras dos pais participarem de forma muito significativa.

Um perfeito pé de valsa

Para muitos casais, a hora das primeiras danças é um momento emocionante e fundamental, mas é também um momento "pai e filha" essencial, quando ele poderá viver essa dança de forma poética, antes que sua filha embarque em sua nova vida. Peça para que ele escolha uma música romântico de casamento que os represente, ou uma canção que vocês dois sempre escutavam durante a sua infância. E se o seu pai é um "pé de valsa",  que tal se ele os ajudasse nas práticas de dança?

Alex Fernandes Fotografia

O porto seguro

E quando tudo parece chegar no momento mais crítico da organização, os noivos nem sempre conseguem encontrar em um e no outro a segurança e a certeza de que tudo vai dar certo. Às vezes é preciso buscar essa força em alguém que não esteja tão envolvido com os preparativos, e que tenha uma visão ampla, sem se apegar àquilo que pode ter dado errado.

E quem melhor para essa função senão aquele que foi sempre o mentor dele ou dela? O pai deve estar preparado, pois possivelmente sempre chegará o momento em que seus filhos buscam pelo conforto de sábios conselhos.

Jonathan Enns Photography

Assim como para os noivos, os pais também enxergam o dia C como um momento que carrega grandes significados. Será um marco para sempre na vida de ambos, pais e filhos, e eles querem fazer parte de toda essa trajetória que os leva ao "sim". Por isso devem encontrar formas de fazer com que eles estejam envolvidos, seja ajudando na seleção de músicas para casamento, acompanhando o noivo nas provas de traje ou simplesmente demonstrando que sempre estará por perto, com seu apoio incondicional.