Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

Curiosidades sobre o beijo

De onde vem essa mania de beijar? Ela é comum no mundo todo? O beijo é considerado indecente em alguns lugares? Reuni algumas curiosidades sobre o beijo para dividir aqui com vocês!

 

Quando eu era adolescente, fiz um intercâmbio e fui parar lá na Inglaterra, em pleno inverno, para aprender inglês. Obviamente, aprendi muito mais do que apenas o idioma, aprendi sobre diversas culturas. Eu morava com uma família e com outra estudante, uma japonesa. Ela se assustava com as crianças da casa, que eram carinhosas e tentavam beijá-la.

Me contou que ninguém, nem seus pais, costumava beijá-la. Achei curioso e, tempos depois, fui pesquisar se isso era algo real ou apenas acontecia com ela. Aparentemente, isto existe. No Japão, um beijo de língua, de casais, só pode acontecer entre quatro paredes, por exemplo. O mesmo em Israel e na Finlândia.

O europeus e americanos que vêm para o Brasil se chocam com o tanto que somos beijoqueiros. Em público, em festas e no Carnaval, o brasileiro e a brasileira distribuem beijos para os parceiros, fixos ou não. Para eles, o beijo é a iniciação de um ritual íntimo. Acredita-se que o beijo veio da Grécia há milhares de anos, onde os homens se beijavam em sinal de respeito.

 

 

Dependendo da hierarquia, os gregos se beijavam na boca ou no rosto. Este costume viajou até Roma, onde também imperadores e poderosos se beijavam entre si. E por que no Brasil a gente gosta tanto de beijar e abraçar todo mundo? Os índios não tinham esse costume, uma vez que usavam adornos na boca (lembra do Cacique Raoni?) e era praticamente impossível.

Pode ser que o beijo tenha vindo com os portugueses, que também podem ser os responsáveis pela mania de “dar um cheiro”, como se faz no Nordeste. Os portugueses estiveram na China, onde é costume encostar o nariz em quem se ama. E agora, você está pronta pra dar um beijo e um cheiro no seu amor?