Um dos momentos mais emocionantes de um casamento – depois, claro, de ver aquela linda musa entrar pelo corredor com seu vestido de noiva impecável – é, indiscutivelmente, o beijo do casal. Nesse momento é possível, para os convidados, presenciarem (e sentirem!) o amor dos dois em estado puro. E no dia C os beijos são fartos, acontecem a toda hora durante a festa, quando os dois vão cortar o bolo de casamento, no momento da valsa… Enfim, um bom beijo é sempre recomendável, mas vocês sabiam que existe um dia dedicado a essa declaração física de amor, o Dia Mundial do Beijo?

Sim, esse data maravilhosa existe e é celebrada em 13 de abril. Para os noivos o calendário pouco importa, já que o beijo é item básico da rotina de qualquer casal, do momento em que se despertam até o anoitecer, mas vocês podem ir treinando um beijo cinematográfico ao som de músicas românticas para casamento enquanto o dia C não chega, inspirados pela nossa galeria.

Lenda do beijoqueiro

Existem muitas histórias sobre a origem dessa celebração curiosa, mas a mais aceita (e divertida!) tem lugar na Itália. Dizem que, em 1882, em uma pequena vila, vivia um jovem chamado Enrique Porchelo, e era famoso ali por beijar todas as mulheres que passavam por ele. O beijoqueiro não poupava nenhuma dama de seu vilarejo: solteiras, casadas, viúvas, para ele todas mereciam ganhar um beijo seu.

Incomodado por tal ato, o padre do lugar tomou uma atitude: ofereceu um prêmio milionário para a mulher que nunca tivesse sido beijada por Enrique. A moça deveria ir à igreja no dia 13 de abril, apresentar-se ao padre, e ele lhe daria as moedas de ouro. Conta a lenda que se passaram dias e dias e nenhuma mulher apareceu, ou seja, não havia nenhuma que não houvesse sido beijada. E mais: há rumores que o tesouro permanece escondido até hoje em algum lugar na Itália.

"Já pode beijar a noiva"

Tão forte como a tradição de cortarem juntos o primeiro pedaço do bolo decorado de casamento, o beijo dos noivos no altar, depois de serem proclamados oficialmente "marido e mulher" é algo repleto de simbolismo. Na época do império romano um casal mostrava que tinha um compromisso depois de se beijarem na frente de um grande grupo, que incluía a família dos dois, ou seja, o beijo era válido como um gesto oficial, onde os noivos selavam o seu acordo. Para o cristianismo antigo, o beijo era uma representação de duas almas tornando-se apenas uma, e o casal deveria trocar um beijo para demonstrar sua alegria.

Benefícios do beijo

Independentemente das tradições e da lenda italiana, a verdade é que o beijo deveria ser comemorado todos os dias, por todos os benefícios à saúde que ele traz. Estar apaixonado já nos dá uma sensação de bem-estar e, ainda que receber um buquê de flores do campo sem motivo faça o coração acelerar, o beijo tem reflexos tanto físicos quanto emocionais, e os benefícios que traz para manter uma vida saudável são vários, entre eles:

  • Aumenta a imunidade do corpo
  • Combate o stress
  • Libera hormônios de prazer
  • Melhora a higiene bocal
  • Combate sintomas de alergias
  • Ajuda a emagrecer
  • Rejuvenesce a pele

Com certeza não é preciso convencer um casal apaixonado sobre as vantagens de beijar o seu amado, mas a nossa galeria com certeza irá inspirá-los ainda mais, com 65 imagens de perder o fôlego, literalmente. A preparação para o casamento às vezes exige muito tempo de dedicação dos casais, afinal são muitos detalhes, desde a decoração do casamento até a escolha dos acessórios certos para os noivos, mas entre uma prova de sapatos e a busca pelas lembrancinhas de casamento perfeitas, deixem-se levar pelo romantismo dessas fotografias e, não esqueçam: hoje é dia de beijar apaixonadamente!