Berolatti Wedding Photography
Berolatti Wedding Photography

Depois de preparar a lista de convidados, que pode ser um dos passos mais difíceis para os casais, é preciso pensar em outra coisa que tem ligação direta com os seus amigos e familiares: devem decidir e coordenar o planejamento dos lugares de cada pessoa, para que as mesas estejam em perfeita harmonia com a decoração do casamento, que todos estejam em lugares satisfatórios e que possam circular com tranquilidade pelo ambiente da recepção.

Trata-se de uma tarefa que não pode ser deixada para outras pessoas, já que vocês conhecem os convidados como ninguém, e saberão perfeitamente onde eles se sentirão melhor. É possível fazer tudo isso com facilidade, basta contar com a ajuda de ferramentas de Casamentos.com.br e definir com bom senso, para que todos se sintam bem e vocês não fiquem numa saia justa.

Marcos Daniel Fotografia e Cinema
Marcos Daniel Fotografia e Cinema

1. Mesas

Busquem saber com o responsável do espaço escolhido ou com a empresa que irá fornecer as mesas de alguel de que tipo elas são: quadradas, redondas, retangulares ou de formato especial. Muito importante também é saber o seu tamanho (a medida correta) e quantos convidados podem se sentar em cada uma delas.

2. Onde e com quem sentam os noivos?

Primeiro devem decidir se terão uma "mesa presidencial", onde sentarão apenas vocês, os noivos, ou uma mesa compartilhada. Se optarem por sentar-se com outros convidados, nesta mesa deverá estar a família direta do casal, pais e irmãos ou padrinhos, sempre dependendo do tamanho das mesas.

Lya Rocher Retratista
Lya Rocher Retratista

3. Planilhas

Como sempre orientamos, as planilhas são suas melhores aliadas. Assim, para organizar os lugares que seus convidados ocuparão, a primeira coisa é fazer uma planilha, colocando o nome da família e o número de pessoas que a acompanham, isso os ajudará bastante na distribuição.

4. Distribuição dos convidados

Depois de elaborar a planilha com todos os convidados e seus acompanhantes, tendo em vista apenas as pessoas confirmadadas, separe-os por grupos. Provavelmente vocês possuem diferentes círculos sociais e muitos dos convidados se encaixarão em cada um deles. Atentem-se às pessoas que podem ter alguma desavença com alguém do mesmo grupo, e tentem colocá-las em mesas separadas. Para estes, busquem uma mesa que, ainda que seja de outro círculo, possa ter afinidades e estilo de vida em comum.

Lya Rocher Retratista
Lya Rocher Retratista

5. Convidados sozinhos

É muito provável que haja convidados que não pertençam a nenhum dos grupos. Ao invés de colocar todos esses convidados que irão sozinhos em uma mesa, aloque-os na mesa de outros grupos, com os quais também possuem afinidades. A conversa fluirá muito melhor e vocês evitam que este convidado se sinta na “mesa de sobras”.

6. Mapa das mesas: ferramenta do portal

Usem a ferramenta de Casamentos.com.br, onde você pode fazer o mapa das mesas de forma simples e rápida, com o nome de cada convidado. Nada será mais prático e vocês ainda vão se divertir com ela, como um jogo. Assim poderão visualizar como ficará o resultado no dia, e é fundamental que deixem uma cópia do mapa com o responsável do buffet ou o cerimonialista. Tenham uma cópia extra caso percam a oficial, assim não haverá problema de acomodação.

André Miranda Fotografia
André Miranda Fotografia

7. Mapa para convidados e plaquinhas

Lembrem-se que quando começa a recepção, geralmente todos os convidados chegam ao mesmo tempo. Por isso é recomendável que façam um seating plan original para deixar exposto na porta. Com um mapa publicado, de forma original com seu toque pessoal, cada convidado saberá onde está, e assim eles mesmos poderão se dirigir às suas mesas, facilitando muito o trabalho. É importante também que as mesas tenham cartões com o nome de quem irá ocupar cada lugar.

André Miranda Fotografia
André Miranda Fotografia

Saber organizar a mesa dos convidados pode ser um desafio, mas com essas dicas e com a ajuda de Casamentos.com.br vocês irão "tirar de letra"! Tenham em mente que todos os caminhos devem levar ao bolo de casamento, já que a circulação é um item fundamental para que todos se divirtam com liberdade. E agora que já passaram pela fase mais difícil, que tal pensar na decoração das mesas do seu casamento?