Alpha Filmes
Alpha Filmes

Depois do casal, a mãe da noiva costuma ser a pessoa mais ansiosa para o dia do casamento. Não raro, ela está presente na prova dos vestidos de noiva e se envolve nos demais preparativos da festa. O que não quer dizer que ela não possa se sentir insegura com relação ao traje que irá usar. Por isso, é desejável que a filha retribua o favor e a oriente no quesito vestidos de festa.  

Para tornar a busca menos estressante, alguns fatores devem ser considerados, tais como o lugar da cerimônia, a roupa das madrinhas e o período do dia em que a união será feita. O importante é frisar que não existe um único caminho para a escolha e que, por isso, tudo deve ser muito discutido entre mãe e filha, para que ambas se sintam confortáveis. Além do vestido agradar e vestir bem a matriarca, ele deve estar de acordo com o tema da cerimônia. Confira a seguir o que deve ser considerado na decisão.     

Ruby Art Studio
Ruby Art Studio

Formalidade da cerimônia

Quão formal será o casamento? Esta é uma pergunta que ajudará muito na escolha entre os modelos de vestidos para festa. Uma união mais cerimoniosa exigirá um vestido longo, enquanto uma mais casual pede algo mais simples e curto. Tente ver da seguinte forma: para casamentos formais, opte por um longo com pouco brilho e de uma ou duas cores; e para as celebrações despojadas (como as realizadas na praia), por um vestido leve com um xale ou um cardigã. Nas cerimônias que ficam “no meio do caminho”, siga o estilo praticado nos trajes da noiva e madrinhas. Não há como errar.  

Espaço Bella Cabelo e Estética
Espaço Bella Cabelo e Estética

Tema em voga

Mantenha o tema da festa em mente para que o vestido não destoe dele. Enquanto uma união diurna tem tudo a ver com trajes ligeiramente casuais, as noturnas tendem a ter um dresscode mais conservador e glamuroso. Da mesma forma que a hora, o cenário onde será realizada a troca das alianças deve pesar na decisão. Um casamento ambientado em um castelo requer um vestido de baile. Mas se o pano de fundo é a praia, esqueça tal modelo.

Atente-se também para a religião que abençoará o matrimônio para que seus praticantes não se sintam desrespeitados por um decote mais profundo ou algo do gênero. Não é necessário conhecer as músicas gospel para casamento, por exemplo, mas os tipos de vestidos considerados de bom tom, sim. 

Victoria Siqueira Fotografia
Victoria Siqueira Fotografia

Aposte na cor

Que tal explorar um outro tom da roupa das madrinhas para vestir a mãe da noiva? O respeito à paleta de cores mantém uma coerência visual ao altar, enquanto garante destaque à progenitora. Afinal, ela merece se destacar um pouco da multidão - mas não a ponto de ofuscar a protagonista do grande dia, a noiva, claro. Numa situação hipotética em que as madrinhas estão vestidas com um roxo bem fechado, uma ótima solução é um vestido lavanda. Outra opção elegante que garante o destaque na medida certa é por um traje com o efeito ombré. 

Não descarte as estampas

Um vestido de cor única é uma escolha coerente, mas não invalida as demais. Uma peça com uma bonita estampa também pode ser uma ótima saída. Considere os padrões tradicionais como o risca de giz, as bolinhas e o piet de poulet. Se a ideia te agrada, pesquise os padrões que possuam as cores do casamento. Assim, para uma festa em tons azulados, prefira um vestido de festa azul.

Comprimento na medida certa

O comprimento mais apropriado para a celebração depende muito da atmosfera criada. Não há uma regra geral, mas vestidos e saias mais longos funcionam melhor para casamentos programados para o fim da tarde e à noite. Os realizados pela manhã costumam ser invadidos por trajes acima do joelho. Aqui também vale pensar no conforto que a roupa irá proporcionar.

Para que todas essas dicas não caiam no esquecimento, é aconselhável comprar ou alugar os vestidos de festa das mães do casal em uma loja especializada. Os profissionais com expertise serão capazes de impedir que seja cometida alguma gafe, incluindo modelos muito destoante entre ambas. O quanto antes obtiverem ajuda, melhor para todo mundo, já que todos os envolvidos da família estarão com a cabeça a mil de olho na decoração de casamento e demais detalhes.