Edielton KesterEdielton Kester

Após passar a fase de orçamentos e planilhas, organizando a cerimônia, uma das maiores expectativas do casal é poder viver os primeiros dias de casados num lugar muito especial. Mas aquele sonho de nadar juntos no mar do Caribe ou de declarar uma frase curta de amor embaixo da torre Eiffel pode ser anulado pelo medo de viajar de avião e, se a ideia é um roteiro logo após cortar o bolo do casamento, a frustração pode ser muito maior.

Se estão nesse dilema, por um dos dois (duas) ter pânico de viajar de avião, saibam que existem técnicas que são de grande ajuda para não perder a oportunidade de vivenciar férias incríveis. São dicas simples orientadas por psicólogos que funcionam muito bem, essenciais para conseguir conhecer um lugar mágico ao lado do amor de sua vida. Algumas pessoas preferem tomar um remédio para dormir e só acordar quando chegar ao destino, mas se desejam curtir até o percurso, outras alternativas resolvem. Portanto, vejam como como superar o medo de avião antes da lua de mel.

Foto FlashFoto Flash

1. Afinal, é medo ou ansiedade?

Primeiramente: isente-se de culpa e não se sinta constrangido(a). Esse medo é muito recorrente, em alguns casos é só um “friozinho” na barriga; em outros, gera uma crise de pânico causada pela fobia real. São muitas as pessoas que sofrem desse problema e sentem-se incomodadas em percorrer o céu dentro de uma aeronave. Tente identificar se você tem um leve medo que pode ser acalmado, ou se já aconteceu de passar muito mal a bordo.

Se for a segunda opção, o mais recomendável é procurar por um profissional para não estragar a viagem antes mesmo do avião decolar. Ele ajudará com algumas táticas que resolvem e possibilitam que a viagem saia do papel, e nós deixaremos aqui algumas dessas estratégias.

2. Lembre o quanto o avião é seguro

Por estatística, acidentes aéreos acontecem muito menos do que acidentes automobilísticos e, vale lembrar, o quanto as aeronaves atuais estão sofisticadas para evitar ocorrências que resultam em fatalidades. Assim é bom saber que no caso de um sistema entrar em pane, sempre há outro de reserva e, que é necessário ocorrer diversos erros ordenados, ao mesmo tempo, para transformar-se em um incidente.

Portanto, afaste os pensamentos negativos, recorde-se do quanto os aviões são preparados atualmente e, que contam com uma tripulação igualmente preparada para atuar em qualquer situação que fuja da normalidade. Se deseja conhecer o Monte Fuji no Japão, ou tantos outros destinos incríveis, precisa vencer o temor de voar!

3. Prepare-se com tempo

Se a ideia é ir direto para o aeroporto, logo depois que a última música da festa do casamento for tocada, toda a bagagem deve estar preparada, não deixe nada para ser providenciado na última hora. Além de causar uma tremenda ansiedade por medo de perder o voo, ainda pode esquecer algo fundamental, como um documento ou até um remédio, contribuindo para aumentar o estresse. O ideal é evitar qualquer situação que possa causar desconforto antes de entrar no avião 

4. Dentro da aeronave

Os especialistas em procedimentos em aeronaves indicam que sentar na cadeira do corredor sempre favorece os que sofrem por medo de andar de avião, facilitando levantar-se a qualquer momento. Sentar na janela também é um convite a olhar para fora a todo momento, e isso fará lembrar que está “nas alturas”, portanto, se não tem como evitar esse lugar, tente mantê-la fechada.

Por mais que queira relaxar com um drinque, o efeito do álcool dentro da cabine é extremamente acelerado, deixando qualquer pessoa embriagada rapidamente, causando mais medo de voar. Então, ainda que digam que isso pode ajudar, é melhor não adicionar o álcool a esse cenário. Prefeira um chá que te acalme, como o de camomila.

5. Curta a viagem

A melhor maneira para diminuir a ansiedade e o pavor de viajar de avião é tentar se distrair e desfrutar do trajeto. Assistir um filme, conversar, ler um livro, pode até ver lembranças do dia C, relembrar os convidados, a alegria que sentiram, a decoração da festa do casamento, ou pode começar a pesquisar mais alternativas de passeios no destino para onde está indo. Essas são algumas alternativas que podem fazer  esquecer o incômodo quando está voando. Manter a mente ocupada afastará aquela impressão inconveniente.

Marcar a data e escolher os convites de casamento é uma imensa alegria, mas a lua de mel traz sensações indescritíveis. Saber que estão fazendo a primeira viagem como um casal oficialmente casados mexe com as emoções e cria muitas expectativas. Portanto, agora que já sabe como proceder para perder o medo de voar, pode traçar os planos daquele sonhado roteiro e partir rumo à felicidade. Basta lembrar as dicas e, se não funcionarem exatamente como o previsto, respire fundo, conte até três, e lembre-se de que está junto ao amor da sua vida em direção a um destino especial.