Caique Adones Fotografia
Caique Adones Fotografia

A lista de convidados é um dos grandes dramas na organização de um enlace. Já que será um dia tão especial, vocês irão encontrar todos os motivos para incluir todas aquelas pessoas que já fizeram, fazem e, quem sabe, farão parte de suas vidas. Mas, infelizmente, por muitas razões, não é possível fazer uma lista exatamente com o número que tinham em mente, e o drama começa aí, já que querem que todos confiram a decoração de casamento que escolheram e compartam cada instante de alegria.

Acharam que o mais difícil seria encontrar o vestido de noiva ou/e traje perfeitos? Isso porque ainda não haviam começada a fazer a lista. Mas não é o momento de se desesperar, existem algumas dicas que podem adotar para conseguir deixá-la menor, e assim conseguir enviar os convites de casamento sem problemas (mesmo que as famílias sejam numerosas).

Amora Photo e Film
Amora Photo e Film

Não se sintam obrigados

Pode parecer duro, mas esse momento é de vocês, e por isso não devem se sentir pressionados por nenhum lado para convidar alguém que não pensavam incluir na lista. Os parentes distantes que seus pais insistem, o chefe e os colegas de trabalho, aquele amigo distante que te convidou para o casamento dele etc: apenas convidem essas pessoas se vocês fizerem questão, e não apenas para atender os desejos de alguém ou pela etiqueta. Afinal de contas, vocês escolheram aquelas lembrancinhas de casamento diferentes para impressionar pessoas realmente especiais que vocês querem que estejam presentes.

Amora Photo e Film
Amora Photo e Film

Dividam a lista

Muitos casais, para facilitar a organização dessa tarefa, acabam fazendo listas separadas, uma com aqueles convidados imprescindíveis e outra com pessoas que gostariam muito que fossem, mas nesse momento ainda não têm a certeza de poderem convidar.

Com a primeira lista, já podem começar o envio dos modelos de convites de casamento e aguardar as confirmações. Com a informação de cada um que não puder comparecer, podem passar à segunda lista, com queles que ficaram "no banco de espera". Para isso, a primeira leva de convites deve ser enviada com mais antecedência que o normal, para que tenham tempo de receber a confirmação e enviar a segunda leva.

Juliano Sousa Fotografia
Juliano Sousa Fotografia

Limite o famoso "+1"

Bastante comum nos Estados Unidos, o plus one vem ganhando força também no Brasil. Mas eliminem essa hipótese se o que procuram é enxugar a sua lista. Sim, pode parecer um detalhe delicado, mas lembrem-se de que cada pessoa possui um custo a mais no orçamento e, se vocês possuem um valor limitado, guarde-o para pessoas que vocês querem presentes e não para os amigos dos seus amigos. Que tal guardar esse valor dos plus ones para aquele modelo de vestido de noiva que custa um pouco acima do esperado?

Leonardo Luz Fotografia e Filmes

Essa tarefa não é fácil, mas será o primeiro grande passo, quando enviarem os convites sentirão que o sonho está mais perto do que o esperado. Depois de decidida a lista oficial, poderão se concentrar nas tarefas mais prazerosas, como a escolha de lembrancinhas de casamento que irão surpreender aqueles amigos e familiares queridos confirmados na lista. Depois é aguardar o grande dia para celebrar com eles e dançarem as músicas de casamento até o último momento, tornando esse dia inesquecível.