Fabio Souza Fotografia

Todos sabemos que planejar um casamento requer organização e foco e, muitas vezes, o estresse dos preparativos acaba por afetar os noivos. A pressão de cumprir prazos, de não ultrapassar o orçamento ou até mesmo, a discórdia em relação à decoração ou escolha das cores que definirão todo o estilo de todo o casamento pode afastar o casal durante todo esse processo.

Na verdade, isso é bastante comum acontecer, é sempre bom dar a volta à situação, se mimando, apoiando e respeitando as ideias um do outro. Conversem bastante sobre tudo o que não estão de acordo para tentar chegar a alguma conclusão que agrade a ambos. Se você está passando por um momento mais conturbado durante os preparativos, talvez essas dicas possam ajudar a acalmar a situação e a aproximar vocês durante essa fase mais estressante.

Saiam para se divertir

Escolham um dia da semana para sair e fazerem um programinha a dois. Seja para dançar, jantar, caminhar, o que vocês acharem melhor nesse momento e onde o tema casamento esteja proibido. Conversem sobre vocês, namorem, se divirtam e se libertem por um momento da pressão dos preparativos.

Juan Cogo

Mudem o tema de conversa

Falem de outras coisas que não seja a decoração do casamento, as cores que vão escolher, quais os detalhes a incluir, a lista de convidados, a confirmação de presença. Ainda que esse seja o tema central da vida de vocês nesse momento, tem que haver espaço para outros temas de conversa. Do mais banal ao mais profundo, se assim decidirem, mantenham os hábitos de vocês e não deixem que os preparativos se tornem o único ponto de interesse na relação.

Deem espaço um ao outro

É importante que vocês saiam juntos, mas também é importante que saibam se divertir separados. Continuem fazendo planos com os amigos e saiam para se divertir e esquecer um pouco todos os preparativos. Uma ida ao shopping com as amigas ou um jantar divertido entre amigos irá fazer com que relaxem no tema do casamento. Além disso, é sempre bom cada um manter suas relações de amizade fora do namoro, já que isso traz uma individualidade saudável à relação. Depois de uma saída com os amigos, cada um por seu lado, verão como tudo ficará mais claro em relação a esse tema em que vocês não conseguem se entender.

Programem uma mini viagem

Uma escapada romântica ou fazer uma mini viagem até aquele destino que vocês sempre desejaram conhecer pode ser uma excelente ideia para esquecer por alguns dias a organização do casamento. Aproveitem para passear, se distrair e namorar muito como se fosse a primeira viagem de vocês. Um fim de semana romântico será suficiente para se aproximarem e acalmar os ânimos em relação a todo o planejamento.

Susy Asalim Fotografia

Saibam se ouvir

Sempre que discutam por algum tema do casamento, é importante manter a calma e tentar entender a razão pela qual não estão de acordo. Em uma relação saudável, não basta apenas falar. É necessário ouvir e aceitar também as opiniões do outro. Procurem entender e ceder equilibradamente, já que o casamento é dos dois e ambos merecem se sentir identificados com esse dia.

Conversem calmamente

Nada como uma boa conversa para deixar tudo mais claro. No meio de tanto estresse, é bem normal que vocês tenham discussões. O mais importante, no final de tudo, é que vocês saibam conversar calmamente e se entender. Todas as boas decisões são tomadas depois de uma conversa sincera, assim, falem abertamente um com o outro, se respeitando e ouvindo mutuamente.

Não esqueçam que a organização do casamento é uma das etapas mais bonitas da vida de vocês e que, passado o dia, acabarão por sentir saudades em algum momento de toda essa agitação. Se organizem, criem um checklist e definam prazos. Tudo será mais fácil desse jeito.