Seguimos ao seu lado nesse momento. Consulte o nosso Centro de Ajuda.
Casamentos

6 Dicas de como evitar manchas de suor na camisa do noivo

A transpiração excessiva no grande dia é certa, afinal, poucas pessoas conseguem cotrolar a ansiedade e o nervosismo. Mas o efeito indesejado na roupa não precisa estar presente. Diremos como.

Ajudamos a encontrar o traje ideal para o casamento 🤵
Peça informação e preços de trajes e acessórios a negócios perto de você

Vitor Braga Fotografia

Um dos pesadelos dos noivos é manchar a roupa que irá usar no casamento. Embora o suor seja incolor, resíduos da pele, como o sal e o óleo, ou do desodorante podem levar à alteração da cor, principalmente na parte das axilas. E todos nós sabemos que não importa o quanto você tenha se esmerado no visual se as famosas “pizzas” resolverem marcar presença, pois serão elas as protagonistas. Nem mesmo com o melhor perfume.  

As causas para uma sudorese intensa são muitas, entre elas fatores genéticos, ansiedade ou estresse. Por isso, é possível que aquele nervosismo pré-casamento te faça suar. Isto é um fato. E, além das axilas, as áreas que apresentam maior o problema são mãos, pés, rosto, costas e couro cabeludo. Por isso, é importante se precaver e tomar algumas providências para reduzir a tranpiração excessiva na medida do possível. E, para isso, te daremos todas as dicas.

Johnny Roedel  Photographer

1. Usar camisa de algodão

Uma dica simples é vestir por baixo da camisa social uma camisa de algodão. O suor ficará retido nela. Ou seja, a peça acima ficará preservada e sem manchas. E essa dica serve também caso ainda esteja pensando em como fazer o pedido! Pode ser bem útil para esse momento de estresse e expectativa. 

2. Ação desodorante

Está comprovado que os desodorantes em aerossol de longa duração são os mais eficientes em reduzir o mau cheiro e tendem a manchar menos as roupas. Mas eles não influenciam tanto na transpiração. Os desodorantes com hidróxido de alumínio têm uma ação mais combativa ao suor. Eles devem ser encomendados em laboratórios de manipulação mediante apresentação de receita médica prescrita por um dermatologista.

Este tipo de produto diminui a sudorese excessiva, mas não a elimina. Os resultados podem demorar até 90 dias para aparecer, mas é melhor do que esconder as manchas na camisa nas fotos atrás do topo de bolo de casamento. 

Thiago Ribeiro Fotografia

3. Desodorantes caseiros

Para quem prefere uma ação mais natural, uma resposta pode ser o desodorante caseiro. Ele é mais econômico e mais saudável pelo uso de produtos naturais. No entanto, sua eficácia depende da composição e do seu tipo de pele. O uso de óleos essenciais na fórmula combate as bactérias, e a maioria inclui os antissépticos, como o alecrim, o eucalipto e o limão siciliano. O óleo de cipreste é indicado a quem sofre com excesso de suor, pois o diminui devido à ação vasoconstritora.

4. Domar os pelos

Os pelos tendem a gerar mais transpiração e a acumular mais resíduos. Por isso, é importante mantê-los sempre aparados ou depilar, o que também se aplica ao rosto. Usar sabonetes antibacterianos no corpo também ajuda.   

Wellys Noberto

5. Botox (acredite!)

Sim, você não leu errado. Se o caso for de pessoa que possua hiperidrose, o caso é ir a um profissional dermatologista para pequenas injeções de botox nas áreas críticas. Até quem não possui o distúrbio tem adotado a técnica. A toxina botulínica inibe ou até zera a transpiração, e seu efeito dura aproximadamente um ano. É uma das formas mais seguras de evitar o suor excessivo, especialmente para os ansiosos.

6. Medicamentos (apenas com avaliação médica)

Os medicamentos metabloqueadores são normalmente indicados no tratamento da pressão alta, mas em pequenas doses podem reduzir a sudorese. Ansiolíticos e anticolinérgicos também podem ser receitados com este propósito. Esta é uma avaliação que precisa ser feita por um médico, que irá recomendar o consumo diário. Seguido à risca, o uso de medicamentos pode reduzir o suor em até 40%.

Além desses cuidados é importante que, ao usar qualquer produto sobre a pele, espere secar até se vestir. Isso irá evitar a transferência para a roupa. Para evitar a mancha amarelada no colarinho branco, recomenda-se que se seque o pescoço antes de colocar a camisa. Isso irá eliminar a chance de que alguma loção ou produto utilizado para finalizar o penteado passe a ser o vilão da história. Caso o contrário, terá de lidar com a mancha depois da cerimônia e festa. E esta não é uma recordação que você quer levar para casa. Então fique apenas com os bons momentos!

Ajudamos a encontrar o traje ideal para o casamento 🤵
Peça informação e preços de trajes e acessórios a negócios perto de você

Outros artigos que podem te interessar