Poésie Joias
Poésie Joias

Como escolher o anel de noivado é uma dúvida frequente para quem deseja pedir a mão da pessoa amada em casamento. É ele quem irá formar o desejo de dar um passo adiante na relação e por isso precisa ser especial. Mas não há razão para entrar em pânico.

Aqui nós te daremos o caminho das pedras para que possa escolher adequadamente o material, a gema, o estilo e o tamanho mais apropriado para você e o seu par. Afinal, o anel de noivado é uma joia com importante simbolismo, de valor mais alto e que precisa durar a vida inteira. A sua qualidade e adequação precisa estar à altura de tal papel.    

Barreto Fotografia
Barreto Fotografia

Anel de noivado x alianças de noivado/casamento

O anel de noivado possui, tradicionalmente, uma pedra dominante (geralmente o diamante), solitária ou cercada por outras menores, e é dado à noiva na proposta de casamento. Já as alianças normalmente são compostas por um metal simples ou incrustadas de pequenos brilhantes e marcam o início da vida de casados, sendo usado pelos dois. Costuma haver uma diferença de preço bastante significativa entre elas. Mesmo que as alianças de casamento tenham pedras preciosas incrustadas, o peso total em quilates é geralmente menor.

Cartier
Cartier

Tendência nova

Mas uma tendência atual é a de substituir os anéis de noivado de diamante pelas alianças de noivado, que nada mais são do que as mesmas que serão trocadas ao altar. O que muda é apenas a mão do uso, passando da direita para a esquerda. Entre as vantagens de se aderir a nova ideia estão: 

  • Mais conforto: um anel ao invés de dois é mais prático
  • Menos dor de cabeça: é uma peça a menos para se preocupar em perder
  • Maior liberdade: você não precisará se preocupar em combinar um com o outro
  • Maior destaque ou maior economia: o valor que seria gasto em duas joias pode ser usado para comprar uma mais nobre ou simplesmente poupado

Lincoln Joias
Lincoln Joias

Material

A tradição manda que sejam feitas de ouro, ouro branco, prata ou platina, embora nos últimos anos o ouro rosé tenha surgido como uma alternativa. Embora a platina seja semelhante à prata, é significativamente mais cara por conta da maior densidade e raridade. Considere seu estilo de vida na escolha já que alguns metais arranham mais facilmente do que outros, além do orçamento, para saber como decidir o modelo do anel de noivado. 

Alexandre Fontenele Fotografia
Alexandre Fontenele Fotografia

Pedras

Diamantes seguem sendo os queridinhos das noivas, mas nada impede outras gemas sejam utilizadas. Considere uma safira branca, que é dura o suficiente para suportar o uso diário e tem uma cor semelhante. Esmeraldas, rubis e safiras azuis também são muito usadas. Entre as semipreciosas, a turmalina, a morganita e a água-marinha também renderão elogios. 

Mas se a sua ideia é tentar primeiro os diamantes, atente-se aos formatos (ou chamados "cortes"). Cada um deles tem um preço diferente e cada um tem um valor próprio por quilate. Cortes redondos são os mais caros, enquanto os pêra e marquise são os mais baratos. Se o tamanho da pedra for importante para você, conseguirá mais quilates a um preço melhor ao escolher um corte alternativo. Outra dica: economize comprando o diamante com alguma cor que parecerá incolor a olho nu uma vez colocado na joia.

BVLGARI
BVLGARI

Tamanho

Isso pode parecer óbvio, mas certifique-se de comprar o tamanho correto. Temperatura, dieta, gravidez e outros elementos biológicos podem afetar seus dedos. O anel não deve interromper a circulação do sangue ou ficar solto e correr o risco de cair.

Esse é o motivo pelo qual muitos noivos decidem levar a noiva para escolher junto. Mas se a ideia é fazer uma surpresa, pegue um que ela já use emprestado para fazer a medição na joalheria. Uma amiga ou familiar também pode te ajudar na empreitada. 

Swarovski
Swarovski

Outras dicas úteis para saber como escolher o tamanho do anel de noivado:

  • Nossas mãos dominantes são geralmente um pouco maiores - certifique-se de medir o dedo da mão correta.
  • Os anéis mais grossos tendem a ficar mais justos. Se planeja medir uma joia do seu par, tente com um de largura semelhante ao que deseja comprar.
  • Os dedos mudam de tamanho ao longo do dia. A melhor hora para a medição é no meio ou no final do dia.
  • Se a junta do dedo for maior, faça duas medições e escolha um tamanho intermediário. 

Poésie Joias
Poésie Joias

Estilos

Para escolher o modelo perfeito, considere o que se encaixa melhor no estilo de vida e personalidade do par. Além do orçamento, o estilo pessoal e as atividades diárias são as principais considerações que devem nortear a decisão. 

  • Tradicional

A configuração clássica e atemporal, com um diamante central, é chamada de solitário. É o mais popular entre as opções. Para adicionar um pouco mais de refinamento, considere uma configuração de treliça ou de cesta

  • Extravagante

Se a noiva gostar de um visual mais deslumbrante, tente uma configuração com o diamante mais alto ou uma que tenha mais diamantes cintilantes ao redor da pedra central. Eles farão a peça parecer maior do que é.  

Chanel
Chanel

  • Romântico

Arranjos com elementos orgânicos em seus designs, como folhas, vinhas e flores são delicados e encantadores. Para uma mulher mais ativa, considere uma configuração com moldura que mantenha a pedra mais protegida.

  • Vintage

O seu amor ama elementos vintage? Considere configurações de anéis de noivado antigos, como padrões de filigrana ou arabescos. Existem vários inspirados em peças de antiguidade. Também sempre é possível conseguir um que tenha sua própria história.

Boucheron
Boucheron

  • Moderno

Se a amada aprecia um estilo mais contemporâneo, aprecie algumas joias em formas não tradicionais. Ao invés de um diamante central, ela pode preferir várias gemas menores dispersas ou um modelo todo em brilhantes que imitam alianças sobrepostas. 

BVLGARI
BVLGARI

Como usar

O anel de noivado de diamante ou não é usado somente pela noiva no dedo anelar em qualquer mão. Já as alianças de noivado geralmente são usadas no anelar da mão direita. As alianças de casamento vão sempre na mão esquerda, podendo ser usadas acompanhadas da joia que marcou o noivado.

Poésie Joias
Poésie Joias

Esperamos que essas dicas tenham trazido maior segurança para saber como escolher o anel de noivado apropriado à sua realidade e começar a sua nova fase a dois. Qualquer decisão, seja por um anel de noivado tradicional ou mais moderno, tenha a certeza de que o importante é o simbolismo que ele carrega.