Buffet Luiz Scachetti
Buffet Luiz Scachetti

Quando planejamos o grande dia, nos empenhamos para que tudo saia perfeito sem falhas ou desperdício. Porém, nem sempre os convidados comem tanto quanto esperávamos no cálculo com o buffet, o que nos leva às sobras após a festança. Diante deste quadro, é natural haver dúvidas sobre o que fazer com aquilo que não foi consumido. Afinal, você não tem como adivinhar se alguém entrou de dieta ou resolveu pagar alguma promessa que a interdite de determinado prato! Se você também se incomoda com a ideia de descartar esse excesso, aqui vão algumas dicas do que fazer com a comida que sobrou do casamento. 

M&C Fotografia
M&C Fotografia

1. Combinem com o buffet

Antes de tudo, vale conversar com antecedência com quem vai fornecer os alimentos da festa sobre essa possibilidade. Talvez os prestadores de serviço já tenham potenciais destinatários para as prováveis sobras. Também é possível que o contrato não os autorize a deixar as sobras – algumas empresas podem optar por essa restrição para evitar riscos legais se os alimentos causarem uma infecção alimentar. Verifique tais condições.

2. Ofereçam aos convidados

Muita gente considera deselegante levar sobras de comida para casa após a festa, mas para alguns casais é a solução mais descontraída e simpática. Desde que esteja tudo limpinho e embalado com segurança, as "quentinhas" podem ser uma lembrança saborosa da noite anterior. Enfrentar a ressaca vai ser bem mais fácil com aquele delicioso bem-casado de ontem!

Rufino Fotografia
Rufino Fotografia

3. Guardem para o dia seguinte com os convidados íntimos

O famoso morning-after brunch ou enterro dos ossos, “em bom português”! Especialmente em casamentos para os quais os convidados viajam e ficam hospedados no local, um reencontro da família no dia seguinte pode ser ainda mais doce se contar com as guloseimas favoritas da festa. Os recém casados podem até tirar uma casquinha se já não tiverem partido para a lua-de-mel.

4. Piquenique/almoço/jantar a dois no dia seguinte

Ninguém quer que o dia acabe e, se optaram por um destination wedding, que tal estender as comemorações? Podem preparar o dia seguinte fazendo um piquenique. Com certeza vocês irão precisar dessa refeição reforçada para recuperar as energias após a celebração, e nada melhor do que relembrara os momentos que ainda estarão frescos, enquanto se recuperam com um piquenique delicioso.

Lucia Moreira Fotografia
Lucia Moreira Fotografia

5. Façam um agrado à equipe

Enquanto o casal celebra sua união e navega entre mesas e sessões de fotos, tem muita gente dando duro para garantir que a festa seja perfeita. Nada mais justo que valorizar este cuidado e dividir com essas pessoas o sabor dessa noite tão especial. Certamente os funcionários não estarão à míngua enquanto trabalham, mas garantir a eles algumas gostosuras no reencontro com as famílias após o serviço é uma simpática forma de agradecimento.

Beyker Fotografias
Beyker Fotografias

6. Doem a quem precisa

Doar a comida excedente para quem não tem o que comer é a atitude mais nobre, mas deve ser feita com responsabilidade. Os alimentos devem estar dentro do prazo de validade e perfeitamente conservados. Em tempos de Covid-19, é especialmente importante que estes alimentos sejam bem embalados e não tenham sido expostos à respiração ou saliva dos convidados. Nada que tenha ficado a noite inteira na mesa de frios junto daquele tio falastrão, portanto.

A doação pode ser feita diretamente a abrigos ou através de intermediários como ONGs e coletivos. Tenha em mente também que o processo de recolher, conservar e distribuir as doações tem um custo e é justo que o intermediário precise de ajuda com estas despesas. E é sempre bom lembrar que doação é pelo outro, não para benefício próprio. Então nada de fazer da doação um evento fotográfico para ganhar likes no Instagram!

Andreia Moura Fotografia
Andreia Moura Fotografia

Em todas as saídas para evitar o desperdício de comida no casamento, fica latente que qualquer que seja a solução encontrada, ela irá adoçar e fazer mais feliz a vida de mais gente. Pense que esta é uma forma de alongar a sensação boa do casamento, evocando as boas memórias do enlace através do paladar. Então nada de ficar se lamentando sobre caso venha a sobrar a comida da sua união. A sua dedicação em escolher os quitutes irá perpetuar os momentos felizes a mais gente!