Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

12 Coisas que só descobrimos no primeiro ano de casados

Sem dúvida é um ano muito especial na vida do casal, depois de todo o planejamento, e agora é hora de curtir a vida a dois. Mas, por mais que estejam juntos há tempos, algumas coisas só irão descobrir no primeiro ano de casados. Querem saber quais?

Tali Fotografias

Mesmo que o casal namore há anos muitos hábitos ou manias só virão à tona quando morarem sob o mesmo teto. A rotina do dia a dia será diferente das viagens de final de semana da fase do namoro, e alguns costumes podem ser notadas apenas quando começarem a conviver juntos. Muitos casais já moram juntos antes de resolver casar, já se conhecem suficiente. Mas a grande maioria passa pelo período de adaptação juntos e é nesse momento que precisam ter paciência, respeito e muito diálogo. Já tiveram uma grande experiência quando planejaram os gastos com a decoração do casamento ou souberam lidar com as divergências de posições, ao definirem como seriam os convites de casamento. Sendo assim, além de levar um buquê de flores de vez em quando para a esposa ou preparar o prato predileto para o maridão, precisam ter jogo de cintura quando perceberem certas coisas neste primeiro ano de casado.

1. Que o décor da casa deve ser escolhida pelos dois

Por mais que um de vocês tenha acertado com a escolha da decoração azul no casamento, não quer dizer que deva direcionar o décor sozinho. Os dois precisam colocar sua energia na alma da casa para ter a cara dos dois.

2. Que precisam administrar o dinheiro juntos

Se antes não tinham que prestar conta do uso do salário com ninguém, agora precisam priorizar as contas da casa. Os gastos pessoais são importante mas vão ficar em segundo plano. Talvez não dê para comprar um vestido de festa importado sempre que receber um convite como estava acostumada.

3. Que a faxina faz parte do dia a dia

Depois de abrirem todos os presentes e organizar a casa nova, vem a parte menos emocionante: a limpeza da casa. Como vão dividir as tarefas? Independente do noivo não gostar de lavar a louça ou a noiva ficar enojada com a limpeza do vaso sanitário, precisam aprender a administrar o funcionamento da casa.

Tali Fotografias

4. O uso do banheiro passa a ser dos dois

Se está acostumada a demorar horas para fazer a maquiagem e arrumar os cabelos, lembre-se de que não se trata de testar o melhor penteado preso do casamento  em frente ao espelho, seu marido também necessita um tempo adequado para usar o banheiro.

5. Aprender a compartilhar o espaço

O jogo de "eu me adapto" será uma constante em casa e na relação. Vocês aprenderão a ceder perante algumas manias um do outro e com o tempo, assumirão e aceitarão as algunas pequenas coisas que nunca mudarão. Esse processo de aprendizagem é fundamental para evoluir na relação e viver um casamento feliz.

6. Que a cama poderia ser maior

Com certeza no início é tudo maravilhoso quando vocês sempre querem dormir abraçados e juntinhos, mas com o passar do tempo, ambos precisam de espaço para dormir e um de vocês descobre que seu espaço é bastante limitado.

7. Que cada um precisa de um tempo a sós

Não é só porque vocês estão casados e vivem no mesmo espaço, que necessitam fazer tudo juntos. Aprender a respeitar o espaço do outro é fundamental para que vocês não percam a dimensão de quem são individualmente. Um momento a sós para ler um livro ou ver uma série que o outro não acompanha, sair com os amigos e amigas é fundamental e deve ser encarado de uma maneira relaxada e positiva para ambos.

Classe A Studio

8. Todos os dias farão novas descobertas

Um dia você descobre que afinal, seu marido não gosta tanto desse prato que você adora, ou descobre que ele coça o queixo quando está muito preocupado! Sim, cada dia será uma descoberta e você vai realmente conhecer todos os pontos fortes e fracos dele. Atenção, ele também está de olho em você!

9. Podem contar um com o outro sempre

Tanto nos momentos bons como nos maus, vocês descobrirão que apenas um abraço já bastará para acalmar. Vocês serão o apoio um do outro em tudo, aprenderão a viver com as derrotas e vitórias de cada um e isso tornará a relação ainda mais forte.

10. Um olhar será suficiente

Talvez não tenha entendido no momento que ele te olhou perplexo quando você definiu o bolo de casamento quadrado, mas chegará um momento em que não será necessário dizer nada porque vocês já se conhecem tão bem que não precisarão falar no momento, apenas um olhar será suficiente.

11. Que agora o "eu" virou "nós"

Não quer dizer que os projetos pessoais devam ser esquecidos. Mas para a relação funcionar, antes de tomarem uma decisão ou planejarem algo que possa modificar a vida dos dois devem pensar no "nós". Debater abertamente as aspirações e ouvir o que o outro tem a dizer sobre a questão é fundamental para o relacionamento se fortalecer.

Susy Asalim Fotografia

12. Que valeu o esforço

Quando vocês chegarem às bodas de papel e olharem para trás, verão o quanto cresceram nesse primeiro ano de casados. O empenho para ter a decoração da festa de casamento que tanto queriam e todo o sacrifício para comprarem o apartamento valeu muito a pena. E uma vez mais, vão agradecer por terem se encontrado em algum momento da vida e terem decidido dar esse grande passo que é o casamento.

Embora seja um período de muito amor é uma fase de total aprendizado para conhecer melhor cada pequeno detalhe do outro a fim de torná-lo ainda mais feliz. Então, cada vez que ouvirem a  música da entrada do casamento  a recordação de tanta alegria será relembrada. E, sempre que olharem as fotos do primeiro beijo de casados ou do brinde sob o bolo do casamento terão a certeza de como fizeram a escolha certa. Afinal, como diz o velho ditado, "só o amor constrói".