Carol Bassolli Photo
Carol Bassolli Photo

Cada pormenor da recepção é escolhido por representar o gosto do novo par, e essa regra vale ao definir tudo que será servido no buffet que, além de delicioso, precisa necessariamente ter a essência do casal. Uma parte esperada pelos amantes de doce é a hora do bolo de casamento e das sobremesas, e se vocês adoram cheesecake... Por que não adicionar ao menu? 

Feita de uma maneira simples e com coberturas variadas, essa torta é uma sobremesa americana, que surgiu em 1880, em Nova York. A receita se espalhou pelo mundo e conquistou os brasileiros que apreciam a mistura de queijo cremoso, biscoito e geleia: eis o cheesecake. O nome significa bolo de queijo e é muito prático de ser feito e servido, possui várias versões. Por ser um doce leve, combina com casamentos na praia, no campo e na cidade, e pode ser uma opção saborosa para enlaces desde os mais tradicionais aos mais despojados, saiba como.

Clube do Comércio de Porto Alegre - Barcelos Eventos & Gastronomia
Clube do Comércio de Porto Alegre - Barcelos Eventos & Gastronomia

Um receita fácil

O cheesecake tradicional tem os seguintes ingredientes: açúcar, manteiga, ovos, leite condensado, queijo cremoso (cream cheese), biscoito doce sem recheio (tipo maisena) e geleia de morango. Já o modo de preparo envolve bater o biscoito no liquidificador até ficar uma farinha para misturar com o açúcar e a manteiga. Isso será prensado no fundo e nas laterais de uma forma. Depois é só colocar a mistura de queijo cremoso, leite condensado e ovos e finalizar com a geleia de morango para ir ao forno por 30 minutos, além de decorar com alguns pedaços da fruta.   

Anis Cozinha Vegetal
Anis Cozinha Vegetal

Sabores tradicionais e brasileiros

Outros sabores para a cobertura foram testados e aprovados como o de frutas vermelhas e, claro, os sabores brasileiríssimo, como é o caso do cheesecake de sabor Romeu e Julieta, um dos mais tradicionais, composto por queijo e goiabada.

Mas não são os únicos, é sempre possíbel ousar mais com sabores de frutas locais, já que o Brasil conta com as mais deliciosas em cada região. Há também as versões de chocolate, limão, maracujá e até caju. Esse último dá o toque brasileiro e tropical para o doce, principalmente se a festa for em um lugar aberto e de dia.

Lu Doces
Lu Doces

Ideias para servir

A apresentação sempre conta muitos pontos em uma recepção de casamento, por isso é preciso ter um cuidado especial, para que todo o seu conceito esteja em harmonia. E para tal, existem algumas sugestões valiosas:

Peccato Doces Finos
Peccato Doces Finos

  • Essa sobremesa pode ser servida em fatias pelos garçons para um serviço volante, se a comemoração for realizada em um salão ou casa de festas, por exemplo, até substituindo o bolo tradicional se assim desejarem;
  • O estilo finger food, quando o alimento é oferecido em um tamanho reduzido é uma boa solução para os convidados que ainda estão na pista de dança embalados pelas músicas da festa e precisam repor a energia com algo doce. Nesse caso, cheesecake em pequeas taças pode ser um charme;
  • Outra ideia é colocar a sobremesa na mesa de doces se o casamento for diurno, com serviço de brunch. Mas para que tudo seja feito com cuidados, é recomendável um garçon com luvas para servir cada pessoa. Pode ser a torta grande, mas as mini tortinhas facilitam nessa hora e deixam a mesa mais charmosa. 

Chef Camila Figueredo
Chef Camila Figueredo

Lembrança comestível

O cheesecake pode ser apresentado em potinhos delicados, de vidro ou madeira, e com colherzinha do mesmo material para acompanhar, o que será perfeito para oferecer como uma lembrancinha do casamento, algo diferente e que os convidados vão adorar (especialmente os que adoram doces!).

E se desejam um toque mais refinado para que os amigos se lembrem sempre, a receita ainda pode levar chantili na mistura, um toque de limão e os pedaços de morango ou de outra fruta podem ser colocados no recheio também.

Cravo e Canela Doces
Cravo e Canela Doces

Recomenda-se sempre que o casal faça a degustação para ter certeza de que o fornecedor fará a sobremesa do jeito que querem e com a apresentação mais apropriada. Conversem com o responsável pelo buffet, e saibam qual é a melhor forma de colocar essa delícia no seu cardápio. O cheesecake chega nas recepções de grandes festas para conquistar os paladares do casal e dos convidados de uma maneira autêntica e despretensiosa, com a certeza de que o menu terá uma graça a mais.