Há quem prefira um dia reservado apenas para si, onde todos os olhares estarão voltados para o seu vestido de noiva, as lembrancinhas de casamento terão apenas o nome de vocês dois e um único bolo de casamento para celebrar esse "sim", ou seja, uma ocasião onde apenas o noivo e a noiva são os protagonistas. Mas há também aqueles que priorizam o companheirismo e dão ainda mais significado a uma festa quando ela é celebrada em dose dupla, subindo ao altar lado a lado com um irmão ou uma irmã. Se vocês estão pensando em enviar os convites de casamento em quatro mãos, e têm dúvidas entre uma festa assim ou outra mais convencional, conheçam as vantagens e desvantagens de um casamento duplo e vejam se era tudo aquilo que estavam procurando.

Sítio Arca de Noé

Economia

Uma das grandes questões dos noivos quando começam a organizar a festa é o tamanho do orçamento que terão disponível e como irão conseguir adapatar a festa que desejam a ele. Muitas vezes precisam encontrar soluções para que o sonho caiba em seu bolso, seja nas opções de convites de casamento baratos ou mesmo diminuindo os gastos em elementos que costumam "salgar a conta", buscando, por exemplo, opções de aluguel de vestidos de noiva.

Quando a festa é feita em dupla esses valores diminuem, já que podem ser compartilhados em entre os casais. Isso não quer dizer que o valor cairá pela metade já que, provavelmente, o número de convidados irá aumentar. Porém, ainda assim, terão gastos reduzidos, o que é uma grande vantagem para quem busca economizar.

Keith Imamura Fotografia

Afinidades e decisões em conjunto

Se vocês já encontram dificuldades em tomar decisões entre noiva e noivo, esse trabalho será redobrado quando mais um casal entrar nos preparativos. Ainda que sejam irmãos, muitas vezes os seus gostos podem divergir, então tenham em mente que o primeiro passo para aceitar um enlace duplo são as afinidades que mantém com o outro casal. É importante que vocês conheçam os gostos do outro casal e vejam se são compatíveis com o de vocês, independetemente do grau de afeto que têm um com o outro. Assim evitarão muitas dores de cabeça quando chegar o momento da escolha da paleta de cores para a festa ou da procura pelos modelos de lembrancinha para casamento.

Divisões de tarefas

Se, por um lado, terão um pouco mais de trabalho tomando decisões em conjunto, por outro economizarão muito tempo dividindo as tarefas entre quatro pessoas. Uma festa organizada por apenas um casal pode ser bastante cansativa, são muitos encontros com fornecedores, preparativos e, tudo isso, conciliado com afazeres do dia a dia e o trabalho. Mas com duas pessoas a mais, as tarefas serão melhor distribuídas e, para que ninguém se sinta prejudicado, sentem-se juntos e vejam por quais atividades cada um apetece responsabilizar-se e logo as que devem ser feitas em conjunto. Assim, quem sabe não sobra até um tempinho extra para descobrirem como fazer as lembrancinhas de casamento e personalizar a festa?

Larisse Marques Fotografia

Lista de convidados e questões práticas

A lista de convidados assombra qualquer um que esteja com um pé no altar. É mais difícil do que imaginam, e essa dificuldade duplica em um casamento para dois casais. Por isso devem começar a fazer essa lista com mais antecedência. Conversem muito e estipulem um número máximo para toda a festa, feito isso cada casal poderá fazer sua própria lista, sempre respeitando o limite. E só depois de finalizada a lista, podem sair em busca dos modelos de convite de casamento.

Além da lista de pessoas para convidar, há outras questões práticas que devem ser consideradas, como o tempo que irá durar a cerimônia e qual o estilo de celebração que querem para formalizar a união; se será religiosa ou apenas civil; se os dois casais irão vestir trajes iguais, parecidos ou bem diferente; se acontecerá durante o dia ou à noite, e se os quatro preferem um ambiente fechado ou aberto.

Anderson Tibes Fotografia

São muitas questões para se pensar, mas se decidiram comemorar esse dia com pessoas que signficam tanto para vocês, como um irmão ou uma irmã, certamente encontrarão soluções para todos esses pormenores, e será emocionante ver os quatro no altar, seja com modelos de vestido de noiva parecidos ou diferentes. Quando o beijo dos noivos acontecer em dupla, com uma música romântica de casamento ao fundo, os convidados não irão conseguir conter as lágrimas!