Seguimos ao seu lado nesse momento. Consulte o nosso Centro de Ajuda.
Casamentos

Caminho até o altar: juntos ou separados?

Os tempos mudam e as tradições também. Hoje em dia fazer o pedido de casamento não é exclusividade do homem, e muitos noivos estão optando por uma entrada diferente na igreja, no dia da cerimônia.

Luiza Rondon
Luiza Rondon

Studio For You


Um dos momentos mais esperados de qualquer casamento é a entrada dos noivos na cerimônia, e sua caminhada rumo ao altar. O tradicional é que entrem separadamente, o homem acompanhado de sua mãe, e a mulher junto com o pai. Muitos casais, porém, estão optando por formas diferentes, não tradicionais de aparecerem.

Uma delas me marcou bastante. Há pouco tempo ouvi a história de uma pessoa que foi ao casamento do amigo em Minas Gerais e se impressionou com a atitute de noiva. Ela entrou primeiro na igreja e, quando chegou no altar, pegou o microfone e fez uma declaração de amor ao seu futuro marido: “hoje é o seu dia, você é a estrela aqui!  E eu vou te fazer muito feliz!”. Todos se emocionaram com sua atitude, totalmente incomum, já que a noiva é destaque na maioria dos casamentos.

Se gostou da ideia, veja mais duas formas de quebrar o protocolo nesse momento da cerimônia: o noivo pode te esperar na porta da igreja. Quando você chegar, de carro, ele abrirá a porta, e te dará o último beijo antes de casarem. Depois, podem caminhar juntos até o altar, numa entrada triunfante. Cabe ao casal decidir se será antes ou depois dos pais, padrinhos e madrinhas.

Procedendo assim, estarão agindo fora dos padrões de outra forma também, pois o noivo poderá te ver vestida antes da cerimônia. Pra quem acha que dá azar, temos outra opinião: isso não passa de lenda!

Ok. Essas são formas diferentes de se começar uma cerimônia de casamento, o que não significa que a maneira tradicional esteja ultrapassada. Também é muito bonito ver o noivo caminhar de braços dados com sua progenitora, seguido das daminhas e pajens, padrinhos e madrinhas e, por fim, a noiva ao lado do pai. Cabe a você decidir com qual forma se identifica mais!

 

Murillo Medina Fotografia

Outros artigos que podem te interessar

  • Noivos com pais separados, o que diz o protocolo?
    Protocolo de casamento
    Noivos com pais separados, o que diz o protocolo?
    No momento de organizar a entrada na igreja, muitos noivos com pais separados, se encontram na maior dúvida. Veja como fazer para seguir o protocolo e ainda conseguir que todos fiquem muito à vontade.
  • Quem leva a noiva ao altar?
    Protocolo de casamento
    Quem leva a noiva ao altar?
    O mais tradicional é que seja o pai, mas atualmente existem outras opções que se adaptam a distintas situações familiares e pessoais. Pensando numa entrada especial caracterizada ao seu estilo? Confira algumas opções.
  • 12 Ideias para decorar o caminho até o altar
    Casamentos religiosos
    12 Ideias para decorar o caminho até o altar
    Essa será talvez a passarela mais importante da vida de um casal, onde vocês se encontram para concretizar a união, e merece atenção e carinho em cada detalhe. Todos os olhos estarão voltados para a sua entrada, então... Inspirem-se!
  • Cuidados para decorar o corredor que leva até o altar
    Onde celebrá-lo
    Cuidados para decorar o corredor que leva até o altar
    Em um primeiro momento, o corredor que leva ao altar parece não significar muito para os noivos. Mas quando lembrarem que será o caminho de sua entrada triunfal no dia C, certamente vão enxergá-lo de outra forma! Vejam algumas dicas para otimizá-lo.
  • 10 decorações para o altar do seu casamento
    Casamento civil
    10 decorações para o altar do seu casamento
    Se o seu casamento será realizado fora da igreja, o seu altar precisa de uma decoração especial e hoje, ajudamos a pensar em como conseguir um altar de sonhos!