Querência
Querência

Cheio de significados para o dia C, o buquê de flores carrega muita história, é visto como um elemento simbólico que surgiu sob o pretexto de que trazia prosperidade ao casal. É considerado o complemento mais especial ao vestido de noiva, afinal além de trazer charme ao look também é emblemático já que, segundo crenças populares, afasta o mau olhado.

Por isso, em alguns países é habitual que madrinhas e damas de honra também levem um buquê como um complemento para o seu vestido de festa, para que emanem boas energias aos noivos. Embora não tão comum no Brasil, saiba que esse costume pode fazer toda a diferença para criar um cenário incrível para a cerimônia. 

Dream Image - Foto e Filme
Dream Image - Foto e Filme

Alguns cuidados

Para que a protagonista do dia tenha destaque é de bom tom escolher buquês para as madrinhas que estejam em harmonia com o seu, mas que não sejam uma cópia. Uma boa idéia é que os ramos delas tenham algumas flores que estarão no seu buquê, de que maneira você irá criar um sentido de continuidade.

Outro cuidado é com os trajes que irão vestir. Antes de escolher o buquê, é recomendável já ter feito a opção das cores e estilo dos seus vestidos. Dependendo das tonalidades, do comprimento etc, a escolha dos ramos deve mudar para estar em harmonia.

Lucas Lopes
Lucas Lopes

Clássicos e cheio de personalidade

Se o objetivo dos noivos é uma proposta de decoração de festa de casamento formal e sofisticada, todos os detalhes devem ser voltados ao estilo, inclusive o buquê de noiva rosa ou branco, e todos os acessório do look. Portanto, madrinhas e damas podem adotar um buquê semelhante ao da protagonista só que em uma versão menor ou mais delicado.

O buquê cascata poderá ser com um caimento mais discreto, o buquê com acabamento brilhante usado pela noiva pode ser confeccionado para as madrinhas em um tamanho menor e sem tanto brilho, ou ainda é possível criar um contraste quando a noiva optar por rosas vermelhas, então as madrinhas usam rosas brancas ou em outros tons pastéis

São Paulo Fotografia
São Paulo Fotografia

Ecológicos e charmosos

Cada vez mais presenciamos cerimônias campestres ao ar livre, com propostas de decoração de casamento rústico incríveis para valorizar o local, por isso o buquê de flores do campo das madrinhas deve acompanhar o conceito com charme. Além de acabamentos mais despojados com juta ou sisal, ainda pode pensar em um buquê com flores secas ou suculentas para as madrinhas, evidenciando essa pegada ecológica que o campo pede.

Marie Eventos & Cerimonial
Marie Eventos & Cerimonial

Corsage

Caso prefira algo mais diferente, o corsage é super delicado e romântico, uma tradição que pode até ser considerada "vintage" e é bem popular em outros países. Pode ser um detalhe encantador ao vestido longo de festa das madrinhas. Trata-se de uma fita ou pulseira, com uma flor natural amarrada no pulso que é próprio para as madrinhas ou damas de honra.

Mas se deseja uma releitura desse acessório, elas podem usá-lo amarrado no antebraço trazendo um toque original, basta que combine com as cores dos looks e demais complementos para que fiquem em harmonia criando uma identidade visual perfeita.

Giovana Girardi Conviteria
Giovana Girardi Conviteria

Um detalhe inesquecível

Uma forma de agradecer e consagrar o papel das madrinhas é pensar em algo bem especial para mimar suas amigas, portanto idealize algo muito marcante. Tanto um buquê de flores artificiais ou um modelo com pedras, será uma peça memorável para eternizar o momento e enaltecer a amizade.

Uma alternativa marcante é confeccionarem juntas um ramo de flores aromáticas, aproveitando a ocasião para confraternizar de uma forma única e fazer um buquê cheio de significados.

Nathi Grotto Fotografia
Nathi Grotto Fotografia

Um dia tão cheio de magia merece que cada pormenor seja imensamente elevado, seja com as plaquinhas com frases curtas de amor ou com os docinhos de casamento, todos os detalhes ganham relevância para tornar o acontecimento ainda mais único. O buquê das madrinhas é apenas um elemento que irá evidenciar a amizade de vocês, assim como as lembrancinhas do casamento, os arranjos das mesas ou até os cartõezinhos de agradecimento.