Existem muitas possibilidades, na hora de definir o que oferecer aos seus convidados. Coquetel, almoço, jantar, buffet, restaurante, brunch ou catering. Vamos ver as vantagens e desvantagens de cada um, para você poder definir a melhor opção para o seu casamento.

O orçamento sempre vai ser o fator determinante na hora da escolha. Assim, veja o que melhor se enquadra aos seus planos.

Buffet

Os convidados terão à sua disposição uma variedade de pratos, assim será um pouco mais caro que o coquetel. Mas mesmo tendo uma diversidade maior, dá para economizar com escolhas corretas. Por exemplo, um buffet com entradas (saladas) e massas variadas, uma opção econômica e que agrada a maioria.

Não requer muito serviço, já que será “self service” e também toda a exposição de comidas e doces estarão em espaços próprios, mais fácil para os convidados se servirem. A decoração também será mais enxuta, apenas arranjos maiores nas mesas expositoras e nas mesas de apoio são opcionais.

Daniela Benatti Eventos

Catering

É a opção mais tradicional, com almoços ou jantares servidos a “la francesa”, ou seja, servido diretamente por garçons. Geralmente é oferecida uma entrada e mais dois pratos ou duas variedades, sobremesa e a bebida sempre opcional.

Aqui você contrata uma empresa especializada em cattering, que prepara toda a comida de uma forma bem personalizada. Além da parte de alimentação eles também têm a decoração e toda a preparação do evento. Servem aonde você quiser, eles levam tudo o que será necessário para o serviço, todos os objetos de decoração, louça, toalhas e mobiliário.

Eles também conseguem o que a sua imaginação permitir, animação, decoração específica como um aquário com peixes exóticos ou uma carruagem para te levar.

Claro que o valor é mais elevado por ser customizado. Mas eles montam e preparam tudo aonde você quiser, uma fazenda, uma casa de praia, um salão de festas de um prédio ou outro lugar de sua preferência.

Katia Criscuolo

Restaurante

Comemorar diretamente em um restaurante é uma boa opção, pela facilidade e comodidade com a organização. Os funcionários estarão acostumados a trabalhar no mesmo ambiente. Vários restaurantes oferecerem pacotes econômicos para casamentos, assim você pode conseguir algo que entre no seu orçamento.

Se o orçamento estiver muito apertado pode optar pelo casamento por adesão, onde cada convidado pagará o que consumir no restaurante.