Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

Aprender a dançar a valsa de casamento

A valsa é o clássico baile dos noivos e um dos momentos mais bonitos do casamento. Quer triunfar nesse momento e surpreender seus convidados? Anote tudo!

Maria João Lopes
Maria João Lopes

Lívia Silva Assessora de Evento e Cerimonialista

O clássico nunca falha e a verdade é que a valsa continua sendo a tradicional dança dos noivos para abrir o baile de casamento. O que por vezes não acompanha tal tradição é o casal, que nem sempre se move como peixe dentro de água nesse campo e pode necessitar alguns conselhos para surpreender os convidados quando o momento chegar.

Primeiramente, podem começar por ver alguns vídeos na internet, caso o orçamento seja reduzido e se preferem treinar sozinhos, mas talvez não seja suficiente se ambos forem principiantes. Já pensaram em ter mesmo aulas de dança em grupo ou particulares? São cada vez mais comuns os casais que optam por essa opção para surpreender tudo e todos no grande dia. Se esse é o caso de vocês, podem anotar essas dicas:

Quando começar?

Dependendo do nível de conhecimento, podem começar a ter aulas desde um ano a um mês antes do casamento. Quanto mais tempo tiverem para treinar, mais tranquilos estarão no momento do baile, assim que, se falta menos de um ano para o grande dia, pode ser uma boa ideia ir pensando nesse tema.

Quantas aulas devem ter?

Uma vez mais, depende do tempo, do orçamento disponível e da complexidade da coreografia que vocês desejam ensaiar. Por exemplo, uma aula é suficiente para aprender os movimentos básicos e dez aulas podem ser fundamentais para surpreender os convidados de vocês com uma valsa perfeita.

Levem os sapatos do casamento para as aulas

Quanto mais real for a aula, melhor. Optem sempre por usar os sapatos do casamento ou alguns muito parecidos durante as aulas. Assim poderão controlar os movimentos na perfeição e não correm risco de cometer algum erro no dia do casamento.

Retrarte Fotografia

Como controlar os nervos? Pratiquem muito!

Pratiquem dentro e fora da aula, sempre que tiverem um tempinho a dois. Dançar pode até servir para rirem e descontraírem em casal. Treinar a valsa do casamento sempre será um grande plano. Quanto mais praticarem, menos nervosos estarão depois, já que sentirão mais confiança em vocês.

Relaxem no momento de abrir o baile

Pensem que não são profissionais e que os passos de vocês nunca são perfeitos, mas não desistam à primeira ou deixem que os nervos se apoderem de tudo. No dia do casamento, tudo será perfeito e não será o baile que irá atrapalhar seja o que for. Esse é o momento de vocês, assim que aproveitem essa magia ao máximo!

E por aí? Mais alguma dica para aprender a dançar a valsa de casamento?