Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

5 Perguntas para decidir se deve ir ou não a um casamento

A dúvida não mora apenas na cabeça dos noivos. A decisão de ir ou não a um casamento envolve muitas questões. Se esta é a sua indecisão, te ajudamos com algumas dicas essenciais para vocês convidados.

Existe uma época de nossas vidas que se inicia a temporada de casamentos. É quando seus amigos mais próximos ou familiares, por questão de idade ou financeira, decidem oficializar a relação. Quem está nessa fase sabe que os convites de casamento vão chegando tão constantemente como suas contas. Muitas vezes pode ser cansativo, já que é um evento que requer uma certa preparação, looks e vestidos de festa preparados e tempo para poder comparecer. Se você estava em dúvida em ir ou não a esse casamento que se aproxima, te damos algumas dicas para ajudar na decisão. Responda essas perguntas e veja se sim, deve ir, ou se pode pular esse evento.

Qual o grau de intimidade e proximidade?

É a primeira pergunta que se deve fazer, você se considera próximo aos noivos e os conhece intimamente? Conhece a história dos dois e participou de fases da vida ou momentos especiais? Provavelmente você se pegará pensando nessas perguntas com um ar gostoso de nostalgia e emoção. Se esse for o seu caso, considere, sim, comparecer ao evento. Na hora que fizeram a lista e enviaram os modelos de convites de casamento com esse mesmo carinho. Mas, se do contrário você não conseguiu se lembrar de muitos momentos especiais ou se sabe que se conhecem, mas que não compartilham uma amizade íntima, talvez não seja um problema se ausentar.

Quando foi a última vez que se viram?

Pode ser que sejam amigos e com um grande carinho e que, em uma época da vida eram muito próximos, mas hoje em dia, com o passar dos anos já não compartilham tanto o dia a dia. Se acha que perderam muito o contato, ou se conhece apenas um dos noivos e não acompanhou o namoro deles juntos, pode considerar pular o evento. Mas cuidado, ainda que faça muito tempo que não se vejam, tente conversar com seu amigo para saber se o grau de afinidade continua alto e descobrir se faz questão da sua presença.

Se sentiria mal por não comparecer?

Pense se depois de passado o dia do evento e quando todos começarem a compartilhar as fotos dos momentos emocionantes, da decoração da festa de casamento, e do momento do lançamento do buquê, você não sentirá uma pontinha de arrependimento de não estar com eles compartilhando essa alegria. Talvez seja importante para você estar presente, mas você não considerou como se sentiria se não fosse.

Você conhecerá outros convidados?

Uma das grandes objeções quando se é convidado a um casamento é: vou conhecer outras pessoas além dos noivos? Você sabe que não poderá contar com a atenção e companhia dos noivos nesse dia, e se não se sente cômoda em estar em um evento sem acompanhante, veja com os amigos em comum se eles poderão comparecer. Mas, se isso não te afeta, nem se preocupe com companhia, já que o evento será repleto de emoções e atividades.

Onde será realizado o casamento?

Outro fator importante é o se terá que se descolar. Já que gastos influenciam em tudo nas nossas vidas, e não só dos noivos que buscam cortar gastos com convites de casamento baratos e originais, considerar o quanto irá gastar em um casamento fora da sua cidade é de grande importância. Pode ser o fator decisivo para sua grande dúvida.

Decidida se irá participar desse evento tão especial? Se decidiu ir, então é a hora de escolher o penteado para casamento que mais combina com a sua roupa e se preparar para dançar com os noivos as clássicas músicas de casamento.