Aceitar um convite de casamento é também dizer “sim” a um compromisso cheio de detalhes. Um deles, e que um dos mais importantes, é buscar o modelo perfeito entre tantos vestidos de festa, aquele que combine com você e com o estilo do enlace para o qual foi convidada. Saber qual tipo fica melhor com o seu formato de corpo é o primeiro passo e, para as mulheres que querem realçar a sua sensualidade de forma discreta, os vestidos para casamento com fenda são uma ótima opção. Você poderá inclusive encontrar um modelo perfeito e que caiba no seu orçamento, já que as tendências indicam que as fendas não sairão de moda tão cedo. 

Modelo argentino

A vida imita a arte ou a arte imita a vida? No caso dos vestidos com fenda, a vida imitou a arte, mais especificamente o Tango, dança típica argentina, marcada por uma música intensa e dramática. Com coreografias fortes e bem sexy, as bailarinas de tango sempre dançam com trajes igualmente sensuais, e que precisam dar a elas total flexibilidade de movimentos, daí a origem das fendas, aberturas que deixam as pernas à vista, e a cada passo vão mostrando ou escondendo essa parte do corpo. A fenda nasceu da necessidade de liberdade durante a dança, e com o tempo foi ganhando mais espaço nas passarelas do mundo. 

Para todos os gostos

Ainda que confira, inevitavelmente, certo ar sexy aos vestidos longos de festa, as fendas podem ter diferentes cortes e alturas, desde as mais cavadas às mais discretas. Os trajes com fenda podem ser encontrados em muitos estilos, desde os clássicos aos mais ousados. Convidadas que querem manter um ar tradicional em sua escolha podem encontrar entre os modelos de vestido de festa exemplares perfeitos. Com uma variedade enorme de decotes – entre eles o canoa, o decote em V e até o assimétrico – é possível optar também entre silhuetas distintas, e a fenda cai bem em todas: corte reto, princesa, império ou evasé.

Para quem deseja investir em versões mais ousadas, as marcas têm apresentado vestidos para convidadas de casamento com fendas dos mais variados tipos, com transparência, decote em evidência e aberturas cavadas e curtas, para todos os gostos e personalidades.

Cada traje trabalha o lado sexy de quem o usa de uma forma distinta e, para os próximos anos, alguns designers têm investido, inclusive em fendas duplas que, ao caminhar, deixam ambas pernas em evidência. Uma escolha ousada, que pode ser usada tanto em enlaces noturnos quanto diurnos, dependendo da tonalidade e do tecido do modelo.  

Potencializando as suas belezas

As fendas permitem potencializar certas partes do corpo. Para mulheres baixas, por exemplo, a fenda cavada em um vestido longo pode atuar alongando as suas pernas, especialmente se o vestido for escuro e liso, em tom preto ou azul escuro, por exemplo. Mulheres com ombros largos e seios grandes também podem investir nesse artifício para, que direciona o olhar direto para as pernas, e pode ser equilibrado com decotes assimétricos ou em V (que não seja profundo). 

Equilíbrio é a resposta

O principal cuidado ao escolher um vestido com fenda é evitar que o look possa converter-se em algo vulgar. Experimente o traje antes do dia do evento, caminhe com ele e veja se está confortável e se a fenda escolhida tem o ar elegante que um enlace pede. E, claro, sempre importante equilibrar os acessórios e adaptar o grau de sensualidade ao tipo de festa. Para as convidadas que desejam aumentar a silhueta, o mais recomendável são vestidos que se ajustem ao corpo, e que tenham uma fenda média, pouco acima do joelho.

Existe uma variedade imensa de vestidos de noiva, mas como convidada o seu leque de opções também é imenso, então pesquise as cores e tecidos que combinam com o seu corpo, sua pele e o seu estilo, e prepare-se para ser a primeira a pegar o concorrido buquê de flores da sua amiga.