Ser madrinha de casamento é o sonho de qualquer grande amiga da noiva, mas nem sempre tudo ocorre com perfeição. Elas assumem um papel fundamental durante os preparativos e no grande dia, apoiando a noiva nas aflições da escolha do convite de casamento, ou acompanhando-a nas provas de vestido de noiva, aconselhando em todas as situações, podendo mesmo chegar a resolver alguns imprevistos que possam acontecer no dia C. Sim, elas irão usar um lindo vestido de festa feito especialmente para elas, e irão viver toda a emoção "no camarote", mas há coisas também que devem ser evitadas quando são madrinhas. Quer saber quais são?

1. Aceitar ser madrinha antes de ser convidada

É muito provável que a sua melhor amiga irá convidar você para ocupar esse papel, mas você está tão eufórica com a novidade que prontamente se auto-convida. Cuidado, você pode estar pressionando sua amiga em um momento delicado, com tantas emoções, então não antecipe nada. Talvez ela queira fazer uma surpresa ou tenha pensado em algo especial para o pedido. Dê espaço para que ela crie um modelo de convite de casamento muito especial onde pede que você seja uma das pessoas que vão acompanhá-la na trajetória até o altar, desde as primeiras escolhas, como as flores para casamento, até o seu "sim, aceito".

2. Estragar surpresas

É óbvio que as surpresas que as madrinhas estão planejando para o chá de lingerie ou chá de panela da noiva devem ficar em segredo, verdade? Então mantenha tudo no máximo sigilo, não deixe escapar nenhum detalhe nem mostre algum presente para a noiva, por mais ansiosa que você esteja para contar tudo. Desvie a atenção para os modelos de lembrancinhas de casamento que vocês têm que buscar para o grande dia.

3. Não ouvir a noiva

Com certeza você não quer ser uma madrizilla, então escute a noiva antes de dar sua opinião ou descartar a cor ou modelo de vestido de festa que ela propõe. Lembre-se de que o casamento é dela e que você terá que ceder se alguma das duas não concordarem em qualquer item da organização. Em resumo, você pode dar sua opinião caso não concorde com algo, mas deixe sempre a noiva falar antes para que ela não sinta que é você quem decide tudo.

4. Fazer mais dramas que a noiva

As madrinhas possuem a função de apoiar e, sobretudo, acalmar a protagonista do dia. Não estão ali para se estressarem mais do que a noiva durante os preparativos ou durante a diversas escolhas que devem ser feitas. Dê espaço a sua amiga, acompanhe-a quando necessário e seja firme e ponderada em suas opiniões. Ter uma madrinha tranquila e companheira é tudo o que uma noiva deseja nessa vida.

5. Gastar muito dinheiro

É o casamento da sua melhor amiga, mas você não precisa gastar todas as suas economias porque, claro, o casamento é dela e não seu. Não precisa dar “presentes” para que ela decore a recepção com detalhes que você imaginou, também não precisa oferecer acessórios para o look, noite de núpcias, vida de casada etc. Opte por escolher apenas um presente especial, dentro do seu limite financeiro, e ele fará sua amiga lembrar-se de você com carinho, não se preocupe.

 

6. Ser o centro das atenções no casamento

Não tente roubar todas as atenções para você no dia do casamento da sua amiga. Você sonhou com esse momento tanto quanto ela e se lembra de todas as vezes em que vocês brincaram de casamento durante a infância, mas, quando o dia chegar, deixe que todas as atenções se virem para a noiva. E se ela não conseguir estar muito com você, compreenda que são tantas pessoas e emoções, que nem sempre é fácil dar atenção para todo mundo. Apenas relaxe e desfrute desse dia tão feliz.

7. Beber demais no dia anterior ao casamento

Um brinde à amiga que vai se casar, dois, três, quatro… e uma tremenda dor de cabeça no dia do casamento. A emoção em ver sua melhor amiga se casando é grande, mas deixe todos esses brindes para o grande dia. Aproveite para relaxar e descansar bem na noite anterior, já que a noiva vai precisar muito de você no dia do "sim". E sem qualquer sinal de ressaca, claro!

Com certeza ter alguns cuidados irá valer a pena e vocês irão aproveitar essa trajetória da melhor maneira possível. Quando menos se derem conta, chegará o dia de enviar os convites de casamento e, em seguida, o dia em que vocês irão dançar juntas todas as músicas de casamento. Por isso aproveitem cada minuto desses meses em que estarão mais próximas do que nunca.