Nascimento Foto e Vídeo
Nascimento Foto e Vídeo

Queremos sempre que tudo dê certo quando planejamos um casamento porque envolve o sonho do casal, o orçamento, os fornecedores, as famílias e os amigos. Sem contar que uma celebração, mesmo intimista, requer planejamento e dedicação para que tudo saia perfeito. A decoração do casamento, a escolha do buffet, dos padrinhos, do local, vestido e traje, entre outros detalhes dependem de tempo e dinheiro e, com isso, muita energia é empregada no processo.

Entretanto, pode acontecer alguma eventualidade, algo que saia do controle ou que não depende da vontade de vocês e nem de outras pessoas, ou até mesmo a necessidade de mais tempo para que o sonho se torne realidade de uma maneira melhor. Se este é o caso de vocês, a primeira coisa é acalmar para pensar de forma racional e tomar algumas providências. Para ajudar, reunimos algumas orientações neste artigo para que o adiamento seja o menos prejudicial possível.

Davi Santi
Davi Santi

Os convidados

Caso a necessidade de adiar a data ocorra antes de enviar os convites ou qualquer comunicado, podem ficar tranquilos com esta parte. Mas se os seus convites de casamento criativos já estão nas mãos de seus familiares e amigos, não percam nenhum minuto para avisá-los de sua decisão de adiar a celebração. É provável que eles já tenham guardado a data para celebrar com vocês, podem ter anulado outros compromissos, ou até solicitado uma folga ou reservado um transporte para chegar ao local, então o melhor é atuar com agilidade nesse momento.

Como a questão aqui é a rapidez, se possível avisem pessoalmente aos familiares mais próximos e aos padrinhos. Para todos os outros convidados o indicado é enviar um correio eletrônico (e-mail) e pedir que confirmem o recebimento. Ali vocês podem explicar as razões (caso possam fazê-lo) ou apenas informar a decisão que tomaram, seguido de um pedido de desculpas pelo contratempo. Todos irão entender, já que um adiamento é algo que afeta, principalmente, o casal, e quem torce por vocês vai entender e apoiá-los.

Caso tenham tido que comprar passagens aéreas e reservar hotel, em algumas situações os amigos e familiares poderão solicitar a remarcação ou adiamento que, dependendo do caso e do período, não terá custo.

Renan Radici Fotografia
Renan Radici Fotografia

Fornecedores

Com a decisão tomada, a primeira atitude é procurar os fornecedores e todos os envolvidos na organização do evento que já foram contratados, para verificar os termos da empresa para estes casos e, se for da vontade de vocês, marcar uma nova data, principalmente os serviços com custos mais altos, como local, buffet, decoração e banda. 

  • Como os locais de recepção geralmente são reservados pelo menos um ano antes do casamento, é provável que vocês também precisem entrar em contato com as pessoas encarregadas do salão para fazerem a gestão do adiamento e dos aluguéis. Há casos em que a multa do buffet é pagar uma parcela a mais, por exemplo. Se ainda não contrataram essas empresas grandes, deixem para fechar quando tiverem certeza da nova data. 
  • Pensem em todos os seus fornecedores, incluindo o fotógrafo, o cinegrafista, o florista e os profissionais de beleza. Todos devem ser informados o quanto antes dessa mudança de plano.
  • A melhor maneira de perder o mínimo de dinheiro possível é tentar marcar uma data futura, assim os fornecedores poderão entender e não solicitar uma compensação financeira, já que vocês seguem com o compromisso que tinham com eles. Muitos fornecedores reembolsam o valor integral ou amenizam multas se ainda continuarem com o contrato. Como a ideia é realizar o casamento em uma data posterior, um bom diálogo é o melhor caminho.
  • É preciso ter em mente que se esse processo for feito, por exemplo, em cima da data, é quase impossível que eles possam compensá-los.

Motivo de força maior

Se a remarcação ou adiamento da data estiverem vinculados a um caso de força maior, como uma epidemia, e tiverem reservado algum local que pertence à prefeitura do seu estado, entre em contato com o seu município ou autoridades responsáveis, pois podem estar isentos do pagamento de taxas pela remarcação ou adiamento. O mesmo vale para os celebrantes, seja um casamento civil ou religioso, avisem o quanto antes para que eles também possam explicar o que pode ser feito. 

Diante da pandemia do Coronavírus, a OMS Brasil recomenda evitar qualquer aglomeração, e por isso os casamentos estão sendo adiados para datas futuras (nos últimos meses do ano ou 2021). Não é preciso entrar em pânico, mas estar atentos a tudo o que Ministério da Saúde divulga, mantendo todos os cuidados necessários, como distância social, uso do álcool em gel e, se puderem, o confinamento. Pessoas de maior idade, com doenças respiratórias crônicas, doenças cardiovasculares ou com imunidade baixa, entre outros, estão no grupo de maior risco, no caso dos convidados, e por isso devem ter ainda maior cuidado.

Lya Rocher Fotografia
Lya Rocher Fotografia

Lua de mel

Se vocês já acertaram sobre a viagem de lua de mel, saibam que algumas companhias aéreas e de hotelaria garantem reembolso dependendo do período da reserva e da data do checkin, ou flexibilizam regras de remarcação ou adiamento para cada situação. Verifique se algo pode ser feito para não ficarem no prejuízo e fiquem atentos às regras na hora de reservar quarto e voo da próxima vez.

Tanto as companhias aéreas quanto os hotéis não querem perder clientes, então vale conversar e ver o que fica melhor para ambos, para que não percam a oportunidade de aproveitar a viagem e levar modelos de vestido para festa e trajes para celebrar de novo a união entre vocês.

Pessoas de confiança ao lado

Muita gente vai receber seus convites por serem especiais, então contem com aquelas pessoas de confiança para desabafar. Ter um ombro amigo às vezes é tudo o que vocês precisam para não surtar. Imprevistos acontecem na vida de todos. Compartilhar com a comunidade aqui do portal também pode ser acolhedor e vocês verão que não são os únicos a passar por isso.

Ver o lado positivo

Tentem dar menos ouvido à autossabotagem e às vozes externas que não agregam porque tudo é possível de ser resolvido e modificado. Adiar um dia tão esperado causa frustração, mas podem surgir outras prioridades. Ter mais tempo de se organizar pode ser o que vocês precisam para que o dia C saia melhor que o planejado. Alguns casais resolvem todas as pendências financeiras primeiro, arrumam o novo lar, por exemplo. Pensem positivo!

RL Eventos
RL Eventos

São muitas as razões que fazem o casal decidir por adiar a data do casamento. Isso não quer dizer que não haverá a celebração, mas somente que o dia C demorará um pouco mais para chegar do que o previsto, e que vocês terão que esperar para jogar o buquê de flores e/ou colocar a gravata borboleta! Além disso, pensem que não são as primeiras pessoas e nem as últimas a passarem por este tipo de situação. Saber lidar com a ansiedade é fundamental neste momento e acreditar que dará certo.

E se vocês têm qualquer dúvida, podem enviá-la à direção de e-mail  help@casamentos.com.br.