We Are Moments
We Are Moments

A pandemia do coronavírus tornou os casamentos virtuais uma realidade para muitos casais. Impedidos de poderem comemorar presencialmente com amigos e familiares, o melhor jeito é contar com a ajuda da tecnologia para fazer os votos e compartilhar o momento com as pessoas mais próximas através dos convites acompanhados com um link. Este tipo de celebração, no entanto, já acontece há muito mais tempo, ajudando inclusive noivos em pontos diferentes do planeta a declararem seu amor. Questões de saúde, mudança por trabalho ou qualquer outro contratempo acabam sendo dribladas desta maneira, mostrando que o carinho sobrevive a toda e qualquer adversidade. Em seus belos trajes nupciais cada vez mais pares entendem a união virtual como a saída mais segura e confortável. 

Essa opção tem sido produzida em micro weddings, mas mesmo que seja um substituto temporário para o casamento real, repleto de beijos e abraços, trata-se de uma excelente alternativa para o adiamento. Casais que têm parentes mais velhos podem oferecer este alívio. Como muitas pessoas estão no limite agora, dar às pessoas a experiência de comemoração, ainda que virtual, pode ser pertinente ao servir de consolo. Por isso, vamos a algumas dicas para organizar o seu. 

Casa-se Comigo Celebrações e Eventos
Casa-se Comigo Celebrações e Eventos

Verifiquem com o cartório

Antes de tudo, entre em contato com o cartório e o celebrante para verificar se há a possibilidade de realizar a cerimônia. É preciso estar bem informado sobre os protocolos de cada região a serem cumpridos para que todas as cautelas necessárias sejam tomadas.  

Escolham a plataforma

Com a ajuda de notebooks é possível transmitir a cerimônia para todos ao mesmo tempo de maneira privada e com qualidade. Se possível, combine com todos uma conversa usando a plataforma dias antes para ambientá-los ao espaço virtual e testar a conexão simultânea, e existem diversos programas e sites que podem ser usados para transmitir o casamento. 

  • Entre os meios mais lembrados quando o assunto são as lives, existem plataformas como o Zoom, a mais popular ferramenta de videoconferências, e há outras ferramentas;
  • Google Hangout
  • Facebook Live
  • Instagram Live

Jaíne Néris Fotografia
Jaíne Néris Fotografia

Chamem os convidados

A maneira mais fácil e polida de entregar esses convites de casamento com um toque diferentes é por e-mail. Conversem para os fornecedores responsáveis pelos convites de papel para que adaptem o arquivo que gerou o convite físico ao ambiente online, e os distribuam com as informações sobre dia, hora, programa usado e o mais importante: um link direto para clicar e entrar na cerimônia.

Sugira aos convidados que vistam uma roupa mais arrumada e que acompanhem a cerimônia com um copo de espumante em mãos para um brinde conjunto os felicitando. Se optarem pelo Zoom, deixem claro que o áudio dos convidados será silenciado ao longo da cerimônia, o que não os impedirá de mandarem as palavras de carinho pelo bate-papo.   

Adilson Teixeira Fotógrafo
Adilson Teixeira Fotógrafo

Organizem a cerimônia

Tenha uma cerimônia mais curta já que o casamento virtual tende a disputar a atenção dos seus convidados com outras questões cotidianas. Peça ajuda de um ou dois amigos para que eles tenham  a responsabilidade de silenciar e admitir os convidados ao longo do casamento. Com isso, o casal pode se concentrar em seus papéis específicos.

Outra dica é combinar com eles o momento em que os convidados poderão falar diretamente por áudio com o par. Para evitar saias justas, comunique antecipadamente a todos o passo a passo da cerimônia para que possam acompanhar o andamento. Isto será uma mão na roda com aqueles que chegarem atrasados na transmissão, que tendem a aparecer querendo cumprimentar e a fazer perguntas.  

Organizem uma playlist

Criem uma linha do tempo de entretenimento para os seus convidados. Usem músicas de fundo para exprimir as diferentes emoções ao longo da cerimônia e embalar uma apresentação em vídeo ou de slides com a história do casal. Depois das alianças, invistam numa sequência festiva para animar os convidados. Assim, eles podem se remexer também enquanto o casal dança alguns sucessos. Se precisam de uma ajudinha, aqui temos algumas playlists incríveis.

Tirem fotos

Peçam para alguém do seu convívio que fique com a missão de eternizar o casamento através das fotos, caso não seja possível contratar um fotógrafo por limitações dos protocolos de saúde. Vocês garantem que a ocasião seja lembrada com o auxílio das imagens, que tiveram o próprio casal também como os autores, sejam nas selfies ou nas fotos tiradas um pelo outro.

Diogo Sallaberry Fotografia
Diogo Sallaberry Fotografia

Vestido e traje não são obrigatórios

Sim, é isto mesmo que vocês leram. Se estiver nos planos do casal o casamento real, é legítimo que vocês não queiram usar o escolhidos entre os modelos de vestidos de noiva e/ou traje que pesquisaram para a união virtual. Um bonito vestido ou macacão branco pode substituí-lo, ou peças mais informais iguais para o par. Com isso, seu traje finamente decorado e com muitos detalhes poderá ser usado na nova data. Sobre as vestimentas a serem usadas pelos convidados, incentive-os a usar cores vivas e vibrantes para adicionar alegria à celebração. E peça para que não vistam cores escuras para que o clima não vire o de velório. 

Faça seu cabelo e maquiagem

Nas cidades onde há restrições de eventos, e onde não seja aconselhável chamar cabeleireiros e maquiadores, o mais recomendável é entrar em contato com os profissionais. Você poderá verificar com eles alguns penteados simples para casamento e uma make natural que você mesma possa fazer.

Não será difícil visto que fazer uma produção mais leve será benéfico para sua imagem na videoconferência. Só trate de testar a produção antes junto com a iluminação para testar o quão bonita a pele parece no vídeo. Assim, saberá se há ou não necessidade de usar um pó matificante ou translúcido e no quanto pode abusar do iluminador e do blush.

E... Cortem o bolo!

Uma boa ideia é encomendar o bolo em alguma padaria local, incentivando assim a economia no bairro. Como já serão muitas as tradições que terão de ser cortadas por conta do veto às aglomerações, manter algumas, como a hora de cortar e comer o bolo perante seus convidados irá evocar uma normalidade e leveza ao momento. Parece ter pouca importância, mas fará muita diferença. E caso já estejam muito atarefados, podem delegar a alguém da família que estará presente fisicamente a missão de levar um bolo de casamento simples, mas simbólico.  

Adilson Teixeira Fotógrafo
Adilson Teixeira Fotógrafo
 

Por fim, tentem superar as lamentações pela impossibilidade, ao menos por enquanto, de realizar um casamento presencial. Este tipo de pensamento irá impedir de aproveitar o momento. Dancem ao som das músicas que escolheram e foquem na razão de toda a comemoração: o amor. Na hora certa, o par poderá usufruir da companhia de seus amigos e entes amados numa produção poderosa que marcará a volta dos abraços e dos beijos!