Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

O Livro Imprescindível dos Casamentos: um estudo detalhado sobre o setor nupcial no Brasil

O setor nupcial no Brasil passou por um período de incertezas nos últimos anos, mas publicação lançada por Casamentos.com.br e ESADE revela uma rápida recuperação, com base em estudo profundo e completo. Conheça o Livro Imprescindível dos Casamentos.

Clube do Terno

Os últimos anos apresentaram obstáculos e fases de instabilidade ao setor nupcial no Brasil, mas, ainda assim, ele prospera. Casamentos.com.br e ESADE, em um extenso e profundo estudo, lançam o Livro Imprescindível dos Casamentos, publicação que detalha a evolução do mercado brasileiro nos últimos anos, e mostra quais caminhos o setor pretende trilhar depois da pandemia do coronavírus.

Leia o Livro Imprescindível dos Casamentos

A publicação é uma radiografia sobre como funcionam os enlaces no País, e como é a mentalidade dos casais que dizem “sim, eu aceito”. Para isso, levou-se em consideração informações de fontes oficiais, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística; estudos de relatórios de Casamentos.com.br e registro comercial; dados extraídos dos servidores Google, e as respostas de 6751 questionários validados – 4250 casais e 2501 empresas do setor.

o livro imprescindivel dos casamentos

O perfil dos casais 

Para entender todas as questões que tangenciam os casamentos, foi necessário estudar as fases que antecedem a subida ao altar, incluindo o pedido de noivado (que ocorre em 73% dos casos, revelando uma tendência tradicional entre os namorados) e até as festas pré-casamento, típicas no Brasil, itens que também mostram o perfil dos noivos e noivas do País. E esse é outro trunfo do Livro Imprescindível dos Casamentos: a publicação tem como base uma pesquisa que buscou conhecer em profundidade quem são e como pensam os casais brasileiros.

Através deste viés, foi possível entender como um fator externo, a pandemia, pode ter trazido mudanças não permanentes, mas importantes para as motivações futuras desses casais que têm, em média, 29 anos, e 1 em cada 5 deles tem filhos antes do casamento. Além disso, o estudou confirmou um dado importante: o telefone celular é protagonista quanto o tema é o planejamento do enlace –  81% dos casais buscaram fornecedores e organizam o casamento com a ajuda de aplicativos, e 53% dos entrevistados revelaram ter encontrado o espaço do casamento pela internet, destes, 75% fizeram as buscas por meio do celular.

Tendências

Esse estudo 360º, cuja metodologia também se baseou na análise de dados das buscas no Google, mostrou um crescente interesse dos usuários por casamentos. Se, em 2020, muitos enlaces tiveram que ser adiados, os números em 2021 revelaram uma rápida recuperação, com volume que ultrapassa as buscas realizadas em 2019. Além disso, a publicação destaca a sazonalidade que acompanha o universo nupcial: há um pico de buscas de julho até dezembro, e outro em janeiro, meses que representam a alta temporada de casamentos. Depois de dois anos em que as incertezas moldaram o setor nupcial, ele volta com uma otimista tendência de ascensão.

Custos, convidados e fornecedores

Para ilustrar a recuperação do setor, o Livro Imprescindível dos Casamentos foi ao coração do planejamento: o orçamento. Os valores médios de um casamento – cifras que podem ser a limitação para viver ou não um sonho – não são os mesmo em todas as regiões do Brasil, assim como outros fatores determinantes para chegar a um valor ideal para cada casal. O estudo revelou que o número de convidados, por exemplo, varia entre 155 e 186 pessoas, em média, e o custo de cada pessoa para os anfitriões é variável segundo a região, fator que influencia no orçamento total de um enlace.

O valor de um casamento, ao serem considerados todos os itens que o fazem flutuar para mais ou menos, pode de ir desde R$ 11,5 mil – celebrações consideradas econômicas –  até, aproximadamente, R$ 40 mil, valor de festas luxuosas que podem, inclusive, durar mais do que um dia.

Com uma "lupa", o estudo extraiu informações que estavam nos detalhes, como o orçamento previsto e o que necessitou ser redirecionado, levando em conta o poder aquisitivo dos casais. Dessa maneira, foi possível colocar em perspectiva os gastos com cada item, desde o espaço, passando pelos convites de casamento, decoração e flores, transporte, atrações e lua de mel, entre outros. E a pesquisa também englobou dados referentes aos fornecedores, para que se tivesse uma visão completa do negócio. 

Conhecer detalhadamente o mercado nupcial no Brasil é uma ferramenta imprescindível para entender quais são os seus rumos, especialmente depois de uma pandemia que, apesar de ter interrompido o fluxo de eventos no País (e no mundo), também trouxe mudanças importantes para o futuro do setor. Casamentos.com.br tem como missão ajudar noivos e noivas em todas as etapas do seu enlace e, para isso, entende que é fundamental trabalhar ao lado de profissionais cada vez mais especializados, e que conheçam os casais e o processo para chegar até o "sim". E este é o objetivo do Livro Imprescindível dos Casamentos: ser uma ferramenta útil para que o setor nupcial continue crescendo.

Leia o Livro Imprescindível dos Casamentos