Dream Image - Foto e Filme
Dream Image - Foto e Filme

Sejamos francos: há tanta expectativa para o dia do casamento que seus preparativos estão longe de soar como música romântica aos ouvidos dos apaixonados. Pelo contrário, os bastidores do evento são potencialmente estressantes. É comum que os casais relatem a perda da paz de espírito até que tudo tenha sido resolvido e executado. Como tudo na vida a dois, o exercício da resiliência é fundamental para enfrentar os desafios que se apresentem até o altar. Nesta busca pela reconquista dos próprios nervos, contar com uma playlist com músicas relaxantes até o casamento faz toda diferença. 

Melodias e letras em tom apaziguador acalmam a mente e permitem que se veja as coisas com mais clareza no que o ritmo da respiração muda. Não à toa: ao focar naquilo que é tocado e no ar que entra e sai dos nossos pulmões, ficamos mais conectados ao presente. Em outras palavras, conseguimos nos esquivar com maior facilidade das preocupações do passado e com o futuro. Que tal, então, seguir nessa linha, inclusive estimulando exercícios de inspiração e expiração? Separamos algumas faixas nacionais e internacionais para começar a playlist que irá lhe ajudar a enxergar a solução para os seus problemas para não perder o otimismo.

Guilherme Lima Foto e Vídeo
Guilherme Lima Foto e Vídeo

Seleção internacional

A seleção em língua estrangeira pensada conta com alguns clássicos, como "At Last", da Etta James, e "Something", dos Beatles. Mas não deixou fora sucessos mais contemporâneos, como "Perfect", do Ed Sheeran e “Stay high”, da Brittany Howard. Veja a lista completa: 

1 - "Something", Beatles

2 - "Like a Star", Corinne Bailey Rae

3 - "At Last", Etta James

4 - "Perfect", Ed Sheeran

5 - "Come Away With Me", Norah Jones

6 - "Make You Feel My Love", Adele

7 - "The Only Exception", Paramore

8 - “A Thousand Years”, Christina Perri

9 - “Bubbly”, Colbie Caillat

10 - “Stay high, Brittany Howard

Seleção nacional

Fixando a atenção nas letras que cantam o amor na nossa língua, é impossível não citar nomes como Vinícius de Moraes, Chico Buarque e Lulu Santos. Mas o cenário nacional nos últimos anos tem nos apresentado diversos nomes que permitiram mesclar talentos do passado com os da atualidade, como Anavitória e Tulipa Ruiz. 

1 - “Certas coisas”, do Lulu Santos 

2 - “Trevo (Tu)”, da Anavitória

3 - “Pra você guardei o amor”, do Nando Reis

4 - “Partilhar”, do Rubel

5 - “Fica tudo bem”, do Silva com a Anitta

6 - “Só sei dançar com você”, da Tulipa Ruiz com Zé Pi

7 - “Pela luz dos olhos teus”, do Vinicius de Moraes 

8 - “Eu te amo”, do Chico Buarque

9 - “Fico assim sem você”, da Adriana Calcanhoto

10 - “Dois Rios”, do Skank

Exercite a respiração 

Para que o relaxamento seja completo enquanto se ouve as músicas, recomendamos algumas técnicas de respiração. Saiba como fazer quatro delas.   

  • Abdominal

Quando estamos tranquilos, tendemos a inspirar e expirar mais lentamente. Logo, o efeito contrário também funciona através do exercício de extensão e a contração do abdômen. Infle-o completamente e o esvazie cada respiração, colocando a mão sobre ele para o melhor controle. 

  • Quadrada

Prega uma pausa entre a puxada e a liberação do ar. Assim, inspire pelo nariz enquanto conta lentamente até quatro para segurar o ar nos pulmões por igual período. Repita, então, o processo na expiração com a mesma contagem. 

  • Expiração alongada

Semelhante à prática anterior, a inspiração acontece pelo nariz por quatro segundos, mas o ar sai pela pela boca pelo dobro de tempo. 

  • Alternando as narinas

Coloque o dedo indicador em uma narina e expire pela outra. Na sequência, a narina que puxou o ar deve ser usada para soltá-lo. Vá alternando até obter o relaxamento ao som das músicas.

Karoline Bettes
Karoline Bettes

Obviamente, pode-se incrementar as seleções de faixas com tantas outras músicas românticas para casamento que transmitam tranquilidade, podendo ser esse um exercício divertido de se fazer a dois. Afinal, este é um período que tende a ser estressante para ambos e vocês têm aqui a chance de ressignificar o nervosismo, transformando-o em algo divertido de compartilhar. Comecem a playlist com as nossas sugestões e vá incrementando ao longo dos dias. No fim de tudo, ainda terão várias músicas relaxantes para ouvir juntos e se lembrar com carinho e bom humor como superaram toda a ansiedade.