JW Fotografia
JW Fotografia

Foi-se o tempo em que o look masculino para o casamento era sinônimo de algo chato e monótono. Os novos tempos trouxeram com eles o desejo por roupas mais divertidas, leves e despojadas para se ir ao altar. Uma questão de praticidade e conforto, sobretudo para os enlaces festejados em climas mais quentes. Por isso, agora consta na lista de possibilidades de vestimenta para a ocasião uma peça inusitada: a bermuda para o noivo. Ela traz consigo uma sugestão jovial, fresca e autêntica que encontra muitos adeptos principalmente entre aqueles que escolheram a praia como cenário para a cerimônia. Mas se engana quem acha que este é o único contexto no qual a bermuda para noivo se encaixa. 

JW Fotografia
JW Fotografia

Outros contextos

Os casamentos ao ar livre no geral oferecem as condições ideais para justificar o uso da peça. Enquanto o sol estiver no horizonte, a indumentária estará super apropriada, esteja o casal numa montanha, no campo ou de cara para o mar. Contar com o astro-rei como testemunha traz o álibi do calor e da coloração quente (pela luz dourada) na celebração para apostar nas pernas de fora. Durante a noite, tudo ganha um teor mais sóbrio, e a aplicação da bermuda precisa estar adequada a uma proposta mais formal, seja através da escolha de cores mais fechadas e/ou do corte.        

Legor Digital
Legor Digital

Estilo de casamento

É fundamental que a bermuda esteja adequada ao tema escolhido para o enlace. É algo a ser usado em contexto mais descontraído ou que não tão caxias com as formalidades.  Esta, inclusive, é uma das razões para os matrimônios modernos terem a acolhido tão bem. O item por si só já atrela à ocasião uma leitura mais despojada. Por isso, em cerimônias muito formais e conservadores, sequer deve ser considerado.

Já nas uniões realizadas no verão e primavera, as bermudas para os noivos caem como uma luva. As de tecidos mais leves e arejados são perfeitas ainda por cima ficam lindas nas composições de cores claras. As de tons pastéis de azul, rosa e amarelo costumam ser muito usadas pelos homens com estilo próprio e pelos hipsters. O que não significa que aquelas em cores escuras devam ser desconsideradas e o cantor e compositor norte-americano Pharrell Williams é uma ótima prova de que esse visual dá muito certo.     

JW Fotografia
JW Fotografia

Vantagens

As vantagens da bermuda são muitas: refresco, conforto, mobilidade e personalidade. É uma forma simples e fácil de tornar o visual menos sisudo. Isso porque dá um toque de ousadia e bom humor ao ser usada com camisa, colete, paletó e gravata, que pode ser potencializado ao se dispensar o terno e colete para trazer o suspensório com gravata borboleta. Na praia, a peça poupa o homem da preocupação em manter limpa e seca a barra das calças.      

JW Fotografia
JW Fotografia

Desvantagens     

Existe o risco, no entanto, de que a peça seja encarada como sinônimo de falta de comprometimento e de seriedade, como uma espécie de desdém com o significado do momento. Logo, seu uso deve ser ponderado pela possibilidade de acarretar numa enxurrada de críticas dos parentes nas famílias muito conservadoras. O par também deve ser consultado para que não acabe frustrado por não ver sua alma gêmea em traje muito descontraído.

Os homens baixos devem ter cuidado extra na escolha da altura da bermuda, para que não pareçam ainda menores do que são. É preciso ter em mente que as bainhas pouco acima dos joelhos são a medida correta. 

Atenção no ajuste

Vale a pena lembrar que independentemente da cor e do tema da festa, as bermudas devem ter um corte e estilo formal. Nem muito largas, nem muito coladas e sem bolsos extras. Escolher um modelo impróprio para o casamento dará um aspecto desleixado que não é desejado seja qual for o nível de formalidade da união. Ninguém quer parecer que construiu o visual para o altar com o que tinha em casa ou que comprou estava em oferta na loja de departamentos. Providencie o correto ajuste e chame a atenção pelo motivo certo.  

Camila Vital Beauty
Camila Vital Beauty

As bermudas para noivos a cada ano se tornam uma tendência ainda mais forte e, por isso, os homens não precisam temer a escolha. Elas contribuem no estilo masculino e talvez seja até possível afirmar que ajudam a combater o nervosismo do noivo. Sendo mais confortáveis, tornam tudo menos tenso e mais fluido na espera até a troca das alianças. Homens, invistam nas bermudas para casamento e fiquem livre para se divertir na festa!