Ana Marina Coutinho | Fotografia

O Dia Internacional da Mulher nasceu como um dia de luta pelos direitos femininos, mas é também um dia para mulheres e homens se recordarem que um mundo mais justo só é possível quando há igualdade e empatia com o outro, exatamente como funciona um casamento. No portal Casamentos.com.br trabalhamos com diversos fornecedores, e hoje, por ser um dia especial para "elas", vamos contar as histórias de algumas fornecedoras para homenagear todas as que trabalham para realizar enlaces lindos, seja preparando as flores para casamento, pensando um menu para um buffet delicioso e de qualidade, ou tirando as mais lindas fotos dos vestidos de noiva, tudo para que o dia C seja perfeito. Enquanto os casais pensam em mandar os convites de casamento, essas profissionais trabalham para que o dia seja leve e que seus clientes só se precupem em sorrir! 

Entre flores 

Andreia Teixeira

Andreia dos Santos Teixeira, responsável pela empresa de arranjos florais e buquês que recebe o seu nome, Andreia Teixeira, começou a trabalhar com casamentos sem nenhuma pretensão. “Fazia buquês de noiva para amigas e alguns arranjos para ornamentar igrejas, de graça. Comecei a gostar e o resultado agradou a ponto de aumentar a demanda, e então decidimos tratar o assunto mais profissionalmente, com cursos, aperfeiçoamento e dedicação”, conta. Ela, que é educadora e se divide entre o trabalho, as tarefas de casa e os três filhos, já atua há mais de 15 anos como florista, ornamentando lugares dos mais simples aos mais sofisticados. O que mais a estimula no trabalho é o retorno das noivas, o carinho nas recomendações que recebe, que dão motivação para continuar. Andreia gosta de escolher as flores, e é atenta ao mercado, não se deixa levar por demandas que não correspondem à qualidade do seu serviço. “Não faço nada que seja prejudicial ao contratante e ao meu trabalho”, explica. “Gosto de flores e me realiza muito ver o ambiente decorado, com o toque especial impresso pelas cores e formas das flores e das folhagens", diz.

Trabalhar com o sonho dos noivos é...

"É sonhar junto com eles para que o casamento, esse momento único, seja lindo e sempre lembrado com afeto e ternura, na expressão do amor em cada detalhe, cada palavra dita, na emoção em cada olhar e na felicidade em cada sorriso" (Andreia Teixeira)

Câmera na mão e coração à mil

Ana Marina Coutinho | Fotografia

Ana Marina Coutinho iniciou o trabalho com casamentos em 2015, com apenas 20 anos de idade. “Morava em Juiz de Fora (MG) e já era fotógrafa na época. Mas ainda não havia encontrado minha área dentro da fotografia", lembra. Foi quando começou a acompanhar o trabalho de outra fotógrafa de casamentos e se apaixonou pelo ofício, passando, então, a buscar oportunidades na cidade. "Encontrei um estúdio de fotografia de casamentos, onde fui estagiária por um tempo. Logo no primeiro casamento que fotografei senti meu coração bater forte e hoje não me imagino fazendo outra coisa", orgulha-se, e com razão: está à frente da empresa Ana Maria Coutinho | Fotografia, onde realiza trabalhos da forma mais personalizada possível. "O meu trabalho é sobre fotografar pessoas que se amam e tudo o que os envolve. Estamos vivendo tempos difíceis, e ver que existe amor e carinho entre duas (e mais) pessoas me dá um pouco mais de esperança", conta ela, que acredita que é dever do fotógrafo transmitir a beleza daquele momento, sempre prezando pela relação entre o profissional e os noivos. "Se não houver envolvimento entre fotógrafa e casal, as chances de se fazer um trabalho monótono são grandes”, conclui.

Trabalhar com o sonho dos noivos é...

"Trabalhar com o sonho dos noivos é de grande responsabilidade e deve ser levado à sério. Se feito desta forma, não há palavras que descrevam o quanto se torna gratificante!" (Ana Marina Coutinho)

Buffet com amor, com alma

Buffet Fatima Faria

Fátima Faria era funcionária pública e, quando, vieram os filhos, saiu do emprego para dedicar-se a eles. “Depois de três anos, em 1997, comecei a fazer salgadinhos com uma amiga no fundo da minha casa. O tempo foi passando, a demanda aumentou e, ela percebeu que queria “algo mais!”, como descreve. Então começou a trabalhar sozinha e, pouco a pouco, foi comprando mais material para o trabalho, que resultou em uma empresa de sucesso no ramo de casamentos, o Buffet Fatima Faria. Segundo a profissional, o que mais a estimula no trabalho é atender uma noiva e ver os sonhos dela. “A partir daí começo a sonhar junto e já vou imaginando como será. O que me estimula é a confiança que depositam em mim e faço tudo com muito amor, com minha alma", se orgulha.

Trabalhar com o sonho dos noivos é...

"Realizá-los!" (Fátima Faria)

Amor ao primeiro... evento!

Tereza Oliveira Cerimonial e Assessoria

Em 2005 Tereza Oliveira entrou na Universidade para cursar o que havia escolhido: Turismo. "Era uma área que me levava a pensar em viagens, e no decorrer do curso vi que Turismo abrange muitas áreas de atuação, então eu escolhi a área de eventos, que era a que mais me inquietava". Nesse momento uma professora a colocou em um evento e, dessa forma, Tereza acompanhou cada processo da sua realização. Em 2007 ela passou a trabalhar em uma empresa que só atendia casamentos. "Fiquei lá por quatro anos e não quis mais mudar de área", lembra. Nascia assim a ideia do Tereza Oliveira Cerimonial e Assessoria, que hoje ajuda casais a realizarem o seu dia em grande estilo. 

Trabalhar com o sonho dos noivos é...

"É ajudar a realizar sonhos, é sonhar junto com os meus queridos clientes, fica difícil chegar à realidade sem deixar de sonhar com eles!" (Tereza Oliveira)

As fornecedoras de Casamentos.com.br trabalham para que os sonhos de outras mulheres e de tantos casais se tornem realidade, e depois de conhecer algumas de suas histórias é possível entender que, para elas, trabalhar com o "sim, eu aceito" também é a realização dos seus próprios sonhos. Por meio deste artigo queremos felicitar todas as fornecedoras do portal e todas as mulheres que sonham, que lutam, que trabalham – dentro e/ou fora de casa –, e que merecem ser valorizadas todos os dias.