Suspiros Design
Suspiros Design

Os preparativos do grande dia são feitos ao longo de meses, e criam expectativa e memórias afetivas não só para o casal: os entes queridos e amigos que acompanham a trajetória do par também se sentem parte trajetória, e guardam os mesmos sentimentos. E, como a celebração já carrega muita emoção em si, é normal que algumas pessoas fiquem emocionadas, seja com os primeiros acordes da música de entrada na igreja ou com a declaração dos votos. O fato é que  durante o "sim" as lágrimas rolam soltas! 

Diante disso, surgiu a tradição de distribuir lencinhos aos convidados durante a cerimônia e, como a emoção que predomina é de felicidade, os tais lenços são chamados de Lágrimas de Alegria. 

Chácara Tomazela
Chácara Tomazela

Bem-estar dos convidados

Providenciar os lencinhos é um gesto de carinho e preocupação com os convidados porque nem todos gostam de chorar em público. A situação pode se tornar desconfortável para alguns e ter um lenço à mão facilita para que a pessoa limpe as lágrimas de uma maneira discreta, e mesmo para os mais emotivos, ter um lencinho à mão é prático e cuidadoso! O ideal é preparar um lencinho para cada um dos convidados para que eles fiquem à vontade. Além disso, é indicado combinar com o cerimonialista para entregá-los na entrada ou deixá-los em cada assento. 

Camila Dariva Celebrante
Camila Dariva Celebrante

"Se secar... Borra!"

Outro objetivo do lenço é garantir que as pessoas que usam maquiagem possam secar as lágrimas de alegria e se manter impecáveis. O rímel, o corretivo e a base do rosto podem borrar, e, como diriam os profissionais, "se secar, borra" quando se seca as lágrimas com as mãos. Assim, o lencinho ajuda a limpar a lágrima e a não atrapalhar o visual das convidadas. 

Cuidados na nova normalidade

Com a pandemia da Covid-19 e a chamada "nova normalidade" é preciso ter mais cudiados com relação à higiene e à saúde dos anfitriões, dos funcionários e convidados que participam de um enlace. o mais recomendado agora é que os lenços sejam entregues dentro de envoltórios individuais, lacrados, o que os torna seguros para o uso. 

Emotion
Emotion

Possibilidades

Quando começar a música da entrada do casamento seja na igreja, na casa do campo, praia ou salão, distribuir as lágrimas da alegria faz toda a diferença para quem quer receber os convidados com um mimo simples e geralmente barato. Há duas opções de lenços: o de papel e o de pano. O de papel é quadrangular, encontrado em farmácias e mais barato. Já o de pano é mais caro dependendo do tipo de tecido, que pode ser de algodão, cetim e seda.

Lotus Ateliê
Lotus Ateliê

Ambos proporcionam a personalização de acordo com a identidade visual do grande dia. Adesivos com as iniciais do casal, laços, fitas, envelopes podem dar o toque do estilo da decoração de casamento simples e elegante à rústico e campestre. A paleta de cores também precisa seguir o que ficou definido para a decoração no geral. É um item que compõe a papelaria, então se vocês querem incluir os lencinhos no orçamento, verifiquem com o fornecedor da papelaria para que a embalagem esteja de acordo com o todo.

Oh!Personalizados
Oh!Personalizados

Faça Você Mesmo! (Do It Yourself)

O casal pode se arriscar no DIY (faça você mesmo) e preparar os lencinhos em saquinhos plásticos e amarrar uma fita e pregar um adesivo se for o caso. As ideias são inúmeras e pode ser algo divertido para fazer junto, além de barato. Outro detalhe é o que pode escrever na embalagem para sinalizar o que serve. E há muitas frases divertidas que podem utilizar, como "Chorar? Só se for de alegria!” ou "Se um cisco cair nos seus olhos!".

DecorArt Convites e Papelaria Personalizada
DecorArt Convites e Papelaria Personalizada

E sabendo que vocês adoram colocar a mão na massa, Casamentos.com.br já criou moldes perfeitos para que os casais possam lançar mão do "do it yourself" e produzir suas próprias Lágrimas de Alegria. No artigo abaixo encontrarão um tutorial detalhado, com vídeo e materiais necessários. Mãos à obra!

A distribuição não é obrigatória, mas as lágrimas de alegria estão cada vez mais tradicionais nos enlaces. Além de que os lenços servem como lembrancinha de casamento logo no início da celebração. Isso vai depender do orçamento, do tipo de cerimônia e do interesse do par em oferecer esse mimo aos convidados, mas garantimos: faz sucesso, e já demonstra na chegada que o dia será cheio de emoção!