Ateliê Andréa Lopes
Ateliê Andréa Lopes

A tradução literal da palavra glow, do inglês, é "brilho". E este é o conceito por trás de uma maquiagem que foi batizada com esse mesmo nome. Trata-se de um estilo que faz a pele brilhar com um aspecto levemente molhado, mas não se engane: essa proposta nada tem de exagerada. Trata-se de um efeito de make up bem iluminado, mas que preza pelo glow natural da pele, sem excessos. Para as protagonistas do dia C, esse tipo de maquiagem tem um efeito mais dramático que, combinado com o tom do vestido de noiva, resulta em um look moderno e extremamente marcante. 

As noivas agora deixam para trás o pó compacto e assumem a luminosidade natural da sua pele, mas claro, com alguns truques de maquiagem que garantem que esse efeito permaneça intacto durante todo o dia C, em perfeita harmonia com seu penteado de casamento e os acessórios. 

Uma maquiagem "não-maquiagem"

Esse efeito começou com uma tendência que há algumas temporadas criou burburinho, o chamado “no make-up make-up”, algo como “efeito de maquiagem não-maquiada”. O que os maquiadores fazem é, em vez de trabalharem com bases de alta cobertura, pós e muito corretivo, os profissionais agora preferem incentivar peles mais hidratadas, que dispensam tantas camadas de maquiagem.  Com uma pele saudável é possível aplicar primers e iluminador, até atingir uma cutis com aspecto radiante. E o mellhor: com as suas próprias linhas realçadas, já que esse estilo de maquiagem não é como o countour, que afina e "re-desenha" os traços, ela ilumina a sua feição.  

Iluminadores em ação

Maquiadores do mundo inteiro já decretaram que o reinado do pó compacto está chegando ao fim. Mas não é motivo para pânico! Para o dia a dia, claro, não é possível dispensá-lo de forma radical, afinal, a oleosidade de algumas peles pode ser bastante incômoda. Mas para uma maquiagem mais sofisticada, já existem iluminares que inibem a produção de oleosidade mais gordurosa, e deixam esse efeito molhado aparecer de forma saudável, como se fosse o brilho da pele ressaltado.

O efeito glow é conseguido por meio de técnicas e produtos trabalhados em partes específicas do rosto, como as áreas superiores, as chamadas “maçãs”, o arco superior dos lábios e a parte de cima do nariz. Para o acabamento final, pode-se utilizar um creme iluminador de cor dourada também. 

Camila Vital Beauty
Camila Vital Beauty

Sem mistério

Antes de mais nada, é fundamental ter a pele bem hidrata para que esse estilo de maquiagem Para conseguir esse efeito há que se fazer opções de produtos mais específicos, para que a pele fique iluminada, mas nada excessivo.

  • A base da maquiagem deve ser líquida já que, ao aplicá-la, é possível conseguir um efeito translúcido, especialmente se usarem os dedos para uniformizar todo o rosto
  • É recomendável o uso de blush em creme, que dá mais volume e cor à sua maquiagem. A textura cremosa proporciona mais brilho e, para as peles mais secas, é ainda melhor
  • Assim como o blush, as sombras cremosas são melhores para o make up glow. Elas dão um brilho mais sutil do que o das sombras em pó, que às vezes podem ficar demasiadamente marcados, acabando com a faceta natural que essa tendência pretende passar. Além disso, as sombras em pó também podem destacar pequenos sinais da idade nas pálpebras

Ateliê Andréa Lopes
Ateliê Andréa Lopes

A tendência glow não restrições, todas as tonalidades de pele podem investir nesse efeito, devendo apenas adaptar os materiais ao tom mais adequado. E isso também vale para noivas de todas as idades, já que se trata de uma linha de maquiagem que brinca com a naturalidade da pele e com a possibilidade de fazê-la luzir, e a impressão de que a pele está levemente úmida a deixará com aspecto ainda mais saudável e jovem, com frescor, seja quando estiver recitando os seus votos ou no momento em que lançar o buquê de flores, descontraída, leve e com o rosto impecável.