Luzi Reis Produções
Luzi Reis Produções

Um casal pode passar muito tempo organizando o casamento dos seus sonhos. E, ainda que os dois estejam igualmente comprometidos com os preparativos, é indiscutível que as noivas, na maioria dos casos, se sentem mais ansiosas, já que algumas de suas atribuições realmente são protagonistas no enlace, como a esperada escolha do vestido de noiva.

A verdade é que, quando tudo já parece estar encaminhado, algumas mulheres não conseguem estar relaxadas, e aquilo que deveria ser prazeroso se torna um verdadeiro calvário. Cada noiva merece ter um dia incrível, mas a sua saúde mental (e tudo o que diz respeito ao seu estado emocional) é ainda mais importante. Se acredita que está chegando a este ponto, respire fundo e leias as dicas! 

F Ribeiro Eventos
F Ribeiro Eventos

1. Seja realista e generosa: ame-se, ame o seu corpo

Ainda que os tempos estejam mudando e que as mulheres recebam mais incentivos para aceitarem seus próprios corpos, é impossível não sentir-se tentada a fazer dietas mirabolantes para chegar ao tal "corpo perfeito" que as revistas insistem em publicar, e que você acha que te deixará mais bonita para investir em um vestido de noiva sereia; e o mesmo vale para os cremes e outros tratamentos para a pele etc. Um dos dias mais mágicos na sua vida como casal está prestes a chegar e é preciso cuidar da sua autoestima, e entender que o seu corpo já é perfeito para você.

É claro que pode investir em tratamentos de beleza que potencializem os seus traços, que te deixem mais satisfeita, mas não se deixe levar por um modelo de corpo e rosto imposto por outras pessoas. Aprenda a apreciar o que você tem, incluindo as pequenas "imperfeições": elas contam a sua história e te fazem única. E uma dica de ouro: cada noiva é um universo, e você não precisa se comparar com outras mulheres. A beleza de uma não anula a beleza da outra, e você estará radiante se respeitar o seu estilo e usar o melhor dos acessórios: um belo sorriso.

Lais Makeup
Lais Makeup

2. Luxo exagerado não é necessário

Jamais assuma que o mais caro é a melhor alternativa ou que algo barato deve ser ruim. A chave para conseguir um casamento lindo sem extrapolar o seu orçamento é conseguir equilibrar opções simples e outras mais luxuosas, o famoso efeito high-low, e entender que vocês sempre podem abrir mão de alguns "pequenos exageros". Se quer um Dia da Noiva de rainha, por exemplo, pode dispensar aquele sapato que custa o triplo do que você pode pagar, e investir em um vestido de noiva simples que tenha a sua essência.

Mar Souza Fotografia
Mar Souza Fotografia

3. Não escute as críticas maldosas

Durante o planejamento do casamento é normal que os casais recebam muitas sugestões e, ainda que não peçam, muitas opiniões. É preciso ter sensatez para distinguir entre as que realmente são relevantes e aquelas que chegam até vocês com um certo ar de maldade. Não cabe a ninguém julgar as opções do casal, então saiba evitar pessoas que parecem não torcer pelo sucesso do seu dia. Ainda que sejam inconscientes, alguns comentários podem te afetar e podem se refletir no seu estado de ânimo: tudo o que você não precisa! 

Eduardo Hartmann
Eduardo Hartmann

4. Não é preciso convidar todos os seus conhecidos

Um casamento, ainda que seja uma festa grande, não é um espetáculo. Trata-se de um ritual cheio de tradições, mesmo para os casais menos convencionais, porque dizer o "sim" a alguém que você escolheu para passar a vida é um salto que muda todo o relacionamento. Sendo assim, tenha em mente que apenas as pessoas que realmente importam devem ser testemunhas desse passo. Amadurecer signifca também saber fazer escolhas, então seja firme ao elaborar a lista de quem receberá os convites para o seu dia. Até porque... Convidar apenas por uma leve consideração também irá pesar no seu bolso.

Amor e Praia
Amor e Praia

5. Aproveite todas as festas pré-casamento

Festa de noivado, despedida de solteira, chá de panela, chá de lingerie, chá bar... Será uma maratona de eventos pré-casamento que, tanto você quanto as suas madrinhas, terão pela frente. A dica é: tente entender se a vontade de não fazer esses planos vem de uma certa auto-sabotagem, e tente participar de tudo, afinal, todas essas celebrações fazem parte do "pacote casamento" e serão belas recordações no futuro. Não deixe a diversão que pode ter hoje para amanhã (sempre que isso seja possível no atual contexto, com segurança), especialmente quando a diversão reúne as pessoas que você mais ama. E isso será uma forma de te distrair por alguns momentos das funções mais "chatinhas" do enlace.

6. Não seja obcecada com a perfeição 

Perfeição é um conceito relativo. O que é incrível para uma pessoa, pode não ter valor para outras, e para o seu casamento essa regra vale ouro. Você irá buscar inspiração para encontrar vários itens da lista de tarefas, como as lembrancinhas do casamento, mas quando uma decisão estiver tomada, seja sobre o décor ou sobre o seu vestido, tente ser firme e não voltar atrás. Ficar adiando e mudando de opções só te deixará mais confusa, e ainda poderá atrapalhar os fornecedores. Cada casamento tem o seu próprio encanto, e aí mora a perfeitção do seu: ele será único.

E tenha em mente que mesmo a cerimônia e festa podem ter seus momentos não planejados. As daminhas e os pajens, por exemplo, com certeza são imprevisiveis como todas as crianças costumam ser em eventos com alguns protocolos, mas é justamente a naturalidade desses anjinhos que torna os enlaces mais graciosos. Leve essa afirmação para todo o enlace.

John Brandão Fotografia
John Brandão Fotografia

7. Agradeça sempre

A gratidão é um dos sentimentos mais nobres que se pode ter. É a partir dele que outros bons sentimentos surgem e crescem, como a empatia. Por isso, não deixe de agradecer jamais! Agradeça seus pais por todo o apoio, agradeça as madrinhas e padrinhos por serem tão solícitos, agradeça os fornecedores pela dedicação e, quando passar o dia C, não se esqueça de fazer um agradecimento a todos os que estiveram presentes, por terem se esforçado para estar ao seu lado. Envie, junto com o(a) seu(sua) amado(a), um agradecimento especial e cheio de carinho a todos os convidados. Pode ser tanto por escrito, com pequenos cartões, ou algo mais prático, como um e-mail ou uma mensagem por redes sociais.

O dia do seu "sim, eu aceito" deve ser sempre lembrado como um dia de alegria e, para conseguir isso, é necessário que você consiga desfrutar cada instante sem sentir nenhum peso nos ombros. Dance as músicas sem culpa, divirta-se com os convidados e troque o seu salto por uma sapatilha ou, por que não, fique descalça, se isso te deixar mais confortável. As cobranças na preparação podem te deixar estressadíssima, por isso tente internalizar as nossas dicas, e leve essas "regrinhas" para a vida. Permita-se ser leve e feliz!