Fabio Souza Fotografia

Além de toda a expectativa de iniciar uma nova vida a dois, a ansiedade de planejar e organizar a cerimônia e toda a decoração do casamento, além de outros detalhes, acarreta insônia nos casais mais controlados do planeta. Mesmo que os noivos tenham tudo sob controle, são tantas decisões e orçamentos que é comum chegarem no dia C exaustos e praticamente dormindo poucas horas diariamente. Principalmente quando a data está se aproximando e o casal percebe que ainda há várias pendências, por mais que a família e amigos íntimos ajudem muito, há pormenores que cabem somente aos dois decidirem e disso, com certeza, não abrem mão, afinal é um evento único para ambos.

Caso seja algo relativo ao vestido de noiva aí realmente o nível de estresse da grande protagonista pode se intensificar. O desejo de estar impecável para o noivo e de viver aquele momento mágico na hora em que as portas da igreja são abertas e se inicia a música da entrada do casamento, tira o sono de qualquer mulher. Inclusive tratando-se do segundo enlace, não tem jeito, a emoção é enorme e mexe com todo o organismo. Por isso alguns conselhos de especialistas na área podem ser muito úteis.

À Capela

Já ouviram falar em insônia transitória?

A insônia transitória, ou de curto prazo, se caracteriza pelo sono inadequado ou de péssima qualidade, podendo durar de uma noite até algumas semanas. Pode acontecer uma única ocorrência ou várias, separadas por períodos de sono normal. Poderá perceber que, neste período que se aproxima a data, a insônia pode se tornar sistemática, só o fato de pensar que ainda não comprou o sapato branco de noiva ou não reservaram as bebidas poderá deixá-los a noite toda em claro.

Cuidados com o que consomem

Controlem o consumo de cafeína durante a tarde e de noite. Não se esqueçam que há outras fontes que contém cafeína como os chocolates, mate, chá-preto, chá verde, refrigerantes à base de cola, guaraná ou energéticos, portanto evitem. Prefiram um chá natural como de melissa, camomila, canela, erva doce, capim limão ou valeriana, funcionam como relaxantes naturais. Porém, sempre consultem seu médico e certifiquem-se que a erva é a ideal. Caso resolvam adoçar a bebida, prefiram adoçantes à base de stevia ou sucralose, porque o açúcar refinado e até o mel, causam fermentação no estômago, o que compromete ainda mais o sono.

Criem um ritual

Ainda que tenham coisas para fazer em casa após o trabalho, diminuam o ritmo principalmente depois do jantar. Mesmo havendo muitas pendências a resolver, procurem desacelerar depois dessa última refeição, começem a criar uma rotina que auxilie a não espantar o sono. Muita informação, pesquisa e debates sobre as flores do casamento ou roteiros para a lua de mel pode excitá-los a ponto de fazê-los perder o sono por tanta expectativa e felicidade. Deixem atividades mais tranquilas para os momentos que antecedem o sono, uma breve leitura, uma série calma na televisão para ver a dois, ou uma boa conversa já na cama, com música tranquila ao fundo.

Pratiquem um exercício

Caso sempre tenham praticado alguma atividade como ioga, natação ou futebol ou qualquer outro exercício físico, agora não é o melhor momento para abandonarem, mas procurem não fazer exercícios antes de dormir. Obviamente estão com a agenda lotada, mas considerem pelo menos dar uma caminhada de trinta minutos (no mínimo) diariamente. Além de ajudá-los a dormir melhor, fazer qualquer esporte aumenta a disposição para dançarem até a última música da festa do casamento com muito gás.

Relaxar é preciso

Fujam de toda a maratona de tarefas, reservem um tempinho para curtir, namorar e mudar o foco dos últimos meses. Se estão sem tempo ou grana para uma viagem de final de semana, programem um passeio num parque,  um cinema ou um jantarzinho romântico, que será reparador. Só não vale ficarem lembrando que o bolo decorado do casamento sairá mais caro do que haviam programado, esqueçam os assuntos que os preocupam.

Preparar a cerimônia com tanta dedicação para que no dia esteja tudo pronto, maravilhoso e que saia tudo perfeito, tira o sono da maioria dos casais. A insônia causa cansaço físico e deixa a aparência comprometida e, com certeza, após meses planejando um penteado de casamento e uma maquiagem perfeita não quer que uma fisionomia de exaustão estrague seu visual. Embora alguns homens pensem que a insônia afeta mais as mulheres, saibam que não é bem assim, muitos  homens também sofrem com o distúrbio e a última coisa que deseja é não ter ânimo para dançar uma única música romântica do casamento com a amada.