Humberto e Cris Cavalcante
Humberto e Cris Cavalcante

As recomendações pelo distanciamento social e pelo confinamento, sempre que seja possível, seguem, mas pouco a pouco alguns países têm entrado em novas fases diante do coronavírus e  à medida que o mundo começa a reabrir em meio à pandemia, os especialistas de Casamentos.com.br antecipam como será a nova realidade dos casamentos. As expectativas, a busca pela decoração de casamento perfeita e a alegria pelo "sim, eu aceito" seguem intactas, mas algumas mudanças terão de acontecer.

De acordo com uma pesquisa global feita por The Knot Worldwide em parceria com Casamentos.com.br, a maioria dos casais cujos casamentos foram diretamente afetados pela COVID-19 não irá cancelar seus casamentos (92% no mundo todo, 95% no Brasil), eles irão reprogramar seus enlaces para este ano, para 2021, ou esperarão até uma evolução do cenário. "Tanto a noiva quanto o noivo e os profissionais do setor nupcial estão vivendo um momento sem precedentes, pois essa pandemia parou um dos momentos mais celebrados da vida de um casal. Apesar de tudo, o amor não é cancelado", diz Nina Pérez, CEO de Casamentos.com.br. "Não há dúvida de que casais e convidados estarão mais ansiosos do que nunca para celebrar o amor, e isso fará com que os casamentos voltem a unir as famílias e amigos".

Mar Souza Fotografia
Mar Souza Fotografia

Um novo normal: saúde, segurança, novos formatos e os convidados

À medida que o mundo começa a reabrir, muitos países começam a aplicar diretrizes que limitam reuniões e eventos de grandes grupos, ativando medidas nacionais ou regionais. À luz dessas mudanças, Casamentos.com.br e The Knot Worldwide antecipam que os casamentos serão celebrados com certas diferenças. Com base em sua experiência e nas impressões recebidas de casais e empresas:

Medidas de saúde e segurança

  • Segurança profilática com criatividade 

Desinfetantes e produtos de limpeza em geral não estão destinados a um casamento, mas as medidas de saúde e segurança podem (e devem!) ser incorporadas de forma criativa ao dia C. Profissionais e assessores de casamentos ajudarão os casais a encontrar maneiras únicas para colocar isso em prática, por exemplo:

  • Distribuir álcool em gel para os convidados, que podem ser produzidos em frascos personalizados, colocados em sacolas de boas-vindas;
  • Oferecer luvas e máscaras personalizadas aos convidados;
  • Profissionais devem usar equipamentos de proteção individual, especialmente aqueles em contado direto com os convidados, como os garçons
  • Pratos à la carte vs. buffet livre

Embora o buffet continue sendo um dos elementos mais importantes do casamento, a maneira como os pratos e as bebidas são preparados e servidos deverá seguir rigorosas medidas de segurança. Provavelmente, a curto prazo, veremos mais buffets à la carte, servidos individualmente. Ainda assim, se o formato self-service for preferido, as ilhas serão reduzidas e distribuídas por todo o espaço, para maior segurança.

Buffet Luiz Scachetti
Buffet Luiz Scachetti

Novos formatos para os enlaces

  • Que tal investir em casamentos ao ar livre?

Os casais e os profissionais responsáveis pelos espaços devem estudar com carinho a distribuição dos convidados na cerimônia, já que é fundamental ter a distância social em mente, uma vez que as aglomerações provavelmente vão continuar causando preocupação. Se ainda estão buscando locais e pesquisando as flores para o casamento, uma boa opção é considerar espaços ao ar livre, que deixará os convidados mais tranquilos. Para aqueles que já escolheram o local, revisem a lista de convidados para organizá-los na cerimônia e na recepção, e considerem também itens adicionais, como tendas, que podem resolver problemas de espaço ou abrir mais possibilidades de distribuição.

  • Mudanças nas cerimônias

Cerimônias mais curtas com mais espaço para ficar de pé serão mais comuns do que nunca. Para aqueles que preferem se sentar, os locais das cerimônias acomodarão as cadeiras levando em consideração as distâncias sociais recomendadas.

  • As mini cerimônias ganham espaço: case agora, comemore depois

Enquanto estão em quarentena e aguardam, muitos casais optaram por honrar suas datas originais de casamento, alguns inclusive oficializam sua união apenas em cartório. O The Knot Worldwide chamou de "minimonias" essas mini cerimônias (ou "não cerimônias"!), e é simples: os casais que se casariam nos meses de abril e maio fazem uma celebração íntima, sozinhos em casa ou virtualmente, com seus entes queridos, com uma pequena prévia da festa que virá. 

Rafael Luvizetto Fotografia
Rafael Luvizetto Fotografia

Datas, prazos e o número de convidados

  • Casamentos durante a semana

Muitos casais no Brasil estão sendo flexíveis em mudar a data do casamento e mudar também para outro dia da semana, em sua maioria a para sexta-feira (25%), ou para o domingo (38%). Os casais preferem garantir que toda a sua equipe de fornecedores esteja disponível em sua nova data remarcada e, às vezes, escolhem a véspera dos feriados ou prolongam o fim de semana de festa.

  • Casamentos com sequência

Todos os casais que fazem sua mini celebração no dia original do casamento, tenham sido oficiais ou não, coincidem: todos desejam que chegue o dia em que poderão realizar seu casamento real, cercados por seus entes queridos, com o modelo de vestido noiva, o terno e local escolhido para o grande dia, entre tantos outros detalhes. Por esse motivo, chamamos de casamentos com sequência.

  • Micro weddings

Devido à incerteza sobre quando as restrições terminam, alguns casais optam por celebrações um pouco menores, mas isso não os torna casamentos menos especiais: ao reduzir o número de convidados, é possível criar uma experiência mais intimista e única, com open bar, um menu cinco estrelas ou atrações mais exclusivas para os convidados. E nada impede de que façam outra celebração maior, no futuro.

Lira Fotógrafo
Lira Fotógrafo

Redefinindo a experiência do convidado

  • Mais comunicação digital com os convidados

Para ajudar os convidados a se sentirem seguros e bem informados, os casais podem mudar a maneira como se comunicam com os amigos e familiares antes do casamento, utilizando a tecnologia que têm ao seu dispor. Podem usar os sites de casamento (Casamentos.com.br disponibiliza a ferramenta), que são a melhor maneira de os casais manterem contato constante e dar notícias relacionadas à celebração, com lista de perguntas frequentes, detalhes sobre dress code, transporte, acomodações ou qualquer nova medida sanitária que esteja ocorrendo.

  • Entretenimento alternativo aos convidados

É preciso pensar em entretenimento responsável, de acordo com as medidas de distanciamento social. Jogos divertidos sobre o relacionamento do casal, performances musicais, e até novidades como a "discoteca silenciosa". E o mesmo vale para as pistas de dança. Se houver espaço suficiente, uma boa ideia distribuir várias áreas para a dança, oferecendo mais espaço para que os convidados se movimentem mais livremente.

  • Personalização do início ao fim

Quanto mais personalizada uma festa, melhor para o convidado! Lembrancinhas que contem a história do casal, detalhes simbólicos, isso pode ser pensando com os wedding planners, essa tendência se firmará muito nos próximos meses, para que os amigos sintam que realmente fazem parte da vida dos noivos.

Welington Gonçalves Fotografia
Welington Gonçalves Fotografia

  • Transmissão ao vivo para entes queridos que não podem comparecer

É provável que a retransmissão de casamentos para entes queridos de outros países ou regiões aumente no próximo ano, especialmente para os mais vulneráveis ​​ou aqueles que podem se sentir desconfortáveis ​​em viajar. Além disso, é provável que os convidados pensem de forma mais digital quando no que se trata de presentes ou até as despedidas de solteiro.

  • O planejamento do casamento continua em um mundo de distanciamento social

Para os casais que planejam seu casamento para 2021 e além, há algumas coisas a serem lembradas. Primeiro, o planejamento do casamento continua, pois pode ser feito facilmente no conforto da sua casa. Muitos fornecedores estão encontrando casais por videoconferência, se reunindo para discutir o evento ou se conhecerem melhor, como se fossem pessoalmente. Existe a opção de visitar virtualmente os espaços, experimentar vestidos em casa, apreciar as degustações por entrega, ver as fotos e vídeos de fotógrafos e cinegrafistas, e ler as opiniões sobre todos os profissionais.

Truelight Fotografia
Truelight Fotografia

Todo profissional de casamentos está constantemente pensando nessa nova normalidade no mundo nupcial, para seus parceiros e para os casais, e em como eles podem tornar esse momento uma memória inesquecível, mesmo que pareça um pouco diferente dos planos iniciais. Todos estão trabalhando juntos para garantir que os enlaces, da entrada ao corte do bolo de casamento, possam ser realizados com segurança, mantendo uma atmosfera divertida, com a mesma beleza de sempre. O que permanecerá inalterado é o desejo de celebrar o amor com os entes queridos, não importa como será essa celebração.