Line Jóias
Line Jóias

Os anéis de compromisso representam a ligação de duas pessoas e carregam particularidades para combinar com a personalidade dos envolvidos. Quando o casal está no altar, além do vestido de noiva e/ou traje do noivo, a aliança é o item indispensável que vai selar a união e mostrar a todos que os dois se comprometem com o enlace. Não é à toa que há um momento específico para a troca de alianças nas celebrações tradicionais, com uma música de casamento escolhida especialmente para essa hora como expressão do amor que compartilham.

Depois de casados usa-se a joia no dedo anelar esquerdo e a escolha precisa ser guiada tanto pela beleza, de acordo com o gosto do casal, como também pela comodidade, pensando não somente no dia C, já que esse acessório estará no seu dedo todos os dias! Para tornar o seu uso mais confortável, muitas noivas recorrem ao aparador de alianças, que costumava ser algo para as mulheres, mas que agora já são produzidos também para os homens. Vejam mais sobre esse acessório!

O que é?

O aparador é uma joia que será utilizada com a aliança, no mesmo dedo. Pode-se usar um ou dois, inclusive. Muitas mulheres gostam de usar a própria aliança de noivado como aparador para a aliança de casamento, principalmente quando é um solitário. Sendo assim, a de noivado ou outro anel que servirá de aparador único será colocado após a aliança principal. Já no caso de dois aparadores iguais, a aliança fica entre eles. Isso depende muito do gosto de cada pessoa, porque é uma alternativa que chama mais a atenção. Lembrando que não é obrigatório e nada impede de usar apenas a aliança do casamento. É uma escolha pessoal e uma opção que pode ser considerada no futuro ou apenas como conhecimento.

O aparador pode ser até uma tradicional joia de família, anel de noivado ou o seu anel preferido que simboliza algo especial para você. O que importa é que esteja em harmonia com a sua aliança de casamento, já que a acompanhará no mesmo dedo anelar, "aparando" a aliança.

Line Jóias
Line Jóias

Qual é a funcionalidade?

A ideia é complementar a aliança, que muitas vezes é de um metal liso, para que fique mais destacada. Os aparadores firmam, protegem e valorizam a joia principal. Também são usados para evitar que a aliança caia do dedo se por acaso afrouxar com o passar dos anos. Não é um aparato exclusivo para recém-casadas. Algumas mulheres ganham de presente ou compram os aparadores para comemorar aniversários de casamento, quando completam bodas de prata e ouro, por exemplo.

Modelos preciosos

Com o aumento da procura por esse tipo de joia, há modelos para atender a todos os gostos e estilos, dos mais discretos e clássicos aos modernos e extravagantes. No geral, são tipos atemporais que se renovam em design, cor e pedras, igual a criação dos modelos de vestido de noiva.

Os mais comuns são os feitos de ouro amarelo e ouro branco, esculpidos com desenhos e formas para se diferenciarem da aliança principal. Muitos são enfeitados com pérolas ou pedras, como rubis e esmeraldas para os modelos coloridos. Mas o carro-chefe é produzido com zircônias transparentes. Você pode gravar frases curtas de amor, uma data, as iniciais ou nomes nos aparadores, se quiser. É uma joia tão íntima e especial que é comum se tornar uma relíquia que passa pelas gerações da família.

Dmm Jóias
Dmm Jóias

Como escolher?

Se a aliança é de ouro amarelo, o aparador pode ser de ouro amarelo também ou ouro branco para um maior destaque. Se é de prata ou ouro branco, aparadores do mesmo metal deixam o conjunto mais harmonioso. Tudo vai depender do seu gosto e de como vai ficar quando experimentar o duo ou o trio em seu dedo.

O recomendado é que se a aliança é mais simples, o aparador pode ser bem trabalhado com pedras e pormenores, mas se a aliança já possui detalhes, o ideal é escolher um aparador mais discreto.

Humberto e Cris Cavalcante
Humberto e Cris Cavalcante

Não precisa se preocupar em colocar os aparadores na hora do “sim”, é até melhor deixar a mão livre. O importante, além da declaração e do momento, é a aliança. Os aparadores podem ser colocados depois para a fotografia com o buquê de flores ou até no outro dia da festa. Como falamos, é algo também que pode ser pensado em outra oportunidade. Não tem hora certa, o que vale é a sua vontade e o significado que esse símbolo representa na vida da futura família.