Suellen Santos
Suellen Santos

Quando o assunto é casamento, inovação está entre os grandes desejos dos casais, todos querem que o seu seja diferenciado e autêntico, desde os elementos da decoração até os looks. Tentar fazer com o que já é usual saia do comum e, na maioria das vezes, quando a aposta dá certo, pode até virar moda. Depois de enviar os convites, chega o momento de organizar os eventos que antecedem o grande dia. Os chás ou reuniões que ocorrem antes da cerimônia são uma tradição divertida, e ajudam o casal a montar a sua casa. Trata-se de formas descontraídas de “brincar” com os noivos, encontrar amigos mais íntimos e ainda ganhar itens necessários e, acreditem, o Chá de Relógio será uma forma bem inusitada!

La Deguste Buffet
La Deguste Buffet

Como funciona?

Se pensaram que se trata de presentear os noivos com relógios, se enganaram! Se chama Chá de Relógio porque em cada convite os convidados irão encontrar uma hora diferente, e não para chegar à festa, mas sim para guiá-los no presente que devem pensar. A pessoa dará um presente relacionado ao horário marcado. Os convidados terão que pensar no estilo do casal e naquilo que pode agradar, porém é fundamental que, além de considerar o estilo de vocês, escolham o presente de acordo com a hora marcada no convite.

Por exemplo: quem tirar o horário das 12h pode presentear um item referente ao almoço. Pode, além do horário, considerar um ambiente da casa que inspire aquela hora.

Garbani Alfaiataria
Garbani Alfaiataria

Sugestões para lista por cada hora

Vejam exemplos práticos de presentes que podem ser oferecidos ao casal de acordo com a hora do relógio que o convidado receber:

  • 9h - Cedinho, combina com o quarto do casal: presentear com jogo de lençóis, protetor de colchão, aromatizadores, uma bandeja de café-da-manhã na cama
  • 10h - Hora do café-da-manhã: presentear com itens da cozinha, como jogos de talheres, xícaras, cafeteira
  • 11h - Horário neutro: podem pensar em essenciais para o banheiro (jogos de toalha, kits de beleza, saboneteiras)
  • 12h - Hora clássica do almoço: presentear com itens da cozinha, como tábua de carne, ralador de queijo, porta-tempero, garrafa térmica, kit de potes, descansos de panela, travessas, conjunto pratos
  • 16h - Hora neutra também: itens de limpeza para casa como bacias, baldes, porta prendedor roupa, vassoura, rodo
  • 17h - Chá da Tarde - Hora tradicional do chá da tarde inglês: conjunto de chá com xícaras e chaleira, jogo de porcelana, toalhas de mesa, almofadas 
  • 18h - Depois do trabalho - roupão, hobbies, taças de cerveja para o happy hour
  • 21h - À noite: presentear com jogo de lençóis mais luxuosos, hobbies de seda, balde de vinho/champanhe, taças 

Dicas para a produção do evento

Chalé Quintal
Chalé Quintal

Onde?

Assim como as demais festa pré-casamento, esse chá pode ser realizado em uma casa, a de uma das madrinhas ou de um dos padrinhos, ou até mesmo em um restaurante ou clube. As pessoas responsáveis pelo evento (que podem ser tanto o casal com seus amigos mais íntimos e que estejam ajudando com a organização) podem pensar em um final de semana para facilitar e garantir que todos possam comparecer e, além da brincadeira dos presentes, também é recomendável que prepararem outras atividades para entreter seus convidados.

Como organizar?

  • Para que não falte o que realmente seja ecessário para o casal, é recomendável fazer uma lista em uma loja ou usar o site do casal em Casamentos.com.br para divulgar o evento e a lista, explicando como funciona.
  • O décor do local pode ser descontraído, como pede o momento, usando como tema os relógios ou cartazes com frases referentes às horas para ficar divertido.
  • O evento é mais informal e pede opções despojadas para o cardápio, como finger food, canapés, baldes de bebidas espalhados para os convidados se servirem.
  • Se desejam um capricho mais, uma boa pedida são lembrancinhas temáticas, como um despertador, relógio de pulso, caderninhos com relógio estampado para caracterizar ainda mais o tipo de chá que escolheram.
  • E não se esqueçam: segurança em primeiro lugar, então certifiquem-se de que todos se encontram bem, especialmente se não encontrarem um ambiente ao ar livre, deixem máscaras e álcool em gel disponíveis.

Convites

Para os convites de eventos que antecedem não há necessidade de sofisticação. Se fizer questão de convites impressos, opte pelos modelos simples para cortar gastos. Se não, podem optar pelas vias eletrônicas. O importante é fazer o convite com uma antecedência mínima para que todos possam comparecer e não esquecerem de colocar os horários diferenciados em cada convite e garantir a brincadeira.

Requinte em Papel
Requinte em Papel

Essa é mais uma opção para que a trajetória até o altar seja toda personalizada ao estilo de vocês, e que vocês e seus amigos possam se divertir e criar momentos descontraídos durante a organização, que pode ser estressante às vezes, e tenham certeza: cada festa pré-casamento se tornará uma bela recordação. O Chá de Relógio deixará os convidados intrigados, e a sua casa cheia de presentes e boas memórias!