Antônio Fernandes Fotografia
Antônio Fernandes Fotografia

Que os casamentos em fazendas estão em alta e rendem fotos belíssimas, todo mundo sabe. As milhares de inspirações no Pinterest estão aí para comprovar isto. Mas organizar festa e/ou cerimônia num espaço destes requer atenção e cuidado redobrados para não deixar faltar nada. A estrutura básica para comportar um evento deste porte tem de ser vista antes mesmo de o casal começar a sonhar com a decoração de casamento. O local possui gerador próprio para garantir a iluminação da festa? Existem banheiros próximos e com número suficiente de cabines para atender à demanda dos presentes? Estas são apenas dois exemplos de perguntas essenciais que devem ser feitas antes da decisão do local. Até a pesquisa de sapatos para noivas (e convidadas!) irá depender do espaço escolhido para a celebração.

Retrographic
Retrographic

O ar bucólico fica lindo nas imagens, mas dá mais trabalho aos organizadores por toda logística necessária. E, por isso mesmo, tende a produzir gastos extras. Este é outro ponto que deve ser avaliado, assim como a experiência da cerimonialista com casamentos deste tipo. De olho nas dificuldades e desafios, reunimos tudo que o casal precisa para saber antes de fechar contrato com a fazenda.

Estrutura

Maxime Produções
Maxime Produções

  • Cheque com a empresa quantas pessoas eles comportam confortavelmente nos ambientes ao ar livre e coberto. Isto irá impactar no número de convidados que poderá chamar, levando-se também em consideração a possibilidade de chuva no dia do casamento.
  • Confira a distância de deslocamento entre os dois locais e a partir deles para os banheiros. Imagine ter que obrigar os convidados a andarem até uma área mais afastada, potencialmente molhados, para fazer suas necessidades.  Veja também a quantidade de cabines neles. Se resolver fazer a própria cerimônia ao ar livre, veja os custos para cobrir a área onde ela aconteceria.

Espaço Pedra Negra
Espaço Pedra Negra

  • E isto é só o começo. Verifique a quantidade de vagas no estacionamento, se há manobristas e seguranças suficientes. Repare se eles fornecem mobiliário, como as mesas, cadeiras, bancos e sofás e, se incluir isto no pacote, o quando custaria a mais.
  • Os gastos com a limpeza do espaço também devem ser discutidos, assim como a do gerador de eletricidade, seja ele fornecido pela fazenda ou contratado de outro fornecedor. Por mais que o lugar tenha um próprio, orce com outros de fora no caso de falha no dia e salve o contato com a informação da forma de pagamento.  
  • Procure concentrar a cerimônia e a recepção em áreas próximas da fazenda para que as pessoas que receberam seus convites de casamento simples não tenham que ficar se deslocando tanto. Para pessoas de mais idade e com dificuldade de locomoção, isso pode ser um problema sério, isolando-as dos festejos e dando a sensação de que não são bem-vindas ali.

Serra dos Cocais Eventos
Serra dos Cocais Eventos

Dia e Horário

Fazendas costumam ficar em locais mais afastados e, por isso, é normal que as cerimônias comecem mais cedo. O casamento pode ser realizado pela manhã ou à tarde, aproveitando-se a luz do sol. Não raro o horário colocado nos convites estima o momento em que o pôr do sol estará no horizonte para que ele coincida com o "sim" dos noivos.

Mesmo quem prefere se casar de noite, tem que marcar um horário mais cedo por conta do deslocamento que será feito amigos e familiares.

Fazenda das Pedras
Fazenda das Pedras

Caso a fazenda seja afastada a ponto de os convidados não conseguirem voltar para casa no mesmo dia, é obrigatório que a união seja realizada durante um final de semana para que não tenha quórum baixo. Afinal, as pessoas trabalham e estudam e terão de arranjar hospedagem para prestigiar o evento.

Fazenda Felicità
Fazenda Felicità

Decoração

É natural que quem pense em se casar em uma fazenda esteja querendo móveis que combinem com uma decoração de casamento rústico. Mas há de vários tipos e por isso é importante ver o que já existe no espaço. Como alguns casais gostam de mesclar estilos, pode ser que os que lá estão não se adequem aos seus planos e tenha que contratar de fora.

Fazenda Felicità
Fazenda Felicità

De todo modo, tente incluir no décor da festa folhagens, flores e outros elementos que tenham a ver com a vida no campo.  Considere também lounges nos ambientes ao ar livre, ornamentados com galhos, sementes, árvores e cascas de árvores. Lampiões também ajudam a compor o clima campestre.

Fazenda Marambaia
Fazenda Marambaia

Cardápio

Algo que tende a funcionar melhor nas festas em fazenda são as ilhas gourmet, onde as comidas ficam disponíveis à mesa. Por ser um casamento no campo, num lugar mais amplo e um número considerável de convidados, é mais complicado para o serviço de buffet servir nas mesas com a agilidade necessária.

Fazenda União
Fazenda União

Com isso, os próprios convidados têm a possibilidade de se servirem ao invés de ficar frustrados com o atendimento dos garçons. Se o casal embarcar de vez na proposta rústica, aposte em receitas caipiras.

Espaço Estação Fazenda
Espaço Estação Fazenda

Fotografia

É importante que a equipe de fotografia tenha a destreza de saber aproveitar a luz do sol a seu favor, e em diversos momentos do dia, do nascer ao atardecer, já que cada instante proporciona uma iluminação distinta e que pode ter resultados encantadores.

Hotel Fazenda Hípica Atibaia
Hotel Fazenda Hípica Atibaia

Uma coisa é fotografar em estúdio, onde a intensidade e o direcionamento da luz são controlados. Outra bem diferente é demonstrar agilidade e perspicácia para brincar com os raios de sol nos registros, sem estourar as fotos, dando às imagens uma aura dourada quando o momento ideal para isso se apresentar.  Isso inclui as fotos de decoração de casamento.

Alê Brasil FIlmes
Alê Brasil FIlmes

Lista de fornecedores

Quanto mais afastada dos grandes centros urbanos for a fazenda escolhida, é provável que tenha mais dificuldade de encontrar indicações, mas Casamentos.com.br tornará essa procura mais eficiente, já que o portal conta com fornecedores das mais diversas regiões do Brasil, e sempre com opiniões vinculadas aos serviços.

A logística será mais complicada para o transporte dos comes e bebes, e também de móveis e outros itens maiores, como um arco feito especialmente para a ocasião que enfeitará o altar, por isso pesquisem com muita antecedência e comparem valores, já que algumas empresas podem cobrar deslocamento para um lugar mais distante.

Depois de todas essas considerações é importante colocar no papel o quanto lhe custaria promover um casamento nestes termos. Dinheiro e energia despendidos devem ser calculados. Apesar disto, este é, sem sombra de dúvidas, um cenário dos sonhos que irá encantar a todos pelo deslumbre que irá agregar à decoração da festa do casamento. Ah! Que fique o alerta para que o casal não se esqueça de verificar se os calçados mais apropriados para o local. Tomados todos esses cuidados, trate apenas de dançar as músicas para casamento em meio ao verde.