Araujo Fotografia
Araujo Fotografia

Está aberta a temporada de pedidos de casamento! As festas de final de ano representam o momento preferido dos casais para firmar o compromisso com quem se ama. E, sendo a visita do Papai Noel o momento mais familiar desta época, parece perfeita a ideia de iniciar o noivado no Natal.

Para descobrir a melhor maneira de fazê-lo, selecionamos algumas dicas e razões para fazer desta data ainda mais especial. Vale adiantar que a iniciativa já vem com o bônus de facilitar a vida dos desmemoriados, tornando tranquila a missão de lembrar o aniversário do pedido. Começar o noivado no Natal é romântico e prático para todos os envolvidos, inclusive as testemunhas. 

Beth Alvarez
Beth Alvarez

Vantagens da data

Dentre as vantagens de usar os festejos natalinos, está o fato de que provavelmente as pessoas mais importantes para vocês, as que pertencem ao círculo mais próximo, estarão ali reunidas e poderão vibrar junto (seja em pequenas reuniões ou até virtualmente). É algo que também poupa o par de dar muitos telefonemas e de ter que fazer vários encontros para informar a novidade. Há ainda a certeza de que ambos estarão em sua melhor forma para os registros fotográficos, já que a data irá garantir que estejam arrumados.

Por fim, dezembro sempre cobre os corações de esperança de dias melhores, tornando todos mais emotivos e sonhadores. Apresentados os ganhos de fazer o pedido de casamento no Natal, vamos às orientações para se obter o melhor resultado.   

Rosimery Confeitaria
Rosimery Confeitaria

Pense no que ele/ela gostaria

Antes de mais nada, descubra se o amor da sua vida prefere ser pedido em casamento numa conversa privada a dois ou de ser surpreendido rodeado pelos amigos e familiares. Algumas pessoas sonham com a pergunta sendo feita em público, enquanto outras preferem um momento mais íntimo e silencioso para chorar de emoção e se acalmar antes de anunciar para todos.  

Peça ajuda

Por mais que a ideia seja fazer uma surpresa, tenha sempre uma ou duas pessoas que saibam do seu plano. Os “conspiradores” ajudarão a fazer tudo funcionar perfeitamente, inclusive antecipando o que eles acham que será a reação do seu par. Uma irmã pode ajudar a esconder a caixa com o anel, enquanto um amigo pode despistar os demais para que o jardim fique vazio quando você precisar que ele fique para fazer a sugestão sob o encanto da decoração temática. 

Sandra Sgubin Doçaria
Sandra Sgubin Doçaria

Não seja muito extravagante

Toda a magia do momento natalino é envolvente, mas pode acabar com o romantismo. Puxar o anel na hora de um brinde é fofo, já se fantasiar de Papai Noel a bordo de um carro “puxado” por cachorros vestidos de renas... Nem tanto! Seja criativo(a) e use do bom humor, mas na medida certa, não ouse demais para que não adquira um gosto agridoce e uma apresentação brega. 

Tenha um momento a sós

Tudo será empolgante na ocasião e por isso mesmo as duas pessoas irão precisar de tempo para absorver a novidade. A tendência é que todos queiram felicitar o casal, mas não deixe que a alegria alheia torne este marco algo sobre os outros. Dê a vocês alguns minutos a sós, ainda que o pedido seja feito em público. Se preciso, fale com os demais sobre a sua vontade.

Pense no depois

O dia não termina quando se faz a pergunta. Vocês vão querer comemorar depois do "sim". Proponha horas tranquilas em algum outro lugar para que a noite seja só de vocês. Uma viagem para um local próximo pode ser o complemento do presente de Natal mais especial de todos. 

Buffet Lisvitana
Buffet Lisvitana

Hora de anotar ideias para o pedido:

E seja qual for seu estillo, certifique-se de ter avaliado cuidadosamente a reação da pessoa amada para que o sonho não termine em pesadelo!

Como fazer uma proposta pública 

  • Você pode puxar um brinde que termine com a pergunta do “aceita se casar comigo?”
  • Ou que tal endereçar a caixa do anel de noivado disfarçada de presente de Natal à pessoa?
  • Também pode fingir que recebeu um cartão “anônimo” com a pergunta para mostrar ao seu par

Como fazer uma proposta particular 

  • Uma dica é chamar o seu par para olhar as luzes da decoração de Natal contigo e então revelar o anel
  • Ofereça um presente especial no particular antes da ceia ou depois de abertos os demais embrulhos, quando todos estiverem menos exaltados
  • Ainda que faça o pedido em “segredo”, a notícia se espalhará rapidamente, mas não deixe de aproveitar cada segundo que tiver apenas com o seu amor

Kadu Bastos Foto e Filme
Kadu Bastos Foto e Filme

Feito de forma delicada e cuidadosa, o noivado no Natal tem tudo para dar um upgrade nos votos de bom ano novo. E, sem demandar de muita criatividade, reforça o seu compromisso com o romantismo e com a vontade de formar uma nova família ao usar da sua própria e do seu amor como testemunhas das melhores intenções. Difícil é imaginar outra decisão tão mágica e significativa do que fazer o pedido de casamento no Natal. Apenas brinde a ocasião e garanta a você mesmo ou mesma o seu melhor presente!