Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

Buquê de fitas: tradição divertida que volta a ser tendência!

Algumas tradições foram criadas para animar a festa do casamento e divertir os convidados. Você já ouviu falar dessa tradição que inclui o acessório mais simbólico da noiva, o buquê? Explicamos tudo, e por que não entrar nessa brincadeira?

Happy Start - Assessoria e Cerimonial

O colorido e a graciosidade das fitas de cetim chegaram aos casamentos em grande estilo, num dos momentos mais esperados da ocasião e em lugar de privilégio: o buquê da noiva. O buquê de fitas é uma tradição divertida, que traz uma dinâmica criativa, e que volta a ser tendência, encantando casais e seus convidados. A ideia é substituir o clássico formato de jogar o buquê por uma espécie de brincadeira mais lúdica, cujo final é surpreendente! Quer saber mais?

Como funciona a brincadeira do buquê de fitas?

A brincadeira é simples. As fitas de cetim ficam presas numa argola ou diretamente no buquê. Algumas noivas preferem fazer um ramalhete especialmente para este fim, e guardar aquele que foi usado na cerimônia de casamento. No centro da pista de dança, ela segura o buquê bem no alto, enquanto as convidadas que vão participar da brincadeira pegam, cada uma, uma fita. Todas ficam em círculo, como numa ciranda, e começam a dançar.

Cerimonialista Itu

A dica é escolher um repertório leve e animado para esta ocasião que será uma atração à parte na festa, e nós temos uma playlist ideal para este momento!

>> Músicas para o momento do buquê!

Vendada ou olhando para baixo, a noiva começa a cortar as fitas com uma tesoura, de forma aleatória. Obviamente sem ver a convidada que está segurando a outra ponta! Isso vai garantir que ninguém reclame de armação ou favorecimento a uma amiga em especial. O noivo também pode participar desse momento, ajudando sua parceira. A dona da fita que restar será a feliz ganhadora do buquê!

Abril Eventos

Duração da brincadeira

A duração da brincadeira vai depender do feeling da noiva na hora de cortar as fitas. Ela pode fazer charme ou suspense a cada nova tesourada. Também pode encenar, fingindo que vai cortar uma, quando, na verdade, escolherá outra. Pode ainda abusar de coreografias e tudo o mais que a sua criatividade permitir. O céu é o limite para garantir que este seja mais um momento memorável desta ocasião já especial. 

Angels Company Assessoria

Cuidados para ter um buquê de fitas perfeito!

Para não errar na hora de produzir (ou comprar) o buquê de fitas é importante se atentar para alguns detalhes que farão muita diferença.

  • O ideal é apostar em fitas grossas de cetim para não correr riscos delas se partirem;
  • Cada uma deve ter, no mínimo, dois metros e meio de comprimento, o que vai garantir uma distância que permitirá que noiva e convidadas interajam e tenham espaço suficiente para se movimentarem;
  • A quantidade de fitas deve ser calculada com base no número de convidadas solteiras (e que, claro, desejm espontaneamente participar da brincadeira);
  • Lembrem-se: é sempre bom levar fitas extras!

A escolha das cores ficará de acordo com o gosto dos noivos. Fitas super coloridas dão um efeito lindo e divertido. Mas também é possível apostar em cores mais sóbrias, monocromáticas e também nas nuances das cores escolhidas para ornar a festa. Tudo depende do estilo pessoal. 

Mon Chalé

5 Razões para apostar no buquê de fitas

  • 1. Não há risco de acidentes

Com o buquê de fitas damos adeus ao momento de jogar o buquê, que sempre aumenta o risco de provocar acidentes, como convidadas no chão (especialmente as mais competitivas!). E também vai evitar o risco das flores terminarem despedaçadas. 

  • 2. Garantia de lindas fotos

As fitas de cetim coloridas dão um charme todo especial e garantem fotos inesquecíveis pelo efeito que as fitas garantem.

  • 3. Diversão garantida

A brincadeira vai animar até quem não está participando, pois cada um vai torcer por sua candidata favorita. 

  • 4. Fator surpresa

A brincadeira garante um clima de suspense até o fim, pois é impossível adivinhar quem ganhará o tão sonhado buquê da noiva até que a penúltima fita seja cortada.

  • 5. Brincadeira democrática

Mesmo as mulheres mais tímidas vão se animar a participar deste momento, pois todas estarão em pé de igualdade e não haverá favoritas.

Mon Chalé

O buquê sempre teve um papel de destaque nas cerimônias de casamento e há muitas teorias não confirmadas que explicam o surgimento deste adereço, e as razões. Segundo algumas começou na Grécia Antiga, outras apontam para um início da europa feudal, mas todas são unânimes: o ramo da noiva carregava consigo a promessa de uma união próspera e frutífera, e a possilibidade de espantar os maus espíritos e atrair bons fluidos para a nova vida do casal. O fato é que as tradições vão se transformando, e a brincadeira do buquê de fitas de cetim será, inegavalmente, um momento inclusivo e divertido: inesquecível para todos