Planejar um enlace tem os seus altos e baixos, momentos emocionantes e outros que podem ser bem estressantes, por isso, depois de cortar o bolo de casamento, tradição que anuncia o início da festa, e curtir até o final com os seus convidados, saibam que ainda têm um momento de relaxamento: vocês têm a primeira viagem oficialmente casados, a esperada lua de mel! Depois de passar por todos os preparativos e finalmente viver o seu grande dia, chega a hora de guardar o vestido de noiva e/ou o traje, e começar essa nova vida a dois da melhor maneira. 

Mas antes de partir para o destino escolhido, há ainda um tema importante a se pensar: as malas do casal, e é fundamental saber o que devem levar e como organizar tudo entre os dois. Vejam as nossas dicas para não se esquecerem de nada e terem uma mala funcional e perfeita.

Primeiros passos: entrem no clima

Antecedência é uma das palavras-chave para conseguir a mala ideal. Se vão viajar justo depois da festa, comecem a arrumá-la antes, para evitarem estresses de última hora! Se têm um tempinho a mais, já podem começar a pensar nas possíveis roupas uma semana antes da viagem, vendo aquelas que estão em bom estado, conferindo se estão limpas ou se precisam de algum reparo de costura.

No dia em que forem arrumar a mala, devem ter atenção e cuidado e, sim, também carinho! Separem um momento para isso, ainda que seja apenas uma hora, para deixarem tudo pronto. Coloquem uma trilha sonora para motivá-los, pode até ser uma das músicas românticas do casamento, para entrarem no clima, e mãos à obra! Pensem que, apesar de parecer algo tedioso, tudo o que colocarem na mala irá garantir o sucesso da sua lua de mel. 

Adaptados ao destino

O mais importante é pensar no local e na estação do ano, tendo em mente as temperaturas. Montanha ou praia? Será verão ou inverno? Clima seco ou com chuvas? Considerando isso, poderão saber as possibilidades de combinações possíveis das roupas e acessórios. 

  • Antes de começar a colocar as roupas, tenham em mente optar por looks que sejam fáceis de combinar. Misturem roupas básicas, neutras, coloridas e mais finas. Assim vocês terão opções diferentes sem levar seu guarda-roupa inteiro. 
  • Sempre levem 3 tipos de sapatos: um chinelo (para a praia, piscina, quarto do hotel), um tênis ou bota (para todos os momentos, dependendo do clima do lugar) e um par de sapatos mais finos, para uma ocasião mais sofisticada, como um jantar à luz de velas.
  • Se forem para um local de de praia, com clima tropical, a mala com certeza será mais "descomplicada". Roupas de banho e roupas leves, dando preferência à tonalidades claras, que são mais frescas, e sempre tenham em mente peças que podem ser combinadas entre si, para não sobrecarregar a mala.
  • Se forem para algum lugar de clima frio, como países da Europa durante o inverno, sejam práticos e escolham um casaco que realmente os abrigará do frio, de preferência com uma cor que combine com tudo, como o preto básico, já que ele irá acompanhá-los todos os dias. E tendo essa garantia para aquecê-los, podem pensar nas combinações mais práticas para usarem por baixo.  

Mini-farmácia

Ninguém quer ficar doente na lua de mel, mas, infelizmente, isso pode acontecer e, se for o caso, o melhor é que estejam preparados. Levem alguns "clássicos" para imprevistos, como: remédios para dor de cabeça, para cólicas menstruais, dores musculares, para o intestino e  qualquer eventual mal-estar no estômago. Além disso, o kit-SOS também deve ter adesivo curativo (band-aid), esparadrapo, repelente e remédios para ressaca. Se usam lentes de contato, não esqueçam os itens de manutenção (e os óculos de grau!).

Itens de beleza e higiene

Cada casal sabe bem como é a sua rotina de higiene e beleza, mas é sempre bom ter uma lista na hora de colocar os produtos na mala ou organizá-los em uma necessaire, assim garantem que não deixarão nada para trás. Entre os produtos que podem enumerar, podem estar:  

  • Shampoo, condicionador, cremes hidratantes, protetor solar, escovas e pentes, algodão, cotonetes, pasta de dente, fio dental, aparelho para depilação, secador portátil, perfumes, desodorante
  • Chapinha (se utilizam normalmente), absorventes, cortador de unha, lixa de unha, demaquilante, estojo de maquiagem, creme de barbear, pós-barba, desodorante

Documentos

Se forem para fora do país, não se esqueçam de verificar antes da viagem se os passaportes e todos os documentos necessários estão em dia, como cartões internacionais, cartões de vacinas e tudo o que se pede no consulado no momento em que vão pedir os visados. Esses documentos não devem estar na mala, mas sim nas bolsas ou mochilas de mão que levam com vocês, sempre prontos para serem mostrados quando forem solicitados.

Kit para o casal

Já que a ocasião é uma lua de mel, vocês também podem ser mais criativos e levarem acessórios para apimentar a relação. Que tal levar peças íntimas especiais, como uma lingerie? Preparem um pequeno kit com algumas surpresinhas como óleos de massagem, gel com sabor, estimuladores e o que sua imaginação permitir. Será egal aproveitar que estarão a sós, fazendo programas a dois românticos, para realizarem algumas fantasias! Mas, claro, isso deve surgir naturalmente, o importante é não forçar nenhum clima, fazer apenas aquilo que querem para o prazer de ambos.

Diversão registrada

Hoje quase tudo é registrado com a câmera do celular, mas se tiverem uma câmera profissional, lembrem-se de levar os adaptadores para não ter erro com os carregadores, já que alguns países têm outros tipos de tomadas ou voltagens. Isso serve também para carregadores de celular, notebooks e outros aparelhos. Cada instante dessa viagem marcante deve ser registrado, vocês irão adorar ver as fotografias depois e recordarem os melhores momentos.

Dicas extras

  • Independentemente do destino, sempre levem roupa de piscina. Às vezes o hotel oferece uma sauna quente ou vocês podem precisar em outra ocasião. 
  • Também tenham sempre na mala um blazer e um vestido de festa curto ou longo, para sair à noite ou para uma ocasião mais elegante durante a viagem.
  • Mesmo se sua viagem for para praia ou no verão, não esqueçam o casaquinho.
  • Para que seus looks fiquem mais interessantes, levem vários acessórios. Eles são pequenos, leves e não ocupam muito espaço na mala. Além disso, são capazes de mudar um look básico. 
  • Na hora de colocarem as roupas, façam "rolinhos", isso economiza espaço na mala e as peças ficarão mais visíveis.

Uma vez que terminem de fazer as malas, terão todo o tempo para curtirem a lua de mel e esses primeiros dias de casados, onde ainda estarão respirando o romantismo da cerimônia, pensando nos votos trocados com frases curtas de amor, e em toda a maratona que viveram. E, para a viagem, mais importante do que o que levam dentro da mala, é estarem abertos para os momentos de extrema diversão, com muito amor e a paixão tão natural nos recém-casados!