Seguimos ao seu lado nesse momento. Consulte o nosso Centro de Ajuda.
Casamentos

São um casal místico? O casamento pode ter exatamente o seu estilo

Ousadas e cheias de personalidade, as cerimônias livres, sem dogmas ou protocolos, são feitas para casais que fogem do convencional e preferem consagrar sua união de forma livre e espontânea. Então, se julgam um casal místico? Temos algumas ideias.

Dande Porto Fotografia

Atualmente, muitos casais preferem abençoar a união de forma simbólica, seguindo suas crenças pessoais sem que tenham, necessariamente, cunho religioso. Por isso, elegem uma cerimônia livre que possa contar com uma consagração independente, além daqueles elementos que sejam especiais no seu dia a dia, e que se integram à decoração do casamento como “objetos mágicos”. São muitas as formas de abençoar uma união que possa não ser a convencional, mas ideal para casais místicos.

Cada casal pode personalizar sua cerimônia, deixando seu lado místico em mais evidência, mas também com elementos tradicionais, como traje e vestido de noiva. E hoje mostramos como podem pensar em diferentes celebrações, com dicas de décor e as possíveis formas de conceber uma linda consagração que tenha o estilo pessoal do casal.

Giseli Prado Assessoria Cerimonial e Eventos

Estilos de Cerimônias 

Quando os noivos não seguem nenhuma religião ou pertencem a religiões diferentes e desejam obter uma bênção especial do universo, podem adotar um ritual ecumênico que consagre a união. Se vocês se encaixam nesse conceito ajudamos a mostrar algumas cerimônias livres em que é possível adaptá-las ao seu estilo.

  • Cerimônia da Luz

Também chamada de cerimônia das velas, onde são utilizadas 3 velas, cada uma com tamanho e significados diferentes. As duas que são acesas primeiro representam a família do noivo e a da noiva, e a terceira representa a nova família que o casal irá formar desse dia em diante.

  • Cerimônia Wicca

Uma cerimônia neopagã que é celebrada em meio à natureza, é consagrada com sal, água e incenso purificador. O celebrante amarra as mãos dos noivos como símbolo de sua união e o casal deve, juntos, pular uma vassoura, ponto máximo do ritual.

  • Cerimônia da Areia

São usadas areias coloridas (vermelha, verde, amarela, rosa e azul) que são colocadas em potes separados que podem ser de vidro para destacar suas cores. Após o início os noivos despejam, juntos, um punhado de cada uma delas em um pote vazio, que significa a vida do casal após o casamento, que ainda não começou e está dando início a partir deste dia.

  • Cerimônia do Vinho

Bebida que carrega um significado há séculos, transforma-se num pequeno ritual. Os noivos misturam o conteúdo diferente de suas taças em uma terceira taça, formando um "novo vinho". Normalmente usa-se o tinto para representar o noiva e uma taça de vinho branco para representar a noiva, e juntos eles se transformam em uma bebida rosada que significa a união do casal. Em seguida os noivos leem seus votos e, em seguida, o noivo deverá quebrar as taças.

Dande Porto Fotografia

Como Organizar

O primeiro passo é encontrar o local certo para o estilo de ritual que desejam realizar, por exemplo, se preferem uma cerimônia Wicca, um local ao ar livre, com um lindo jardim no seu entorno que tenha a “energia” que procuram. Já para o ritual das velas, um salão de festas maravilhoso, em que a decoração das mesas do casamento destaque a cerimônia através de candelabros e arranjos florais.

Phillipe Carvalho Photography

Do jeito que sonharam

Um ritual livre traz a oportunidade de conceberem uma consagração como sempre imaginaram e, assim como o modelo do convite de casamento, outros detalhes devem ser pensados para compor o cenário que eleve ainda mais a proposta. Um altar em meio a um campo de lavandas ou sob um platô numa montanha, é uma proposta que não tem limites para alcançar os desejos de um casal apaixonado e, esse momento tão único precisa ser evidenciado. Lembrem que terão a chance de acrescentar passagens simbólicas que tenham conexão para elevar as bênçãos de sua união.

Rodolfo de Andrade Fotografia

Elementos Mágicos 

Mesmo que não tenha um segmento religioso, seu altar é uma peça fundamental para o dia, assim é essencial conter aqueles objetos que tragam conexão com suas crenças pessoais: cristais, velas, prato com sal, incensos, sino, flores, óleos essenciais e até um cálice com água.

Quarto Chakra

A decoração da festa do casamento deve trazer sintonia ao tipo de celebração que adotaram. Por isso, espalhem símbolos que sejam fundamentais em suas vidas, fitas coloridas, cortinas de flores, frases curtas de amor que expressem a forma que enxergam a relação, são diversas propostas que deixam os protagonistas livres para celebrar sua união.

Claryssa Monteiro Celebrações

Se a ideia é abolir o convencional e engrandecer a forma que desejam consagrar o relacionamento, por que não? O dia é de vocês, e permite que elevem o que realmente é importante e sagrado para o casal. Escolham um local especial, pensem nos tons do buquê de flores ou dos arranjos que podem estar espalhados pelo cenário, e saibam que o que vale é o amor que os levou até aí, para trocar as alianças como tanto sonharam.

Outros artigos que podem te interessar