Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

Quem casa quer casa!

Conversa debatida na Comunidade vira matéria! As noivinhas conversavam esses dias como farão assim que se casarem: morar com os pais temporariamente, viver no apartamento financiado ou alugar. Afinal, o aluguel deve ser temido?

 

Há traços culturais que são muito arraigados de país para país. Aqui no Brasil, todo mundo sonha com a casa própria e o governo anda ajudando bastante quem quer comprar a sua casinha. Assim, com as facilidades, parece que dá pra tirar de letra o financiamento e vocês terão a chance de viver em algo próprio, com liberdade total para reformar.

A maioria das noivinhas no fórum da Comunidade diz que está financiando. Algumas vão ter que morar em outra cidade por causa do custo e, consequentemente, ficar longe dos pais e família. Por isso, trago aqui algumas ideias e informações para quem ainda pensa nas possibilidades. Sempre lembrando, claro, que conversar com especialistas é a melhor forma de resolver impasses.

Primeiro de tudo: Não tenham medo do aluguel. Eu sou de uma família ultraconservadora. Lembro dos meus pais pagando o apartamento que morávamos. É bom ter estabilidade, sim. Mas é bom fazer matemática também e saber onde se ganha, onde se perde. Se vocês sonham em aumentar a família logo e só podem comprar uma casa pequena e longe da família, será que não valeria alugar perto dos pais e economizar em escola ou creche?

 

Vandréia Soares Fotografia

 

O aluguel dificilmente supera o valor das parcelas de um imóvel, especialmente nos dias de hoje, com a chamada bolha imobiliária. Além disso, na compra, você terá que dar uma boa entrada. Faça as contas e veja se não vale a pena investir este dinheiro, pagar parte do aluguel com o rendimento e, com o que sobrar do salário de ambos, continuar a engordar o dinheiro no fundo de investimento e poder pagar boa parte do imóvel.

Pontos contra e a favor sempre existirão! O que trago aqui são ideias para serem discutidas entre o casal e, de preferência, com conhecidos que saibam melhor sobre investimentos. Eu sempre tento tirar informações assim dos meus amigos bons de negócios!