O consumo de alimentos saudáveis atua diretamente na qualidade de vida, proporcionando disposição física e energia, e até colabora na prevenção de alguns problemas de saúde. E quando os noivos desejam planejar a chegada de um filho, antes mesmo de cortarem seu bolo do casamento já podem ir pensando em providenciar uma dieta específica que ajude a manter a saúde em dia e, ainda que aumente ou incentive a fertilidade.

Durante a organização, com tantos trâmites burocráticos e também a parte mais prazerosa, como pensar na decoração da festa de casamento, o casal pode conviver com muita ansiedade, enfrentando uma montanha-russa de emoções que pode afetar o seu estado emocional e físico. E o mesmo acontece quando estão prestes a tomar grandes decisões, quando, por exemplo, querem aumentar a família. A alimentação é a base de uma vida saudável, e ela também pode incentivar a sua fertilidade. Hoje mostramos alguns alimentos que podem ser úteis caso estejam pensando em ser papais!

Porque recorrer a uma alimentação especial?

Planejar a chegada de um bebê envolve uma série de precauções com a saúde. Preparar o organismo para uma gravidez saudável também depende do consumo dos alimentos adequados que contribuem para uma gestação repleta de saúde, para a mãe e o bebê. E os homens também devem se preocupar com sua alimentação quando o casal está tentando engravidar, ambos precisam estar atentos, por exemplo, ao consumo de alimentos pobres em vitaminas e cheios de gorduras consideradas ruins, como a gordura saturada e a gordura trans.

É altamente recomendável evitarem alimentos industrializados, ricos em sódio, uma vez que dependem de grandes quantidades de vitaminas e minerais para serem processados, eles diminuem a disponibilidade desses nutrientes para promover a produção de hormônios.

Como os alimentos funcionam na fertilidade?

Uma dieta específica melhora a capacidade do óvulo, dos espermatozoides e, especialmente, o desenvolvimento do bebê. Estudos feitos por especialistas da Universidade de Harvard, comprovaram que alguns alimentos equilibram o organismo e melhoram a qualidade das células reprodutivas. Bons hábitos também ajudam no equilíbrio do organismo, além de melhorar a aparência, já que garantem uma pele e um cabelo saudáveis, com uma textura suave e a vividez que devem ter.

Alimentos adequados para ambos

A organização da cerimônia é uma época especial para o casal, que mexe com as emoções mais profundas de ambos, deixando-os comovidos até ao ver os convites de casamento criativos, mas também é uma época de muita ansiedade e estresse, com toda a maratona de tarefas que devem providenciar. Por isso, hábitos saudáveis e uma alimentação consciente fazem o sistema endócrino funcionar adequadamente e atingir maior equilíbrio, o que melhora não só a função reprodutiva de ambos, mas sua saúde de modo geral.

  • Ricos em zinco: ostras, carnes, frutas secas, gema de ovo, centeio e aveia
  • Ricos em vitamina B6: couve-flor, agrião, banana e brócolis
  • Ricos em ácidos graxos e ômega 3 e 6: como peixes, chia e quinoa
  • Ricos em vitamina E: semente de girassol, amêndoas, abacate, avelã, nozes, amendoim, castanha-do-Pará

Alimentos ideais para o consumo dos homens:

  • Alimentos ricos em cromo: o mineral é importante para fabricar os espermatozóides, e está presente no pão integral ou de centeio, pimentão verdes, ovos e frango
  • Alimentos ricos em vitamina C, que protegem e aumentam o número de  espermatozóides: frutas cítricas, laranja, limão, acerola, brócolis, kiwi, goiaba, rúcula, pimentão

Alimentos específicos para ajudar a fertilidade da mulher:

  • Vitamina A ou betacaroteno: cenoura, batata-doce, abóbora e agrião
  • Vitamina C: vegetais verdes, pimentão, kiwi, tomate e frutas cítricas
  • Selênio: castanha-do-Pará, sementes de sésamo, atum, couves e cereais integrais
  • Fitonutrientes: frutas e vegetais de todas as cores, beterraba vermelha, mirtilos azuis, alperces cor-de-laranja, pimentão amarelos, toranjas rosadas e vegetais verdes folhosos.

Sempre contar com auxílio profissional

Ainda que uma alimentação saudável seja importante, é sempre fundamental a orientação de um médico para detectar possíveis problemas e a dieta mais adequada para cada pessoa. Mudar os hábitos alimentares é o primeiro passo, mas investir em uma gestação saudável requer mais cuidados. 

Assim como procuraram por um especialista que organizasse  a decoração do casamento propícia ao estilo do casal, buscar a ajuda de um médico que os oriente e que seja da sua confiança é necessário. Embora seja possível incluir alimentos que só fazem bem à saúde, um profissional especializado em fertilidade poderá ajudá-los com a dieta mais apropriada, para que ambos vivam essa experiência tão especial da chegada do primeiro filho com a tranquilidade de terem feito tudo da melhor maneira.