Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

Plantas para a casa nova: como e quais escolher

Para os noivos que estão prestes a se casar e para aqueles que já mudaram o estado civil e vivem em um mesmo lar, a fase de decoração do novo cantinho não acaba tão cedo! Quais plantas vocês escolheram ou estão pensando para ornamentar a casa?

Aos poucos os noivos vão se dando conta de que a decoração de casamento não é a única com a qual devem se preocupar. Além de pensar em todos os detalhes da festa, da escolha do local até a fonte do texto do convite para casamento, devem também ter em mente que, em breve, já estarão dividindo o mesmo espaço, e é preciso preparar o seu novo lar, onde darão início a essa jornada a dois que começam a construir lado a lado. E mesmo os casais que já moravam juntos podem pensar nesta nova fase como uma oportunidade para renovar também o seu cantinho de amor.

Como devem ter se dado conta preparando a festa, um espaço decorado com flores e plantas possui uma magia especial, e vocês podem aproveitar essa descoberta também para a sua casa. E entre uma infinidade de espécies de plantas, existem algumas mais recomendáveis que outras, quer saber quais são elas?

Sobre a iluminação

Se pensam em colocar uma planta em um local onde sabem que haverá bastante luz natural, constantemente com claridade solar, devem saber escolher espécies de plantas que não irão sofrer com essa exposição. Muitos pensam que basta ter sol para que uma planta cresça com vitaldiade, mas a verdade é que cada planta possui um ambiente específico para que possa ser cultivada, assim como cada tipo de modelo de vestido de noiva é adequado para os tipos de silhuetas diferentes de mulher.

Locais ensolarados

Para locais da casa bem iluminados, a sugestão é optar por plantas com origem em ambientes tropicais, como Perpétua, Palmeira Areca, Agopanto, Flor de Leopardo, Helicônia e Costela-de-Adão, todas acostumadas muita luz e até um certo calor. 

Interiores sem luminosidade

Mas nem todos possuem cômodos da casa repletos de luz solar e, muitas vezes, é naquele canto que não recebe tanta luminosidade ou que dá a impressão de ser mais fechado que muitas vezes buscamos dar um toque de vida com plantas. E para que elas cumpram com o seu papel de espalhar vivacidade, é preciso saber escolher aquelas que não sofrerão por estarem longe da luz natural.

Por exemplo a Aglaonema, também conhecida como Café de Salão, ou o Antúrio, que se desenvolvem bem em regiões úmidas e quentes e sem a exposição ao sol. Para lugares de meia sombra e que queriam um maior destaque, podem optar pela Árvore da Felicidade, que pode atingir até 2,50 metros de altura.

Cuidados específicos

Além de levarem em conta os ambiente, a luz natural e os cuidados que cada planta exige, é preciso também se lembrar de que nem todas são aconselháveis para ter em casa, principalmente se tiverem animais de estimação ou crianças pequenas. Existem plantas tóxicas que podem ser perigosas para as crianças e para os pets, como cães e gatos.

Entre as muitas plantas que podem ter algum grau de toxicidade, algumas são mais "perigosas"` porque atraem pela beleza de suas folhas ou cores. Ainda que sejam belíssimas, tenham um cuidado extra com essas plantass antes de pensar em levá-las para a sua casa: Azaléia, Comigo Ninguém Pode, Hera, Manacá ou Clivia

Plantas mais "independentes"

E assim como existem espécies que necessitam "mais carinho" e cuidados específicos, como regar algumas vezes ao dia, ou colocar um tipo especial de adubo, há plantas que não precisam de muitos cuidados, e elas são as mais indicadas para casais com uma agenda bem corrida, que não dispõem de muito tempo durante o dia. 

Entre as mais fáceis de serem mantidas, por não precisarem de muita luz ou água, estão: avencas, begônias, samambaia, cactus e suculentas e o bambu da fortuna ou dracenas.

Fazenda Dona Inês

Ainda que a festa ocupe grande parte das tarefas e da cabeça dos noivos nesses meses que antecedem o dia em que a música de casamento irá tocar anunciando a hora do "sim", é importante também preparar o lugar onde a vida como marido e mulher começará. E se são amantes da natureza, e adoraram pensar sobre a escolha do buquê de flores e dos arranjos, com certeza também vão gostar de ormamentar a casa, transformando cada espaço no seu verdadeiro lar.