Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

E a conta, fica com quem?

Ter a festa como sempre sonhou é maravilhoso, mas como dividir os gastos? Quem paga o que? Veja como você pode viabilizar a dolorosa, para não ter que abrir mão de nenhum detalhe.

Antigamente o costume era de que o pai da noiva se encarregasse de todo o pagamento da cerimônia e recepção. O pai do noivo era responsável por comprar o primeiro imóvel ao casal. Hoje, com a nossa realidade econômica, esta tradição geralmente não pode ser seguida.

Famílias

Para realizar um casamento é necessário que não só os noivos, mas as famílias também se envolvam e estejam preparadas para muitos gastos que oneram um evento como este. Logicamente, nem sempre é possível que as duas famílias tenham condições de assumir as despesas.

Neste caso o ideal é que cada um pague o que puder e, se não podem arcar com pagamento em espécie, a ajuda é sempre bem vinda e é uma forma perfeita de contribuir. São vários detalhes que este auxílio já ajuda economizar um valor considerável, levando em conta as habilidades de cada um.

Noivos geralmente pagam

Muito comum, atualmente, os noivos bancarem o casamento para conseguirem fazer acontecer da forma  imaginada.  Assim, o imprescindível, é a planificação e a organização, com muitos orçamentos prévios, para os sonhos não ultrapassarem as possibilidades.

Não se permita começar uma vida nova com dívidas, muito cuidado com cartões de crédito ou empréstimos para realizar um desejo desmedido. Procure alternativas para economizar e manter o orçamento inicial, programe tudo com antecedência que com certeza será sua maior aliada e o que tornará possível que tudo ocorra da forma acessível a seu bolso.

Alternativas

Lembre-se que além da cerimônia e a festa, vários itens oneram custos, como os trajes do casal, a lua de mel a casa nova e por ai vai, assim contenha-se na euforia. Dá para achar opções originais e elegantes, para economizar, e ainda ter um casamento maravilhoso e com muita personalidade, como você sempre idealizou.

Você também pode se interessar por:

6 gastos que você esqueceu de incluir no orçamento do casamento