Malu Zulli
Malu Zulli

As fotografias e os vídeos do casamento são verdadeiras relíquias para os casais que dizem "sim". Desde que a música para a entrada no casamento começa a tocar, tudo deve ser registrado. Todas as fotografias são como tesouros, que poderão ser vistas todas as vezes que quiserem relembrar um dia mágico na vida de qualquer casal.

Hoje em dia existem inúmeros estilos de álbuns e de fotografias, e um dos tipos de imagem em que podem investir são as aéreas, feitas com drones. A grande vantagem de usá-los no dia C é que será possível captar, desde as alturas, ângulos impressionantes, e isso vale também para os ensaios pré e pós-casamento. Este novo tipo de registro chegou para revolucionar o mundo do vídeo e das fotos, e cada vez mais casais decidem contratar esse serviço. Se estão pensando nisso, vejam algumas dúvidas que podem ter respondidas. 

Malu Zulli
Malu Zulli

1. É necessário ter uma uma licença para pilotar um drone?

Sim! Para que um profissional ou empresa sejam fiáveis, o piloto (fotógrafo que irá pilotá-lo) deve ter uma licença e, ao ser contratado, deve mostrá-la ao casal. Para conseguir essa autorização é necessário que os profissionais que vão "conduzir" o drone tenham todos os conhecimentos sobre o funcionamento do material e todos os procedimentos de segurança para operá-lo, especialmente em um casamento, onde tudo deve ser impecável, e não se pode voltar atrás para conseguir a imagem perfeita.

Também por norma todos os drones devem estar identificados no momento da gravação. Se não estiverem, desconfiem, porque não será um profissional ou uma empresa homologada. Essa placa de identificação deverá ter gravado o nome e os dados da empresa com a autorização para pilotar o equipamento. Antes de contratarem esse serviço, é fundamental saberem essa informação por parte do fornecedor.

Chácara Sunset
Chácara Sunset

2. Quais são as condições necessárias do local?

A primeira coisa a se prestar atenção é se o espaço onde será celebrado o casamento é adequado para uma gravação com esse tipo de equipamento. Antes de querer gravar com um drone, há que saber se o local reúne todas as condições para conseguir as imagens desejadas, e isso é a empresa que irá dizer a vocês.

Por ser um serviço ideal para o ar livre, capturando cenas maravilhosas, é importante falar com empresas qualificadas, que sejam especializadas nesse tipo trabalho, já que é fundamental que o drone não incomode os noivos ou os convidados, e não coloque ninguém em perigo. Se vocês estão decididos a ter um registro assim do enlace, busquem aqui no portal os fotógrafos que oferecem esse serviço.

David Barnes Fotografia
David Barnes Fotografia

3. Que requisitos devem ser cumpridos durante o uso?

É preciso ter em mente que o espaço aéreo é um tema sério. Os drones, ainda que utilizados de forma recreativa, dividem o espaço com aviões, e é preciso ter muito cuidado. De acordo com o Decea (Departameno de Controle do Espaço Aéreo), os voos recreativos com drones devem ser feitos a mais de 2 quilômetros de aeroportos e, no caso de voos que serão realizados próximos a áreas de decolagem, a distância aumenta para 9 quilômetros, e pelo menos 5 km de distância de aeródromos.

  • Condições metereológicas

É importante estudar quais serão as condições metereológicas do dia C. O ideal é que não haja muito vento, chuva e muito menos tempestades previstas.

  • Locais ideais

Devem ser preferencialmente locais longe das aglomerações, cidades ou qualquer lugar habitado, e também devem estar dento do espaço aéreo controlado. O drone nunca deve estar a mais de 500 metros de distância do piloto, e nunca a menos de 120 metros do terreno onde se realiza a filmagem.

Diogo de Carvalho
Diogo de Carvalho

4. É necessária alguma medida de segurança?

É sempre recomendável perguntar ao profissional que irão contratar quais são as medidas necessárias, já que algumas podem mudar dependendo do estado, e aqui também entra em jogo o tipo de equipamento que será usado (com estilos de imagem e de vídeo deferentes). É obrigatória a contratação de seguro de responsabilidade civil, conhecido como Seguro RETA. Este seguro cobre prejuízos a terceiros causados por possíveis acidentes com o drone e, mais uma vez, é recomendável que perguntem ao fornecedor sobre esse detalhe, para garantir que tudo está bem.

5. Até que altura (e distâncias) é possível gravar com drones?

Uma vez mais, depende do tipo de equipamento e normativa que tem a empresa ou o fornecedor. Dependendo da legislação, existem alturas diferentes, mas podemos dizer que um drone pode gravar a uma altura de 400 pés (120 metros). Essa altura é perfeita para conseguir os melhores planos aéreos.

Existe também uma distância mínima horizontal em relação a pessoas, casas, prédios, veículos e animais: é uma distância de 30 metros. Caso haja uma autorização formal, chamada “anuência”, por parte das pessoas envolvidas, o piloto poderá fazer uma aproximação além dessa distância.

Diogo de Carvalho
Diogo de Carvalho

As imagens produzidas por um drone têm um efeito incrível inegável, e vocês podem escolher cenários maravilhosos para os ensaios. Mas para que tudo saia como o planejado é preciso contar com profissionais responsáveis, que passem confiança a vocês, com a garantia de um registro impecável. Que tal ver o buquê de flores ser lançado e acompanhar tudo desde as alturas? Tirem suas dúvidas e busquem logo uma empresa!