Independentemente de já terem cortado o bolo de casamento ou estarem prestes a vestir um belo terno de alfaiataria e/ou um vestido de noiva sereia dos sonhos, passar o Natal juntos e unir as famílias traz uma imensa alegria para todos os casais apaixonados. Uma data simbólica para celebrar a paz junto das pessoas mais especiais de suas vidas, mas também uma ótima oportunidade para incentivar a todos sobre a necessidade de ajudar o nosso Planeta, incluindo práticas sustentáveis no dia a dia e consumo consciente.

Aproveitando as boas energias que a data emana, preparem a casa com elementos naturais, ofereçam presentes que demonstrem que há alternativas ecológicas até para o Natal, nada melhor que uma época tão envolvente para lembrar a todos a importância do respeito que devemos à nossa mãe terra. Vejam sugestões para deixar o Natal ecologicamente correto.

Fazenda Dumont Eventos
Fazenda Dumont Eventos

Uma árvore com personalidade

Símbolo máximo do Natal, a árvore pode ficar mais autêntica quando decorada com enfeites ecológicos, e o melhor é que podem ser feitos por vocês, no melhor estilo DIY (Do It Yourself!). Tampinhas de garrafa pintadas, rolhas com laços dourados, lembranças e fotos da família, e até macarrão, como o farfalle (gravata) ou o conchiglie (concha), pintados com tintas naturais, se transformam em adornos incríveis para uma árvore cheia de personalidade. 

Digam "não" ao desperdício

Um dos pontos simbólicos do Natal são os pratos típicas que estão presentes no cardápio da maioria das famílias. Além de um décor maravilhoso e um vestido de festa vermelho para receber a família com elegância, a ceia e o almoço natalinos são essenciais para comemorar a data. São com aqueles pratos tradicionais que são degustados apenas nessa época, mas é preciso estar atentos às quantidades de comida que são preparadas. Calculem bem o número de pessoas na festa, para que o desperdício seja evitado. Por mais que desejem uma mesa farta com todos os pratos que sonham durante todo o ano, não exagerem!

Presentes sustentáveis

Levem a experiência que ganharam ao aprender como fazer lembrancinhas do casamento para o Natal, surpreendam a todos com presentes feitos por vocês, porta-retratos pintados à mão, bijuterias feitas artesanalmente ou até aquela foto da família emoldurada, sem dúvida são opções inesquecíveis que diminuem o consumo desordenado.

Porém, se não levam jeito para trabalhos manuais podem achar sugestões ecológicas que estimule o uso de produto sustentáveis, como ecobags, velas de soja, sabonetes com ingredientes orgânicos e óleos vegetais, kit sustentável com canudos ecológicos, copo reutilizável de silicone e talheres dobráveis. E se desejam estimular a sustentabilidade ainda mais há modelos de composteira caseira que são um charme.  

Ateliê Cigano & Ideia Simples Aroma
Ateliê Cigano & Ideia Simples Aroma

Décor impressionante

Assim como planejaram com cuidado a decoração do casamento simples e elegante para um dia tão mágico, criar um décor charmoso para o Natal usando elementos naturais será fácil, basta usarem a imaginação. Arranjos com frutas e velas ecológicas para a mesa, potes de vidro com galhos secos se destacam com um laço vermelho espalhados pelos móveis, as guirlandas ganham novas propostas feitas com materiais inusitados, como novelos de lã ou rolhas.  

Estamos vivendo uma época que cada pequena atitude consciente é fundamental para salvarmos o planeta, por isso aproveitem esse dia tão extraordinário para ressaltar a urgência em termos hábitos que causem menos danos. Além do Natal, podem utilizar as mesmas sugestões para conceber uma cerimônia rodeada por elementos sustentáveis em que desde os convites de casamento feitos com papel reciclado até as lembrancinhas, tudo siga essa proposta.